Periódico Eletrônico Geobaobas

Journal Information
EISSN : 2595-7988
Published by: Universidade de Brasília (10.26512)
Total articles ≅ 5
Filter:

Articles in this journal

Rafael Sanzio Araújo Dos Anjos
Periódico Eletrônico Geobaobas, Volume 3; https://doi.org/10.26512/geobaobas.v3i1.27354

Abstract:
Planejar e concretizar as demandas e atividades do Projeto Geografia Afrobrasileira: Educação & Planejamento do Território (Projeto GEOAFRO), tem sido um permanente desafio acadêmico e junto aos distintos seguimentos envolvidos. Neste sentido, cada produto realizado é uma oportunidade para fortalecer os objetivos propostos e agregar parcerias e um maior alcance no setor decisório e junto a sociedade civil. O Periódico GEOBAOBÁS, colocada no ciberespaço nesta oportunidade, é mais um sonho realizado onde trabalhos de grande relevância produzidos ao longo das dinâmicas do Projeto GEOAFRO e seus parceiros poderão ser divulgados, sempre que possível, com as suas características originais.
Maria Luisa A. Dos Anjos
Periódico Eletrônico Geobaobas, Volume 2; https://doi.org/10.26512/geobaobas.v2i2.27351

Abstract:
Este novo Número do Periódico GEOBAOBÁS vem também no sentido de concretizar as demandas e atividades do Projeto Geografia Afrobrasileira: Educação & Planejamento do Território (Projeto GEOAFRO). Os comprometimentos com o ordenamento do território e a educação afrobrasileira continuam sendo desafios estruturais.Neste sentido, cada produto realizado é uma oportunidade para fortalecer os objetivos propostos e agregar parcerias e um maior alcance no setor decisório e junto a sociedade civil. O Periódico GEOBAOBÁS, colocado no "ar" nesta oportunidade é parte de um sonho maior em realização.
Rafael Sanzio Araújo Dos Anjos
Periódico Eletrônico Geobaobas, Volume 1, pp 1-72; https://doi.org/10.26512/geobaobas.v1i1.4277

Abstract:
O Relatório do Laudo Geográfico do Território Kalunga - Goiás, foi elaborado para atender a uma demanda do Programa Brasil Quilombola, existente na Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) junto à Presidência da República. O documento mostara os aspectos básicos da Geografia do território étnico afrobrasileiro, destacando as referências do seu espaço físico (geologia, cobertura vegetal, relevo, dentre outros aspectos), assim como, a localização aproximada das localidades quilombolas, o uso e ocupação do território e a estrutura demográfica. Um conjunto de recomendações básicas constituem também o Laudo elaborado. Este Laudo constituiu um dos produtos básicos para a expansão do Programa institucional a outros sítios quilombolas no Brasil.
Rafael Sanzio Araújo Dos Anjos, Alexandre F. Soares, Mônica R. De Jesus, Paulo Fortes, Suzana Dias Rabelo, Thiago L. Carvalho
Periódico Eletrônico Geobaobas, Volume 1, pp 1-75; https://doi.org/10.26512/geobaobas.v1i2.4276

Abstract:
O Relatório Técnico trata dos resultados obtidos no primeiro apoio institucional do Projeto Geografia Afrobrasileira: Educação e Planejamento do Território (Projeto GEOAFRO) recebido pelo CNPQ. O trabalho desenvolvido mostra um conjunto de mapas temáticos do continente africano abordando diferentes aspectos da sua Geografia. Este relatório permitiu uma melhor definição da abrangência educacional do Projeto e os seus comprometimento com os distintos seguimentos. O Relatório publicado foi fundamental para a publicação de um artigo na Revista Humanidades ( Editora UnB) e uma exposição cartográfica na Biblioteca Central da UnB (Retratos da África). Estes eventos foram fundamentais para os desdobramentos e prosseguimento do Projeto GEOAFRO.
Rafael Sanzio Araújo Dos Anjos
Periódico Eletrônico Geobaobas, Volume 2, pp 1-67; https://doi.org/10.26512/geobaobas.v2i1.4517

Back to Top Top