Revista Prática Docente

Journal Information
EISSN : 2526-2149
Current Publisher: Revista Pratica Docente (10.23926)
Total articles ≅ 282
Current Coverage
DOAJ
Archived in
SHERPA/ROMEO
Filter:

Latest articles in this journal

Revista Prática Docente, Volume 6; doi:10.23926/rpd.2021.v6.n1.e016.id1096

Abstract:
O objetivo do artigo é analisar como a temática em tela se desenvolve nos cursos de formação continuada dos professores em duas cidades brasileiras, Cuiabá, no estado de Mato Grosso e Presidente Dutra, na Bahia, assim como identificar se houve, em sua formação inicial, disciplinas que os preparassem para os processos de educação inclusiva e se, no exercício da docência, tais educadores tiveram oportunidades para formações continuadas na área. A metodologia baseou-se na perspectiva da abordagem qualitativa e o principal instrumento de coleta de informações foi um questionário eletrônico disponibilizado no Google Forms. Teoricamente, o artigo se apoia em Diniz (2012), Duek (2014), Pletsch (2009), entre outros. Os resultados apontam que os professores entrevistados reconhecem a importância de discutir a temática da inclusão no ambiente escolar, seja na formação inicial ou continuada e, da mesma forma, reconhecem que muitas ações por parte dos órgãos competentes têm permanecido presentes apenas nos documentos normativos.
Revista Prática Docente, Volume 6; doi:10.23926/rpd.2021.v6.n1.e013.id999

Abstract:
Na busca de um referencial teórico metodológico, que seja possível descrever os conhecimentos docente necessários para o ensino, diversos modelos surgiram nas últimas décadas para diferentes áreas. Com relação à área da Química, tem-se o modelo do Conhecimento Especializado de Professores de Química - CTSK, que descreve o conjunto de conhecimentos específicos de professores de Química, e permite conectar os conhecimentos da disciplina ao didático. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi de caracterizar os conhecimentos mobilizados por uma professora de Química, quando do ensino de hidrocarbonetos, a partir do CTSK. A pesquisa ancora-se na abordagem qualitativa-descritiva de cunho exploratória, e a produção de dados ocorreu mediante o estudo de campo. Os resultados evidenciaram a mobilização de conhecimentos, tanto no domínio Químico (CK) quanto no didático (PCK), conforme o CTSK, e revelou conexões entre ambos os domínios, caracterizando a articulação entre ensino e aprendizagem – elementos essenciais ao sucesso escolar dos estudantes.
Revista Prática Docente, Volume 6; doi:10.23926/rpd.2021.v6.n1.e024.id1032

Abstract:
Este estudo teve como objetivo planejar, desenvolver e avaliar um curso de formação continuada para professores do Ensino Fundamental I das escolas de Pires do Rio, estado de Goiás, mediante uma sequência didática que utiliza a Literatura Infantil para a socialização da Lei nº 10.639/03. Trata-se de uma pesquisa aplicada, descritiva e exploratória, com uma abordagem quali-quantitativa dos dados. Como resultados do planejamento, o artigo traz uma metassíntese qualitativa de pesquisas obtidas por meio de uma revisão sistemática de literatura, com vistas a realizar um levantamento e analisar o que tem sido produzido na área da formação docente para as relações étnico-raciais, identificando aspectos que poderiam ser implementados na proposta do curso. No desenvolvimento do curso, foram utilizados como instrumentos para o levantamento de dados a observação-participante e três questionários aos docentes participantes, dois antes e outro após o curso. Os resultados apontaram a necessidade de cursos para a formação continuada dos docentes e do desenvolvimento de recursos baseados em evidências, tal como a Sequência Didática baseada no uso da Literatura Infantil como forma de implementação da Lei n° 10.639/03.
Revista Prática Docente, Volume 6; doi:10.23926/rpd.2021.v6.n1.e019.id997

Abstract:
Neste trabalho, buscamos analisar concepções sobre o processo de ensino e de aprendizagem de um grupo de alunos do ensino médio técnico do IFPR. Consideramos que a vivência oportunizada pela formação escolar é fundamental para a compreensão da relevância dos conhecimentos formais e importância da construção desses saberes na vida do sujeito, de modo que as vivências oportunizadas nos processos formativos influenciam a concepção dos estudantes a respeito da importância da aprendizagem ao longo da vida. A pesquisa, de natureza qualitativa, fez uso do questionário aberto como instrumento de coleta de dados. Nossos resultados indicam que os estudantes que compartilham uma formação ampla e sólida, possuem uma concepção de aprendizagem relacionada não só à aquisição de conhecimentos, mas ao uso desses conhecimentos para a vida e atuação em sociedade, visando mormente ao desenvolvimento da autonomia. Visão que se afasta de uma formação estagnada, destinada apenas à aprovação nas avaliações.
Revista Prática Docente, Volume 6; doi:10.23926/rpd.2021.v6.n1.e026.id1045

Abstract:
Os conceitos de adolescência e juventude nem sempre existiram, mas foram construídos ao longo da história da humanidade. É relevante discutir essas definições e pensar no que consistem a adolescência e a juventude a fim de que se possa apontar caminhos para a construção de práticas significativas para esses públicos. A partir da questão norteadora “Como a literatura no âmbito das Ciências Sociais, Humanidades e Psicologia, de modo particular, conceitua a adolescência e a juventude?”. O presente estudo se caracteriza como uma revisão de literatura do tipo integrativa - que consiste numa síntese de ideias e conceitos a partir de etapas bem definidas de seleção e avaliação de estudos, com o objetivo de analisar como os conceitos de adolescência e juventude têm sido discutidos nos referidos campos da literatura acadêmica. Foi possível encontrar uma predominância de artigos baseados na perspectiva sócio-histórica e na psicanálise, que, embora divirjam em alguns aspectos, apontam para a necessidade de um distanciamento de visões puramente desenvolvimentistas e naturalizantes. Conclui-se que para a construção de práticas significativas junto aos adolescentes e jovens, faz-se necessário um olhar contextualizado, sem encerrar uma identidade preestabelecida, trazendo as multiplicidades de cada sujeito.
Revista Prática Docente, Volume 6; doi:10.23926/rpd.2021.v6.n1.e021.id976

