Brazilian Journal of Production Engineering

Journal Information
EISSN : 2447-5580
Published by: Universidade Federal do Espirito Santo (10.47456)
Total articles ≅ 121
Filter:

Latest articles in this journal

Amanda Assunção Nascimento,
Brazilian Journal of Production Engineering, Volume 8, pp 78-88; https://doi.org/10.47456/bjpe.v8i4.38242

Abstract:
A gestão de qualidade encontra-se progressivamente mais presente nas empresas prestadoras de serviços, uma vez que, atualmente entregar um serviço de qualidade para o cliente final está se tornando uma exigência por parte dos consumidores em geral. Isso implica dizer que é de extrema importância uma empresa manter-se no mercado por meio de um padrão adequado e, para isso, as ferramentas da qualidade foram desenvolvidas para auxiliar na melhoria dos serviços, além de encontrar soluções adequadas para os problemas que se manifestam nas organizações. Desse modo, o presente estudo tem como objetivo principal analisar o portfólio bibliográfico encontrado por meio do método ProKnow-C, o qual traz artigos relevantes em relação ao seguinte tema: Aplicação das ferramentas de qualidade numa empresa prestadora de serviços. O método ProKnow-C refere-se a uma análise quantitativa de artigos publicados em relação ao processo de busca e seleção. A partir desse estudo, foram identificados 16 artigos que constituem o portfólio bibliográfico, onde foram observados nestes trabalhos, os meios no qual foram publicados, o material que serviu de suporte para os trabalhos, além de suas contribuições no que se refere aos resultados dos artigos em relação a aplicação das ferramentas da qualidade.
, João Henrique Lewi Accioly Correia, José Antônio Marques
Brazilian Journal of Production Engineering, Volume 8, pp 64-77; https://doi.org/10.47456/bjpe.v8i4.38062

Abstract:
A tecnologia Pinch é uma metodologia utilizada na otimização e dimensionamento de redes de trocadores de calor, desenvolvida inicialmente por Hohnmann e Linnhoff durante a crise do petróleo em meados dos anos 70 e 80. A tecnologia Pinch visa obter melhor disposição dos equipamentos, possibilitando um processo com maior eficiência energética e redução de consumo. Neste trabalho foi desenvolvido um algoritmo computacional por meio da ferramenta Matlab e sua extensão para simulação de processos, o Simulink, para aplicar os princípios da tecnologia Pinch na resolução computacional de uma situação problema envolvendo uma rede de trocadores de calor. Inicialmente, foi selecionada uma situação problema envolvendo tecnologia Pinch, que foi resolvida de maneira tradicional. A partir disso o algoritmo computacional foi desenvolvido no Matlab, baseando-se nos princípios da tecnologia Pinch e fazendo uso dos dados pertencentes ao problema selecionado para estudo; realizando uma comparação dos dados originais e os encontrados pelo algoritmo para assim validar o programa desenvolvido. Após a validação do algoritmo, foi utilizado o Simulink para o desenvolvimento de um programa em linguagem de blocos, a fim de se proporcionar uma melhor visualização gráfica dos resultados obtidos, comparando-os mais uma vez com os resultados da resolução tradicional. Os resultados obtidos pelos algoritmos no Matlab/Simulink foram os mesmos obtidos pela resolução tradicional, validando desta forma os programas desenvolvidos nesta pesquisa, podendo assim auxiliar futuros trabalhos que visem aprofundar a aplicação computacional da tecnologia Pinch.
Arielle Elias Arantes, Moisés De Andrade Abreu
Brazilian Journal of Production Engineering, Volume 8, pp 44-63; https://doi.org/10.47456/bjpe.v8i4.38145

Abstract:
A coleta de imagens com uma Aeronave Remotamente Pilotada (ARP) pode ser utilizada para a detecção de mudanças e realizar o acompanhamento do progresso de uma obra. Buscou-se avaliar o potencial dos ortomosaicos para o acompanhamento de uma obra de edificação. Para isso, foram realizados 4 voos no período de 29/10/2021 a 03/12/2021, no horário das 13 horas, com uma ARP do modelo Mavic 2 Pro em um empreendimento localizado no município de Eusébio-CE. Os erros planimétricos dos quatro voos variaram de 66 a 69 cm e os altimétricos de 25 cm a 49 cm. Posteriormente, no software AutoCad fez a interpretação visual dos quatro ortomosaicos para a realização do acompanhamento do progresso das etapas de pavimentação, forragem vegetal e construção das quadras. Com isso, percebeu-se que após o dia 26/11 a área pavimentada estava abaixo do previsto no cronograma, levando ao atraso nas demais etapas da obra. Também aplicou-se os algoritmos Spectral Angle Difference (SAD) e Multivariate Alteration Detection (MAD) para a detecção automática de mudanças, sendo que ambos os algoritmos apresentaram erros superiores a 40%, invisibilizando o uso destes algoritmos para o acompanhamento da obra.
Brazilian Journal of Production Engineering, Volume 8, pp 01-18; https://doi.org/10.47456/bjpe.v8i4.37577

