Sitientibus Série Ciências Físicas

Journal Information
ISSN / EISSN : 1984-5812 / 2675-3286
Total articles ≅ 98
Filter:

Latest articles in this journal

Carlos Rodolfo Bomfim Lopes Souza, Álvaro Santos Alves, Ernando Silva Ferreira
Sitientibus Série Ciências Físicas, Volume 17, pp 1-10; https://doi.org/10.13102/sscf.v17i.7618

Abstract:
Neste trabalho, utilizou-se a teoria de espalhamento de Mie, aplicando a metodologia no cálculo da seção de choque de absorção de nanopartículas de prata com raio de 3 a 17 nm imersas em água. Para tanto, foram deduzidas as séries de Mie para seções de choque de extinção e espalhamento e foi simulado o espectro de absorção com o pacote MiePlot. As simulações mostraram uma intensa faixa no espectro de absorção com picos entre 384 e 396 nm e máxima eficiência para nanopartículas com raio de 9 nm, bem como desvio para o vermelho à medida que o raio das nanopartículas aumenta.
Raquel Silva Freitas, Paulo César Da Rocha-Poppe, Vera Aparecida Fernandes Martin, José Henrique Costa Pinto Souza, Elis Cristina Silva Sales, Bianca Ramielly Bomfim de Jesus, Matheus Do Carmo Carvalho, Toni Cordeiro de Almeida, Mariana Da Silva Lima Santos, Maximiliano Faúndez-Abans, et al.
Sitientibus Série Ciências Físicas, Volume 17, pp 17-34; https://doi.org/10.13102/sscf.v17i.7619

Abstract:
A descoberta do primeiro exoplaneta fora do Sistema Solar inaugurou um novo campo de intensa investigação científica na Astronomia, abrindo várias perspectivas de estudos através de técnicas diferenciadas em observatórios instalados no solo e no espaço. As descobertas realizadas já acumulam, atualmente, mais de 4500 exoplanetas confirmados em maisde 3300 sistemas planetários. Como parte dos estudos realizados de Iniciação Científica no DFIS/UEFS, esta contribuição descreve os principais resultados relacionados ao exoplaneta WASP-2 A b, descoberto em 2006 através da técnica de Trânsito Planetário. As observações fotométricas realizadas no Observatório Astronômico Antares - UEFS, com o telescópio MEADE 10" LX200 GPS, a CCD SBIG ST-7XME-D e o filtro ExoPlanet-BB (Blue Blocking), foram suficientes para realizar um estudo preliminar da curva de luz obtida com o software MaxIm DL e confirmar a viabilidade para o início de um potencial programa observacional com os telescópios de pequena abertura ora disponíveis: MEADE e CDK20.
José Henrique Costa Pinto Souza, Paulo César Da Rocha Poppe, Vera Aparecida Fernandes Martin, Elis Cristina Silva Sales, Toni Cordeiro de Almeida, Matheus Do Carmo Carvalho, Raquel Silva Freitas, Bianca Ramielly Bomfim de Jesus, Mariana Da Silva Lima Santos, Maximiliano Faúndez-Abans, et al.
Sitientibus Série Ciências Físicas, Volume 17, pp 1-16; https://doi.org/10.13102/sscf.v17i.7317

Abstract:
Este trabalho espectroscópico investiga a atividade nuclear e a população estelar presente na galáxia peculiar AM 0004-413 (ESO 293-IG 037). Empregamos o código de síntese espectral STARLIGHT para subtrair a população estelar subjacente e recuperar os fluxos das linhas de emissão no intervalo óptico investigado (4500-7200 ˚A). De acordo com os critérios de classificação baseados em razões de linhas, os valores determinados neste estudo sugerem um núcleo do tipo LINER (Low-Ionization Nuclear Emission-line Region). A população estelar revelada pela síntese espectral é composta por estrelas jovens (29,61%) e de idades intermediarias (70,39%). Os resultados apresentados s˜ao in´editos na literatura.
Regiley Pimenta Ramos de Oliveira, Samuel Bueno Soltau
Sitientibus Série Ciências Físicas, Volume 17, pp 1-6; https://doi.org/10.13102/sscf.v17i.7385

Abstract:
We analyze and discuss the agreement between the experimental data obtained with video analysis and the theoretical calculations for the classical problem of brachistochrone and tautochrone cycloids. We use the open source software Tracker to examine video segments with simultaneous records of both straight and cycloid ramp to taken experimental data and compare them to the theoretical study. The results are in accordance with the theoretical description. The study of this classical problem is a proof of concept of the reliability and accuracy of the method that can be applied in other classical mechanics problems.
Dagoberto S. Freitas
Sitientibus Série Ciências Físicas, Volume 16, pp 1-6; https://doi.org/10.13102/sscf.v16i0.5836

Abstract:
The generation of nonclassical states of a radiation field has become increasingly important in the past years given its various applications in quantum communication. It has been recently proposed a way to engineer quantum states using a SQUID charge qubit inside a cavity with a controllable interaction between the cavity field and the charge qubit. Since decoherence is known to affect quantum effects uninterruptedly and decoherence process are working even when the quantum state is being formed, therefore, is interesting to envisage processes through which quantum superpositions are generated as fast as possible. We succeed in linearizing the Hamiltonian of the system through the application of an appropriate unitary transformation and for certain values of the parameters involved, we show that it is possible to obtain specific Hamiltonians. In this work we will use this approach for preparing superposition of two squeezed coherent states.
Edielcio Antonio Lopes Lima Júnior,
Sitientibus Série Ciências Físicas, Volume 16, pp 33-43; https://doi.org/10.13102/sscf.v16i.5985