Abstract:
A inclusão de alunos surdos no contexto da escola regular ainda se apresenta como um grande desafio. O objetivo deste trabalho foi analisar como ocorre o processo de inclusão dos alunos surdos nos Cursos Técnicos do Instituto Federal do Amazonas - Campus Manaus Centro. Participaram da pesquisa 06 alunos surdos, 06 docentes, 04 pedagogas, 01 representante do NAPNE e 02 Intérpretes e Tradutores de Libras. Utilizou-se para a coletada de dados as entrevistas, observações (registro em diário de campo) e rodas de conversa. A análise dos dados foi feita através da Análise de conteúdo com a obtenção de 03 categorias finais. As categorias obtidas indicam que o processo de inclusão naquele Instituto foi iniciado e está em andamento (mesmo que de forma incipiente) mas ainda precisa de ajustes e reparos para o seu fortalecimento através da transformação de ações inclusivas parciais ou articuladas.
Revista Prática Docente, Volume 6; doi:10.23926/rpd.2021.v6.n1.e025.id1056

Abstract:
Resumo O objetivo é compreender como os professores, com até 5 anos de inserção profissional, percebem os efeitos da formação continuada experimentada e que contribuições são possíveis desprender da experiência para a sua qualificação profissional. A produção dos dados amparou-se em um questionário, aplicado ao conjunto de educadores participantes do projeto Saberes em Diálogo. Recorreu-se às orientações oferecidas pela hermenêutica-dialética para o tratamento dos dados. Para a análise e interpretação, buscou-se as contribuições da descolonialidade. O estudo evidenciou o quanto a inserção de novos profissionais na área da docência se apresenta como um campo ainda a ser explorado a partir da perspectiva da produção acadêmica e na formulação de políticas públicas formativas. Na percepção dos professores identificou-se que o Projeto Saberes em Diálogo contribui para a inserção docente na profissão, estimula o diálogo entre pares e possibilita um maior entrosamento na relação com a Secretaria Municipal da Educação.
Revista Prática Docente, Volume 6; doi:10.23926/rpd.2021.v6.n1.e017.id1027

Abstract:
A Educação Profissional e Tecnológica- EPT, na visão de Gramsci, no contexto da formação escolar na modernidade, se configura como expressão distorcida e limitada quanto às funções e formas da instrução profissional, da relação entre a separação desinteressada formativa e a profissional. Contudo, na busca pela superação das desigualdades sociais impostas pelo mundo do capital, a EPT surge como uma possibilidade para conciliar o rigor próprio da fábrica e o exercício reflexivo da exigência humanística, como possibilidade de realização da formação do trabalhador, para realizar uma educação vinculada aos objetivos estratégicos de um projeto similar à proposição de Gramsci, no que se refere à Escola Unitária, que busque não apenas a inclusão no contexto de uma sociedade desigual, mas a construção de uma nova sociedade, fundada na igualdade política, econômica e social. O artigo tem por objetivo evidenciar a relação entre o princípio educativo de Gramsci com a Educação Profissional no Ensino Médio Integrado ao Proeja. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica documental. A investigação aponta que a sociedade atual, carece de uma escola que prepare sim para o mundo do trabalho, porém em uma perspectiva focada na democracia e na justiça social, capaz de compreender o trabalho como princípio educativo.
Revista Prática Docente, Volume 6; doi:10.23926/rpd.2021.v6.n1.e18.id1020

Abstract:
Este estudo teve como objetivo avaliar os impactos das aulas remotas no ensino e aprendizado de discentes do curso de Licenciatura em Ciências - Biologia e Química, do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O método para a coleta dos dados foi através de um questionário semiestruturado com questões abertas e fechadas destinado aos alunos matriculados a partir do 8º período, assumindo uma abordagem de cunho qualitativo. Os resultados apontaram que 82,8% dos participantes consideram que a proposta de ensino, embora seja boa como uma medida paliativa para sanar lacunas ocasionadas pela suspensão das aulas presenciais, ocasionará interferência no aprendizado por não comtemplar todas as áreas de ensino. Ao considerar os resultados das análises se percebe que ainda deve-se pensar em ações que possam ampliar esse novo modelo de ensino para que possa minimizar as perdas no ensino e aprendizado da comunidade acadêmica.
Revista Prática Docente, Volume 6; doi:10.23926/rpd.2021.v6.n1.e023.id953

Abstract:
Este artigo tem por objetivo apresentar considerações sobre relatos coletados de licenciandos bolsistas do Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal do Pampa. Estes são analisados pela preceptora e orientadora do programa, abordando a importância da busca pela formação do professor reflexivo e da continuidade de programas que integram a Política Nacional de Formação de Professores. Os dados são ponderados pela análise de conteúdo de Bardin a partir das respostas dadas a questão de pergunta: “como definiria sua participação durante as horas de regência do PRP?”. Pela análise dos relatos, destaca-se que o programa possibilita aos futuros docentes conhecer e atuar na educação, trabalhar colaborativamente com outros profissionais e buscar aperfeiçoamento constantemente através de uma troca mútua de saberes. As reflexões abordam tanto as dificuldades encontradas quanto as superações realizadas e reafirmam a importância da utilização da teoria aliada à prática no processo de formação de professores.
Back to Top Top