Ciência da Informação em Revista

Journal Information
EISSN : 2358-0763
Current Publisher: ABEC Publicacoes (10.21452)
Former Publisher: Universidade Federal de Alogoas (10.28998)
Total articles ≅ 83
Current Coverage
DOAJ
Archived in
SHERPA/ROMEO
Filter:

Latest articles in this journal

Cristina Luiza Ramos Da Fonseca,
Ciência da Informação em Revista, Volume 7, pp 111-133; doi:10.28998/cirev.2020v7n3g

Abstract:
Propõe-se no artigo investigar comparativamente, por meio de reportagens, a forma como o tema Inteligência Competitiva (IC), é abordado no âmbito dos negócios, nacionalmente e internacionalmente, no que tange à sua definição, processos utilizados, uso da informação e benefícios agregados ao negócio. Para isso, foram selecionadas 22 matérias jornalísticas, dos últimos 10 anos, de reconhecidos jornais ou revistas de negócios, sendo oito reportagens brasileiras, seis espanholas, cinco reportagens americanas e três inglesas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com a aplicação de análise de conteúdo. Os resultados obtidos nas reportagens pesquisadas sugerem não haver um consenso sobre o que é IC, e sugerem ainda que ética é uma das preocupações. Concluiu-se ainda que as reportagens classificam IC como processo que utilizam informações externas ou internas e externas. Verificou-se a utilização dos passos de coleta e análise de informação no processo de IC, e que as informações são usadas para compreensão do ambiente externo, criação de novos conhecimentos e tomada de decisão.
Nadynne Cristinne da Silva Gonçalves,
Ciência da Informação em Revista, Volume 7, pp 21-38; doi:10.28998/cirev.2020v7n3b

Abstract:
Embora tenha sido uma tecnologia criada a fim de solucionar problemas de transações financeiras, o Blockchain possui características que podem contribuir nas atividades arquivísticas referentes à segurança de documentos digitais. Sendo necessário examinar os desafios que esta tecnologia pode trazer à Arquivologia, esta pesquisa tem como objetivo identificar as oportunidades e barreiras apresentadas pelo Blockchain. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica qualitativa e quantitativa, realizada por meio da análise de comunicações científicas publicadas em periódicos e em anais de congresso, coletadas durante os meses de abril e maio de 2019, nas bases de conhecimento Google Acadêmico, SciELO e Web of Science. Entre as 108 publicações coletadas, 57 foram descartadas por não atenderem os critérios definidos. Um total de 51 publicações foram analisadas, dentre as quais foram identificadas 12 com temas relacionados com a área de conhecimento. Após a aplicação do critério de qualidade da pesquisa, foram analisadas 5 publicações. Quanto às oportunidades oferecidas pelo Blockchain, aintegridade de documentos digitais e acesso à informação estão entre os assuntos mais abordados. Em contrapartida, o tempo elevado para registrar uma informação, a obsolescência tecnológica e questões de privacidade estão entre as barreiras de aplicação do Blockchain. Conclui-se que o Blockchain pode ser importante para a Arquivologia não só para assegurar a autenticidade de documentos, mas também para otimizar e manter a segurança na tramitação e no armazenamento de documentos arquivísticos digitais. Todavia, há que se discutir com mais profundidade acerca da preservação a longo prazo, privacidade de informações e do usuário.
Suênia Oliveira Mendes, Luhilda Ribeiro Silveira, Tatiana Cotrim Serra Freire
Ciência da Informação em Revista, Volume 7, pp 100-110; doi:10.28998/cirev.2020v7n3f

Abstract:
A atuação do bibliotecário no campo da editoração eletrônica, em especial em portais de periódicos eletrônicos se constituiu como objeto deste estudo, que objetivou analisar a presença e atuação deste profissional nas revistas que integram o Portal de Periódicos da UFMA. A pesquisa foi descritiva, exploratória e documental e analisou o corpo editorial (241 currículos) de 25 revistas do Portal de Periódicos da UFMA. Os resultados apontam para um baixo quantitativo (4,2%) de bibliotecários que integram as equipes editoriais das revistas deste Portal. Observa-se que muitas das atividades desenvolvidas neste contexto se relacionam direta ou indiretamente com os conteúdos integrantes da formação do bibliotecário, o que aponta para a importância deste profissional – Bibliotecário(a) – atuando no cenário da editoração de periódicos.
Amanda Damasceno De Souza
Ciência da Informação em Revista, Volume 7, pp 134-152; doi:10.28998/cirev.2020v7n3h