Abstract:
A agricultura é um dos segmentos mais importante na economia mundial, responsável por alavancar o PIB de muitos países como China, Brasil, Índia e Estados Unidos. Com tal grande representatividade, o desenvolvimento e aplicação de ferramentas de melhoria nesse seguimento se torna altamente relevante. Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo apresentar a aplicação do Controle Estatístico do Processos (CEP) integrado com o conceito de Industria 4.0 para reduzir perdas de processo em uma linha de embalagem de uma empresa de fruticultura. Das ferramentas que compõe o CEP foram utilizadas a análise de capacidade e o gráfico de controle I-MR integradas em um sistema digital e online a fim de analisar a adequação do processo com as expectativas do cliente. Os resultados da aplicação do sistema foi a redução na perda por embalagens com peso fora dos padrões de especificação, tendo uma redução da média do peso embalado em 8,10%, e desvio da média do processo para o alvo de apenas 0,17%. O processo também se tornou mais robusto, com uma redução do desvio padrão em 68,33%. Assim é possível concluir a eficiência da aplicação do CEP com um sistema digital para obtenção melhores resultados nos processos agrícolas.
Pedro Gall Fernandes,
Brazilian Journal of Production Engineering, Volume 8, pp 19-43; https://doi.org/10.47456/bjpe.v8i4.37229

Abstract:
A variação do preço do barril de petróleo no mercado global aumenta a competitividade das empresas da indústria de óleo e gás nas atividades de exploração e produção, sendo a melhoria no atendimento ao cliente fundamental para a sobrevivência das empresas prestadoras de serviços. Neste contexto, a aplicação da metodologia design thinking possui uma função essencial no desenvolvimento de soluções para intervenções submarinas nesta indústria, visto que o atendimento ao prazo de entrega e as necessidades do cliente são fundamentais para que não haja interrupção na produção de petróleo. O objetivo deste estudo é analisar como o design thinking, associado aos métodos de desenvolvimento de produto design for manufacturing (DFM) e design for assembly (DFA), pode ser inserido nos processos de engenharia de sistemas de uma empresa multinacional do segmento de óleo e gás para potencializar os resultados durante a execução dos projetos de desenvolvimento. O design thinking é inserido no método de pesquisa soft design science research para construção de uma solução que reduza os impactos nos desafios encontrados. Os resultados obtidos, tais como a interação entre os departamentos de engenharia, projetos, operações e compras, auxiliam no gerenciamento das atividades de desenvolvimento de produto, visando o atendimento às necessidades operacionais, de prazo e custo do usuário final.
Ana Carolina Bazon Demonel, , Maristela Araújo Vicente
Brazilian Journal of Production Engineering pp 234-246; https://doi.org/10.47456/bjpe.v8i3.37988

Abstract:
O objetivo deste artigo é investigar a evolução dos estudos científicos sobre compostos desreguladores endócrinos em água. Um estudo bibliométrico foi realizado utilizando o software Citespace e o banco de dados Web of Sience, no período de 1945 a 2021. Foi escolhido o período de maior produção de artigos (2010 a 2021) com 1624 artigos para compor o banco de dados. O software Citespace foi usado para analisar as publicações mais relevantes, países, instituições, autores e palavra-chave. Os resultados mostraram que a China e Estados Unidos contribuíram com o 17, 4 % e 16,5%, das publicações, respectivamente. Estudos sobre compostos desreguladores endócrinos em água mostra-se multidisciplinar abrangendo ecologia de ciências ambientais, química, engenharia, toxicologia, dentre outros campos. Periódicos como Environmental Science Technology, Chemosphere, Science of theTotal Environmental, Water research foram as principais fontes dos trabalhos citados. Os resultados mostraram que as palavras-chave “hormônio”, “acido”, “expressão” e “metabolito, representam as tendências emergentes. Concluímos que os compostos desreguladores endócrinos podem representar um desafio e uma oportunidade de desenvolver metodologias para mitigar estes poluentes emergentes em água natural
Thiara Cezana Gomes,
Brazilian Journal of Production Engineering pp 214-233; https://doi.org/10.47456/bjpe.v8i3.38020

