Revista Insignare Scientia - RIS

Journal Information
EISSN : 2595-4520
Published by: Universidade Federal da Fronteira Sul (10.36661)
Total articles ≅ 406
Current Coverage
DOAJ
Filter:

Latest articles in this journal

Guilherme Henrique Correia Domingues, Hercília Alves Pereira de Carvalho, Gisele Strieder Philippsen
Revista Insignare Scientia - RIS, Volume 4, pp 597-613; https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i6.12152

Abstract:
Diversos conceitos em Física, dentre os quais os correlatos aos circuitos elétricos, são considerados abstratos. Tal fato dificulta a compreensão por parte dos estudantes que, consequentemente, acabam considerando-os enfadonhos e sem aplicabilidades reais, o que conduz à desmotivação para o estudo da Física. Neste cenário as tecnologias digitais constituem um importante recurso pedagógico, visto que estas oferecem ferramentas de fácil utilização, baixo ou nenhum custo e permitem o desenvolvimento de aulas mais atrativas aos alunos. Mais especificamente no tocante aos simuladores computacionais, é possível a visualização e a interação com representações de sistemas físicos, mesmo em escalas microscópicas, o que contribui para o entendimento de conceitos correlatos a estes sistemas. Diante do exposto, apresenta-se neste trabalho uma proposta didática referente aos conceitos de circuitos elétricos embasada no uso de tecnologias digitais, fundamentada na teoria da Aprendizagem Significativa e na dinâmica de ensino dos Três Momentos Pedagógicos. Espera-se que a mesma possa contribuir para o aprendizado significativo relacionado a este importante tópico da Física, bem como à motivação para o estudo desta ciência.
Francielle Silva Gardin, Edilaine Regina dos Santos
Revista Insignare Scientia - RIS, Volume 4, pp 300-315; https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i6.12054

Abstract:
Neste artigo tem-se por objetivo apresentar alguns resultados de uma investigação realizada em torno da temática da escrita reflexiva, que teve como uma de suas intencionalidades analisar escritas reflexivas de futuros professores de Matemática. Foram analisadas escritas reflexivas de estudantes da Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Londrina, produzidas no 1º bimestre de 2019 e relacionadas a um trabalho em torno das Operações Aritméticas. Por meio desta investigação, foi possível identificar alguns aspectos que podem contribuir para o processo de formação docente: expressão de sentimentos, estabelecimento de relações entre o que já se tinha conhecimento e o que aprendeu, planejamento de estratégias diferentes após reflexão sobre determinada situação.
Dieison Prestes da Silveira, Leonir Lorenzetti
Revista Insignare Scientia - RIS, Volume 4, pp 316-335; https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i6.12060

Abstract:
Partindo da necessidade de compreender as práticas, atividades, projetos, relatos de experiências, jogos e oficinas que envolvam a educação ambiental e que foram publicados nas atas do Encontro Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA), no período 2001 a 2019, o presente artigo buscou analisar, por meio de um levantamento, as pesquisas que foram desenvolvidas no EPEA e suas significâncias para o meio social, ambiental, político, cultural, econômico e histórico, tendo como base teórica, a educação ambiental crítica. A metodologia utilizada denomina-se estado da arte, cuja análise pautou-se na Análise Textual Discursiva. Foram mapeados 898 trabalhos, constituindo o corpus do estudo 145. Foram selecionados os seguintes termos presentes nos títulos dos trabalhos: ações, projetos, práticas, atividades, oficinas e jogos que abordam a educação ambiental. Foram construídos e analisados os seguintes descritores: ano de publicação, título dos trabalhos, instituição, autores, objeto/sujeito, nível de ensino, componente curricular, definições de EAC e referências. Para os descritores: objetivos, metodologias e resultados alcançados foram criadas as seguintes categorias: I: Representação do pensamento ecológico; II: Representação do pensamento Crítico-Transformador e III: Formação de Professores. O presente levantamento elucidou a necessidade do desenvolvimento de momentos formativos voltados a educação ambiental, contribuindo com o pensar crítico e reflexivo dos sujeitos.
Mikaelly Rafaela Mariniak, Thaís Rafaela Hilger
Revista Insignare Scientia - RIS, Volume 4, pp 633-644; https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i6.12379

Abstract:
A partir do questionamento sobre como o conceito energia é apresentado em documentos normativos da Educação Básica e considerando a literatura já existente sobre o assunto, objetiva-se construir uma proposta didática que preencha as possíveis lacunas existentes. Para tanto, inicialmente os documentos normativos foram analisados e posteriormente a Unidade de Ensino Potencialmente Significativa foi construída à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa. Sendo que o objetivo da proposta didática apresentada é facilitar a aprendizagem significativa do princípio de conservação de energia e de sua dependência com o conceito energia.
Leandro Martins Ramos, Douglas Pereira Castro
Revista Insignare Scientia - RIS, Volume 4, pp 42-62; https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i6.12073

Abstract:
A busca dos jovens pelo corpo perfeito influi para o consumo de esteroides anabólicos androgênicos (EAA), entretanto o consumo desses sem prescrição médica pode acarretar efeitos colaterais graves. O objetivo do estudo foi averiguar o conhecimento de adolescentes do Ensino Médio de uma escola pública sobre os EAA. Selecionou-se 31 alunos entre 15 e 17 anos (17 homens e 14 mulheres). O instrumento utilizado se tratou de um questionário. A maioria dos alunos não havia utilizado EAA e sabiam dos possíveis efeitos colaterais (90,3%), dos que usaram os meios foram: injetáveis (3,2%), ingestão (3,2%) e ambas (3,2%). Acerca da tratativa do assunto em casa 60% responderam de forma negativa. Todos os alunos disseram conhecer sobre os EAA. Sobre a indicação dos EAA a outra pessoa, 3% responderam de forma afirmativa, enquanto 97% não indicariam o uso. Diante do uso por motivos estéticos 16% relataram o interesse e 84% responderam que não usariam. Em relação à abordagem em sala de aula 58% afirmaram terem tido aulas a esse respeito e 90% julgam necessário à presença do assunto na grade curricular. Conclui-se então a relevância da atuação docente na abordagem sobre os EAA em sala de aula.
Raisa Krazewsky, Graziela Piccoli Richetti
Revista Insignare Scientia - RIS, Volume 4, pp 374-394; https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i6.12098