Abstract:
O presente artigo discute a atuação do bibliotecário no âmbito hospitalar onde este profissional é chamado de Bibliotecário Clínico. O Hospital Felício Rocho, instituição mantida pela Fundação Felice Rosso, criou na década de setenta a Biblioteca do Centro de Estudos do Hospital Felício Rocho. Desde então, a biblioteca hospitalar desenvolve um trabalho importante no ensino da residência e especialização médica e no desenvolvimento de pesquisa clínica. O objetivo do estudo é relatar a experiência da Biblioteca Hospitalar e do Bibliotecário Clínico no Hospital Felício Rocho, no suporte à equipe médica na busca por informação em saúde. A metodologia foi baseada em relato histórico da biblioteca. Nos resultados foram descritos os usuários, o desenvolvimento da coleção, o acervo e os serviços oferecidos pela biblioteca. As considerações finais reafirmam a importância do Bibliotecário Clínico, as habilidades necessárias para atuar nesse contexto e a necessidade de ampliação dessa experiência para outros hospitais.
Rene Faustino Gabriel Junior, Leilah Santiago Bufrem
Ciência da Informação em Revista, Volume 7, pp 7-20; doi:10.28998/cirev.2020v7n3a

Abstract:
Com o objetivo de reconhecer a valorização do trabalho acadêmico de Aldo Barreto (AB) e a produção científica dele decorrente, assim como a influência que exerceu e vem exercendo sobre as posições dos pesquisadores descendentes, cujas atividades acadêmico-científicas estão oficialmente vinculadas ao pesquisador em foco, apresenta uma metodologia com potencial de ser adotada em outros estudos. Identifica 15 orientandos, recorrendo ao Currículo Lattes de Aldo Barreto, assim como todas as produções de AB e de seus orientandos de doutorado indexadas na Base Brapci, recorrendo aos artigos completos para organizar as referências. Do total de 2.480 referências nos trabalhos de AB, identifica 153 autores com duas ou mais citações. Utiliza os mesmos procedimentos para estudar a bibliografia dos orientados e adota o software matchword (coincidências de palavras), desenvolvido, que retorna às palavras comuns e a sua frequência quando comparado às referencias de dois autores. Com esses dados, gera uma matriz dos autores citados por AB e seus orientandos, para possibilitar a análise dos dados. Destaca as obras de Farradane, Bush, Derrida, Habermas, Levy, Lancaster, Otlet, Simon e Foucault como bases intelectuais de AB. Percebe o peso da literatura internacional como referencial do grupo, destacando o próprio AB e Mueller, entre os autores nacionais. Conclui que estudos como este permitem aferir sobre a influência mútua entre pesquisadores da linha genealógica acadêmica e seus referentes acadêmicos, assim como para tornar visível a evolução e disseminação dos temas e áreas do conhecimento privilegiados e as opções metodológicas selecionadas.
Renata Lira Furtado, Lucas Thery Monte Verde Silva
Ciência da Informação em Revista, Volume 7, pp 39-58; doi:10.28998/cirev.2020v7n3c

Abstract:
A partir das discussões pós-modernas relacionadas ao atual paradigma arquivístico e da inserção da Competência em Informação na atuação do arquivista, surge o questionamento a ser respondido nesta pesquisa a partir do objetivo de identificar os elementos da Competência em Informação relevantes ao arquivista frente a Gestão da Informação Arquivística. Nesse contexto, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica, acerca das temáticas: Gestão Documental, Gestão da Informação Arquivística e Competência em informação - apoiada na análise comparativa. Como resultados, apresentou-se quatro tipos de relações: Relações históricas; Relações a partir do usuário; Relações a partir do arquivista; e Relações a partir da Gestão da Informação Arquivística, subdividida nas relações: alicerces e dimensões e habilidades e as atividades/funções.
Mirna Janice Toebe, Wellington Marçal De Carvalho, Angerlânia Rezende
Ciência da Informação em Revista, Volume 7, pp 59-76; doi:10.28998/cirev.2020v7n3d