Abstract:
Dentre os objetivos da gestão da cadeia de suprimentos está a disponibilidade de produtos e serviços na quantidade, lugar e tempo corretos. Para isso, a localização das instalações na rede de fornecedores, armazéns e clientes é muito relevante. Principalmente, quando se trata de um país com grande extensão territorial como o Brasil. Isso se torna ainda mais relevante quando as redes logísticas em questão tratam de suprimentos com alto valor agregado, como no caso das plataformas de petróleo. Assim, este trabalho busca desenvolver um modelo matemático baseado no Problema de Localização de Facilidades n-echelon para definição de Centros de Distribuição (CD) a serem escolhidos para uma melhor configuração da rede logística de suprimentos de plataformas de exploração e produção de petróleo. Oito diferentes cenários foram criados e executados no solver CPLEX 12.6. Os custos de transporte representaram um percentual de participação, entre 52,0% e 69,0%, dentre todos os demais custos envolvidos na elaboração da rede logística. A maior rentabilidade se mostrou quando caminhões maiores foram usados, em dettrimento aos caminhões com pequena capacidade. Em 50,0% dos casos apenas dois CD foram alocados e a média de ocupação dos CD alocados foi de 72,0%.
Emily Moreira Trancoso, Wilson Rodrigues de Sousa Junior
Brazilian Journal of Production Engineering pp 200-213; https://doi.org/10.47456/bjpe.v8i3.37202

Abstract:
O presente artigo buscou medir a qualidade do ensino de uma escola de nivel médio atraves da ferramenta servqual desenvolvido por Parasuraman, Zeithaml e Berry, no qual possibilita identificar se a expectativa do cliente está alinhada com o serviço executado. Dessarte, é possível analisar pontos que possuem falhas, com a finalidade de melhorar a qualidade e reputação do ensino, buscando também competitividade da escola no ramo. A pesquisa foi quantitativa e os resultados foram obtidos através das respostas dos alunos por meio de questionário online, composto por avaliações em várias esferas que compõe o serviço prestado e com base nas expectativas dos estudantes. Como resultado da avaliação dos alunos, foi possivel observar itens onde o serviço ofertado estava distante do serviço executado, já em outros onde a percepção estava proxima ou acima da expectativa. Logo, pode se compreender a relevancia da ferramenta Servqual, que nos possibilita uma visão bem ampla de pontos essenciais para a melhorias, consequentemente, do avanço do serviço prestado.
Elenilson Rivando dos Santos, , Gláucia Regina De Oliveira Almeida
Brazilian Journal of Production Engineering pp 186-199; https://doi.org/10.47456/bjpe.v8i3.38160

Abstract:
O Lean Manufacturing (LM) é uma abordagem metodológica que utiliza ferramentas gerenciais e objetiva, principalmente, a modificação dos modelos produtivos tradicionais para novas abordagens que melhor gerenciem os processos a partir do atual sistema. Assim, a avaliação do grau de maturidade e aderência das ferramentas pouco é estudada, principalmente por conta da complexidade demonstrada. Esta pesquisa objetiva a realização de um mapeamento sistemático e bibliométrico sobre as barreiras e vantagens apresentadas no LM e a influência destas para a avaliação da maturidade das ferramentas empregadas, utilizando o espaço amostral entre 2011 e 2021 nas bases de dados Scielo, Scopus e Web of Science. Foram selecionados 27 artigos relevantes ao tema que compuseram o portfólio de artigos. De modo geral, os trabalhos apresentaram a sistematização de barreiras para o LM em quatro aspectos, o técnico, organização do trabalho, fatores humanos e o ambiente externo, tendo a fundamentação sócio técnica como fator decisório para a manutenção das práticas de melhoria organizacional propostas pelo LM a longo prazo, garantindo então a maturidade das ferramentas empregadas. Por fim, ainda que as barreiras existam em maior quantidade, as vantagens do LM conferem maior relevância ao tema estudado, permitindo a continuidade de pesquisas sobre o tema.
André Luís Kimura Santos, , Fernanda Pecemilis Dalla Bernardina
Brazilian Journal of Production Engineering pp 172-185; https://doi.org/10.47456/bjpe.v8i3.38271

Abstract:
A pesquisa em tona, possui a finalidade de demonstrar que a metodologia ProKnow-C contribui para auxiliar na elaboração do portfólio bibliográfico consequentemente tornando-se mais eficiente e prático o estudo do pesquisador em relação ao tema pré-selecionado de forma objetiva. Passando por diversos processos de filtragens, leituras dos títulos, resumos e integrais dos artigos, fizeram com que o autor chegue em 12 artigos que compõem o portfólio bibliográfico. A pesquisa constatou o local dos artigos publicados, número de citações, ano publicado, principais métodos e ferramentas utilizados e aplicados e suas contribuições em relação aos resultados que cada artigo obteve para a melhoria, otimização dos processos e redução dos custos que o a má gestão de estoque estava causando.
Back to Top Top