Abstract:
Namaka é um dos dois satélites naturais do planeta anão Haumea, localizado no Cinturão de Kuiper, região com distância de cerca de 30 a 50 unidades astronômicas. Neste trabalho, investigamos a dinâmica e as características orbitais de satélites artificiais em torno da lua Namaka, considerando a atração gravitacional de Haumea, uma perturbação predominante na órbita do veículo espacial, cujo efeito pode afastá-lo de sua órbita nominal. A partir de simulações numéricas, órbitas de baixa altitude são analisadas, determinando a região com maior tempo de vida, ou seja, o tempo em que o veículo espacial demora para colidir com a superfície de Namaka. Encontramos órbitas com maior tempo de vida ao redor de Namaka para altitudes entre 1,1RN e 1,2RN (Raio de Namaka).
Samara Rebeka Pita Maciel,
Sitientibus Série Ciências Físicas, Volume 16, pp 1-13; https://doi.org/10.13102/sscf.v16i0.6010

Abstract:
A abordagem central baseia-se no problema de três corpos, em que é analisada a dinâmica secular de um sistema composto por uma estrela central e dois planetas sob influência gravitacional mútua, considerando a perturbação devido ao efeito da atração gravitacional do terceiro corpo em órbita elíptica e inclinada até a terceira ordem do potencial perturbador. Apresentamos uma análise da evolução orbital dos exoplanetas que estão na zona habitável da estrela. O software Maple é usado para fazer as integrações numéricas, outro software também utilizado é o Universe Sandbox para comparar o resultado obtido das integrações das equações analíticas devido a perturbação do terceiro corpo. Mostramos que os exoplanetas (TRAPPIST-1e e TRAPPIST-1g) que estão na zona habitável da estrela TRAPPIST-1 permanecem dentro da zonal habitável ao longo do tempo.
Edielcio Antonio Lopes Lima Júnior,
Sitientibus Série Ciências Físicas, Volume 16, pp 33-43; https://doi.org/10.13102/sscf.v16i0.5985

Abstract:
Namaka é um dos dois satélites naturais do planeta anão Haumea, localizado no Cinturão de Kuiper, região com distância de cerca de 30 a 50 unidades astronômicas. Neste trabalho, investigamos a dinâmica e as características orbitais de satélites artificiais em torno da lua Namaka, considerando a atração gravitacional de Haumea, uma perturbação predominante na órbita do veículo espacial, cujo efeito pode afastá-lo de sua órbita nominal. A partir de simulações numéricas, órbitas de baixa altitude são analisadas, determinando a região com maior tempo de vida, ou seja, o tempo em que o veículo espacial demora para colidir com a superfície de Namaka. Encontramos órbitas com maior tempo de vida ao redor de Namaka para altitudes entre 1,1RN e 1,2RN (Raio de Namaka).
Elis Cristina Silva Sales, Vera Aparecida Fernandes Martin, Paulo César Da Rocha Poppe, José Henrique Costa Pinto Souza, Matheus Do Carmo Carvalho, Toni Cordeiro de Almeida, Raquel Silva Freitas, Bianca Ramielly Bomfim de Jesus, Mariana Da Silva Lima Santos
Sitientibus Série Ciências Físicas, Volume 16, pp 15-32; https://doi.org/10.13102/sscf.v16i0.6079

Abstract:
Este trabalho apresenta os resultados das observações espectroscópicas de fenda longa realizadas para o par de galáxias peculiares interagentes ESO 505-IG 030 e ESO 505-IG 031. Os dados foram obtidos com o espectrógrafo Cassegrain acoplado ao telescópio Perkin-Elmer (1,60m) do Observatório do Pico dos Dias/Laboratório Nacional de Astrofísica (OPD-LNA/MCTI). Trata-se de um par interagente no Universo local (z $\approx$ 0,03957) classificadas como espirais do tipo morfológico Sc. Curvas de rotação, síntese espectral e alguns parâmetros físicos e geométricos são apresentados e discutidos para cada um dos objetos estudados.
Samara Rebeka Pita Maciel,
Sitientibus Série Ciências Físicas, Volume 16, pp 1-13; https://doi.org/10.13102/sscf.v16i.6010

Abstract:
A abordagem central baseia-se no problema de três corpos, em que é analisada a dinâmica secular de um sistema composto por uma estrela central e dois planetas sob influência gravitacional mútua, considerando a perturbação devido ao efeito da atração gravitacional do terceiro corpo em órbita elíptica e inclinada até a terceira ordem do potencial perturbador. Apresentamos uma análise da evolução orbital dos exoplanetas que estão na zona habitável da estrela. O software Maple é usado para fazer as integrações numéricas, outro software também utilizado é o Universe Sandbox para comparar o resultado obtido das integrações das equações analíticas devido a perturbação do terceiro corpo. Mostramos que os exoplanetas (TRAPPIST-1e e TRAPPIST-1g) que estão na zona habitável da estrela TRAPPIST-1 permanecem dentro da zonal habitável ao longo do tempo.
Back to Top Top