Abstract:
Este trabalho visa demonstrar a história e o processo da gestão de documentos arquivísticos, em uma instituição de ensino superior, pois foi verificado que quando não se trabalha com um método de arquivamento adequado para o local o processo de guarda e procura de documentos específicos fica praticamente impossível de acontecer. A falta do uso da tabela de temporalidade, da classificação de documentos e o não seguimento das regras estipuladas pelo Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), pode acarretar problemas sem precedentes em um futuro próximo. Por isso, deve-se levar em consideração o trabalho que deverá ser elaborado por um profissional que ficará responsável pela guarda e empréstimo dos documentos que fazem parte do acervo da instituição escolhida para a pesquisa. O trabalho permitiu concluir que a instituição escolhida para a pesquisa tenta se adequar diariamente as diretrizes de arquivamento baseando-se na legislação vigente, seguindo a necessidade cada vez maior de atender o público que são seus alunos.
Juliana Caroline Alves dos Santos Fernandes, Flávia Luzia Oliveira Da Cunha Galindo
Ciência da Informação em Revista, Volume 7, pp 77-99; doi:10.28998/cirev.2020v7n3e

Abstract:
Elaborado a partir de um estudo de caso realizado no Instituto Federal do Rio de Janeiro, este trabalho associa teoria e prática de temas da Comunicação Pública e da Gestão de Plataformas de Redes Sociais, com o objetivo principal de analisar a produção estratégica de conteúdo nas Redes Sociais Digitais oficiais da Instituição entre os anos de 2014 e 2018. Para isso, verificou-se especificamente como os conceitos de interatividade, conteúdo e monitoramento dos dados foram empregados a partir das definições de Comunicação Pública. O estudo de caso considerou o ambiente digital do Instituto, mapeando as plataformas por ele usadas e identificando seus perfis oficiais. Como técnicas de coleta de dados, optou-se pela entrevista e pela observação participante. Ao todo, foram realizadas sete entrevistas, sendo os sujeitos da pesquisa servidores e estagiários (todos da Comunicação), responsáveis por gerenciar as páginas oficiais nas Redes Sociais Digitais do Instituto e por criar seu conteúdo. Posteriormente à coleta dos dados, empregou-se a técnica da análise de conteúdo, por meio da qual os resultados mostraram, em razão do uso equivocado das plataformas, uma baixa interatividade nas Redes Sociais Digitais da Instituição e pouco diálogo entre elas e os usuários. Embora o monitoramento de dados ainda seja insuficiente, concluiu-se que, além de a produção de conteúdo durante esse recorte temporal ter sido feita sob demanda e sem planejamento, a ausência de uma Política de Utilização de Redes Sociais Digitais atrelada à Política Institucional do Instituto foi um grande limitador do trabalho da Comunicação Organizacional, sobretudo no gerenciamento de suas Redes Sociais Digitais.
Daniel Cabral De Almeida, , , Francisco José Peixoto Rosário
Ciência da Informação em Revista, Volume 7, pp 100-115; doi:10.28998/cirev.2020v7n2g

Abstract:
A avaliação de programas governamentais pode proporcionar uma melhor utilização dos recursos aplicados, além de fornecer aos formadores de políticas sociais e aos gestores de programas dados importantes para o desenho de políticas mais consistentes e para a gestão pública mais eficaz. O objetivo deste estudo consiste em elaborar uma avaliação do Programa Mulheres Mil em Alagoas, mais especificamente pretende identificar o impacto causado na vida das mulheres participantes, ou seja, a efetividade do Programa. A pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, foi realizada por meio de estudo de caso, utilizando como técnicas a pesquisa documental e o método survey. Após o estabelecimento dos parâmetros para aferição da efetividade do Programa, estes foram aplicados na prática, utilizando como base os cursos realizados no município de Campo Alegre, Alagoas. Verificou-se que o Programa não consegue ser efetivo quando se trata de inserção no mercado de trabalho e abertura de negócios, mas é efetivo no quesito empoderamento feminino.
Back to Top Top