e-Boletim da Física

Journal Information
EISSN : 2318-8901
Published by: Universidade de Brasília (10.26512)
Total articles ≅ 44
Filter:

Latest articles in this journal

Ageu Pereira de Almeida, Antonio Eduardo Alexandria de Barros, Regina Lelis de Sousa, Érica Cupertino Gomes
Published: 25 September 2020
e-Boletim da Física, Volume 9; https://doi.org/10.26512/ebfis.v9i2.30977

Abstract:
As atividades investigativas têm sido uma alternativa à s aulas tradicionais de Física na busca de estratégias capazes de levar os alunos ao debate, propiciando a discussão, argumentação e reflexão. Neste trabalho apresentamos uma proposta para trabalhar o Oscilador Linearmente Amortecido - OLA, considerando o atrito entre duas superfícies secas de um sistema massa-mola, assunto pouco abordado em livros didáticos. Inicialmente, foi realizado um levantamento histórico do ensino por investigação e sua importância para a aprendizagem. Em seguida, fizemos o tratamento matemático do OLA e a partir de suas equações construímos uma simulação computacional utilizando a linguagem Python acrescida do módulo gráfico tridimensional Vpython. E, por último, foi proposto um roteiro de uma sequência investigativa, com o intuito de explorar conceitos de energia mecânica e as suas transformações.
G. X. A. Petronilo, S. C. Ulhoa, A. E. Santana
Published: 16 January 2020
e-Boletim da Física, Volume 9; https://doi.org/10.26512/e-bfis.v9i1.29224

Abstract:
We have used the Pauli-Schr\"{o}dinger equation in its covariant form, that is, written in the light-cone of a five-dimensional De Sitter space-time. Following standard procedures, the analogue of the Dirac equation is derived, standing for a galilean spin 1/2 particle in the presence of a external field. Some results are important to be mention, such as the expected g-factor, but in a galilean (not Lorentz) context. In addition, considering interaction, the Pauli-Hartree-Fock equation is obtained following in parallel to the ideas used to construct the Dirac-Hartree-Fock equation.
H. Belich, E.V.B Leite
e-Boletim da Física, Volume 8; https://doi.org/10.26512/e-bfis.v8i1.24933

Abstract:
Simetrias e leis de conservação, e violação dessas simetrias são excelentes guias na formulação de modelos físicos em diversas escalas de energia. A violação de simetrias por transição de fase (violação espontânea de simetria) consegue descrever sistemas que vão desde a Matéria Condensada até a Física de Altas Energias. Nestas notas iremos apresentar um desenvolvimento conceitual de simetrias e suas violações usando inicialmente como exemplo a simetria global de rotação e sua violação espontânea de simetria global, por um fluido escalar gerando o ferromagnetismo. Usando como exemplo de transição a supercondutividade faremos um esboço do Mecanismo de Anderson-Higgs. Este mesmo mecanismo é utilizado para unificar o Eletromagnetismo e a interação Fraca no Modelo Padrão de Weinberg-Salam-Glashow. Finalizamos as notas apresentando duas propostas de extensão desse modelo: a Violação de Simetria de Lorentz dadas de duas maneiras: violação espontânea, e violação explícita por Teorias Não-Comutativas.
Valéria Carvalho De Souza
Published: 16 February 2019
e-Boletim da Física, Volume 8; https://doi.org/10.26512/e-bfis.v8i1.22992

Abstract:
It has a degree, a master’s degree and a doctorate from the University of the State of Rio de Janeiro (UERJ). He has postdated at the Brazilian Center for Physical Research (CBPF). Hasexperience in the field of condensed matter physics, phase transition to finite temperature such ascondensation of Bose-Eistein. He developed a study on BCS-BEC crossover (CBPF). His research isnow centered on the study of gauge theories for gravitation, effective gauge theories with violationof Lorentz symmetry, and effects of spin-orbit interaction on a more fundamental physics via theweakly relativistic boundary of the Dirac equation.
Published: 9 November 2018
e-Boletim da Física, Volume 7; https://doi.org/10.26512/e-bfis.v7i3.18946

Abstract:
Este trabalho apresenta uma relação paradoxal entre a equação de Bernoulli e a teoria cinétca dos gases. De acordo com a equação de Bernoulli, para um fluído incompressível, sem viscosidade e sem turbulência, a pressão cai com o crescimento da velocidade. Já a teoria cinética dos gases prevê que a pressão de um gás ideal aumenta com a velocidade. Uma vez que o gás ideal é um fluído, se as condições exigidas para a aplicação da equação de Bernoulli são cumpridas, há um paradoxo: a equação de Bernoulli e a teoria cinética dos gases preveem comportamentos opostos para a pressão com o aumento da velocidade. A solução do paradoxo é feita através da distinção entre as velocidades do gás ideal e das partículas. A pressão cresce com a velocidade quadrática média das partículas, mas diminui com a velocidade do gás ideal. Uma consequência da solução do paradoxo é a queda da velocidade do gás ideal com o aumento da média dos quadrados das velocidades randômicas das partículas e vice-versa.
Back to Top Top