Revista JRG de Estudos Acadêmicos

Journal Information
EISSN : 2595-1661
Published by: Revista JRG de Estudos Academicos (10.55892)
Total articles ≅ 6
Filter:

Articles in this journal

Paulo Sérgio José Vieira, Daniela dos Santos Borges Castro, ,
Revista JRG de Estudos Acadêmicos, Volume 5, pp 77-90; https://doi.org/10.55892/jrg.v5i10.339

Abstract:
O presente artigo tem como objetivo analisar os elementos presentes na legislação segundo o tema da inclusão e da formação de professores, a partir da análise empírica realizada em uma instituição de educação básica no Estado de Goiás, buscando verificar como é realizado o atendimento ao público que apresenta necessidades educacionais especializadas e como a formação de professores pode contribuir no processo educacional da escola pesquisada. O artigo apresenta documentos legais nacionais e internacionais, que abordam a temática da educação inclusiva e da formação de professores voltados para a educação especial. Foram analisados, ainda, as necessidades e os desafios da formação docente no processo educacional da escola pesquisada. A partir do ponto de vista documental, bibliográfico e empírico relacionado ao tema da educação inclusiva e da formação de professores, foram feitas as seguintes indagações: qual é a concepção de inclusão escolar e de formação docente na perspectiva da educação inclusiva? O que as bases legais nacionais e internacionais dizem a respeito da formação do docente voltada aos alunos com deficiência? Em que medida a formação docente pode contribuir com a inclusão desse alunado? Para responder essas perguntas, foram realizados um relatório de observação e entrevistas com professores de sala comum e de sala de recursos. Utilizou-se a análise documental da legislação nacional e internacional. A metodologia empregada foi um estudo de caso em uma instituição específica. Os resultados mostram que a comunidade escolar não recebeu formação inicial e continuada por parte da Secretaria de Educação do Estado de Goiás, não tem uma infraestrutura adequada para o atendimento ao público da Educação Especial e mostra um grupo de profissionais da Educação que estão realizando o trabalho baseado em seus próprios esforços e habilidades.
Gabriel Gonçalves Guimarães, Karina Aparecida Figueiredo, Ondina Pena Pereira
Revista JRG de Estudos Acadêmicos, Volume 5, pp 409-426; https://doi.org/10.55892/jrg.v5i10.380

Abstract:
Este artigo apresenta uma cartografia realizada em um Centro de Atenção Psicossocial por um residente em Saúde Mental do Adulto. A cartografia é um método-ação proposto por Deleuze e Guattari cujo objetivo é o de acompanhar, em um certo território, as linhas de produção de subjetividades. Objetivou-se cartografar os processos de acompanhamento de casos de homens autores de violência em um Centro de Atenção Psicossocial do tipo II, identificando a presença de fenômenos de violência social e de gênero relacionadas ao masculino, experimentando a possibilidade de produção das linhas de fuga na promoção de saúde mental, e na investigação da produção de corpos tristes em relação a essa violência. A cartografia não possui pretensão de construir modelos universais sobre os fenômenos estudados, e, sim, apresentar pistas da dimensão ética na aposta de produção de vidas mais potentes. Nesse caso, na Saúde Mental e nas suas relações com a violência e o gênero.
Revista JRG de Estudos Acadêmicos, Volume 5, pp 113-123; https://doi.org/10.55892/jrg.v5i10.349

Abstract:
Tema: a atuação do enfermeiro no parto. Problema: qual a importância da atuação da enfermagem durante os procedimentos dos partos humanizados? Hipótese: o parto humanizado se inicia desde o pré-natal, no qual todas as orientações são dadas à gestante e a seu acompanhante. Objetivos: analisar a relevância do entendimento sobre a qualidade da assistência de enfermagem no parto e pós parto e suas repercussões na saúde da mulher. Justificativa: no Brasil ainda é abundante, nos trabalhos de parto, o uso rotineiro da episiotomia e algum tipo de violência obstétrica, necessitando assim uma mudança no atendimento à mulher. Metodologia: Trata-se de revisão bibliográfica. Resultados. A enfermagem compreende a utilização da humanização no parto como a capacidade de dar atenção às condições e necessidades do outro.
Revista Jrg de Estudos Acadêmicos
Revista JRG de Estudos Acadêmicos, Volume 4, pp 1-98; https://doi.org/10.29327/257411.4.9-2

Abstract:
Edição completa n.02, vol. 1, 2018
Jonas Rodrigo Gonçalves, ,
Revista JRG de Estudos Acadêmicos, Volume 1, pp 1-6; https://doi.org/10.29327/257411.1.1-2

Abstract:
Resumo Constitui-se muito relevante poder contar com veículos de comunicação que tornem públicas pesquisas desenvolvidas entre docentes e discentes de graduação, pós-graduação lato sensu (especializações) e stricto sensu (mestrado e doutorado). Sempre que surge um novo periódico, aumentam as possibilidades de divulgação de pesquisas acadêmicas desenvolvidas em faculdades, centros universitários, universidades, institutos superiores e outros segmentos que fomentam a pesquisa científica. É com esta intenção que surge a Revista JRG de Estudos Acadêmicos: a de se consolidar como um periódico sério, que atenda aos critérios estabelecidos pela Capes Periódicos, para somar as demais revistas acadêmicas e científicas que buscam qualidade.
Back to Top Top