Abstract:
A presente pesquisa teve como objetivo investigar o entendimento dos professores entrevistados sobre a utilização de textos de divulgação científica nas aulas de Química, bem como identificar se e como ocorre o uso desses textos em sala de aula. O trabalho justifica-se pela necessidade de formar estudantes alfabetizados cientificamente, capazes de olhar o mundo criticamente e provocar-lhe mudanças com posicionamentos fundamentados e responsáveis, tendo como base que o domínio do conhecimento científico e a compreensão da natureza da Ciência são necessários para entender como os conhecimentos científicos implicam nas diversas esferas da sociedade. Para isso, foram aplicados questionários e realizadas entrevistas com professores de Química atuantes na rede pública da região de Blumenau/SC, cujas respostas foram categorizadas e submetidas à Análise de Conteúdo. Verificou-se que os textos estão em sala de aula, mas não são amplamente explorados, indicando uma necessidade de complementar a formação dos docentes.
Flávia Ferraz Acco,
Revista Insignare Scientia - RIS, Volume 4, pp 336-352; https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i6.11877

Abstract:
O presente texto se ocupa de discorrer sobre o entendimento de metacognição e de funções executivas como forma de verificar suas aproximações e dissonâncias, especialmente no modo como vêm sendo avaliados enquanto estrutura de pensamento e ação dos sujeitos no contexto educativo. Para tanto, toma-se como linha norteadora a descrição desses dois temas segundo alguns dos autores tidos como referência nas respectivas áreas envolvidas e a partir deles tece-se discussões às pesquisas desenvolvidas, especialmente a forma como a metacognição e as funções executivas têm sido avaliadas nos sujeitos, ou seja, os questionários ou testes tradicionalmente utilizados. No caso das funções executivas esses testes são recorrentes na literatura, todavia, em termos da metacognição eles se revelam em número escasso como evidenciado pela busca realizada em duas bases de dados na qual foi encontrado apenas dois testes.
Andreza De Oliveira de Carvalho, Juliana Mendes da Silva, Flavia Varriol de Freitas, Gabriela Dos Santos Leite Boechat, ,
Revista Insignare Scientia - RIS, Volume 4, pp 645-660; https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i6.11756

Abstract:
Em um contexto de pandemia de Covid-19, no qual, por determinações sanitárias, as aulas presenciais em todo o país foram suspensas por tempo indeterminado, escolas e universidades buscaram por meio de ambientes virtuais cumprir a carga horária obrigatória. Tendo em vista esse cenário, este trabalho apresenta uma proposta empírica e interdisciplinar de implementação de uma metodologia de ensino online, que teve por objetivo ampliar o conhecimento sobre o consumo de produtos advindos da agropecuária e seus impactos. A abordagem metodológica é a da problematização, através do método do Arco de Charles Maguerez. Buscamos, nos conceitos da interdisciplinaridade e ensino online, a possibilidade de superar a fragmentação do ensino que acontece comumente mesmo diante de contextos normais. E, promover o diálogo entre as disciplinas do currículo e a realidade da comunidade escolar, e, nesse caso, uma realidade mundial ainda que remotamente, com o auxílio de recursos digitais e a interação em ambientes virtuais, ao invés de “cair no conteudismo”.
Jacqueline Silveira Brum, Ana Carolina Gomes Miranda, Ana Carolina De Oliveira Salgueiro De Moura
Revista Insignare Scientia - RIS, Volume 4, pp 508-524; https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i6.12103

Abstract:
A pesquisa desenvolvida no presente trabalho possui caráter predominantemente qualitativo. A intervenção foi realizada numa Escola Municipal de Ensino Fundamental, em Dom Pedrito/RS, contou com vinte e um (21) estudantes do sétimo ano para participar do desenvolvimento da oficina temática: “agrotóxicos”. A partir destas considerações, tem como objetivo favorecer o conhecimento de conceitos científicos, por meio da aplicação de uma oficina temática, a fim de articular o ensino e a aprendizagem das Ciências da Natureza. Foram utilizados questionários como instrumentos para a coleta de dados. A análise de dados baseou-se através dos resultados dos questionários aplicados na pré e pós- oficina. A partir do estudo realizado, observa-se a relevância em propiciar o debate e ampliar o conhecimento acerca dos fenômenos que ocorrem no cotidiano. A oficina temática tem o potencial de despertar o interesse dos alunos e pode ser utilizada nas aulas de Ciências como apoio na construção de conhecimentos.
Revista Insignare Scientia - RIS, Volume 4, pp 661-669; https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i6.12307

Abstract:
Este texto é uma resenha crítica do livro “Vidas que ensinam o ensino da vida”, organizado por Marcia Serra Ferreira, Silvia Nogueira Chaves, Antonio Carlos Rodrigues de Amorim, Maria Luiza de Araújo Gastal e Sandra Nazaré Dias Barros. O livro, fruto de reflexões advindas do VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia (VII ENEBIO), traz dezoito capítulos que problematizam o ensino de Biologia e Ciências na medida em que aprofundam nas potências e afetos do ensino da vida.
Back to Top Top