Revista Prática Docente

Journal Information
EISSN : 2526-2149
Published by: Revista Pratica Docente (10.23926)
Total articles ≅ 296
Current Coverage
DOAJ
Archived in
SHERPA/ROMEO
Filter:

Latest articles in this journal

Revista Prática Docente, Volume 6; doi:10.23926/rpd.2021.v6.n2.e039.id1143

Abstract:
Diante da perspectiva do desenvolvimento de narrativas em materiais didáticos digitais a partir de livros-jogo voltados para o contexto educacional, o objetivo é descrever como as narrativas desenvolvidas por estudantes do Ensino Superior ao construir livros-jogo utilizando o software Twine evidenciam a forma como pensam o ensino e a aprendizagem de conteúdos escolares. A pesquisa é qualitativa pautada em Estudo de Caso. São analisados 3 livros-jogo desenvolvidos por estudantes de Instituição Pública de Ensino Superior (IPES). A coleta de dados ocorre a partir de dois instrumentos: roteiro de elaboração e livro-jogo finalizado. A análise de dados ocorre por meio de triangulação metodológica pela comparação das informações obtidas nos dois instrumentos, acrescidos do referencial teórico, amparada pela Análise Textual Discursiva. Constata-se que em todas as estruturas narrativas, os conteúdos escolares não foram apresentados de forma expositiva; as narrativas não-lineares geraram atividades próximas de uma proposta construcionista de ensino.
Revista Prática Docente, Volume 6; doi:10.23926/rpd.2021.v6.n2.e032.id1037

Abstract:
O presente texto apresenta um ensaio sobre a formação leitora de um professor recém-formado em Letras pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). O estudo parte da inquietação dos pesquisadores em saber como foram as experiências leitoras de professores recém-formados e quais são suas percepções acerca da docência. Assim, tomamos como objeto a narrativa de um professor para representar esse ato tão especial que é a imersão em práticas letradas. Adota-se nesta pesquisa o estudo de caso e o procedimento entrevista, transcrição e análise de dados. Para isso, amparamos no pressuposto do interacionismo discursivo da perspectiva de Bakhtin (2011) e de outros autores. Para chegar ao objetivo principal, analisa-se os dados coletados a partir de três perguntas: Por que você escolheu ser professor? Como foram suas experiências com a leitura ao longo da vida? Que importância teve a leitura na sua vida? Os resultados apontam para uma reflexão sobre o fato de que a docência foi uma escolha pessoal do participante e que a leitura permitiu a este que vivenciasse um trajeto brilhante e promissor em seus estudos.
Revista Prática Docente, Volume 6; doi:10.23926/rpd.2021.v6.n2.e030.id1039

Abstract:
O estágio de docência no doutorado compõe a formação continuada de professoras/es que atuam nas licenciaturas. O presente texto é motivado pela seguinte questão problematizadora: Que percursos formativos são viabilizados pelo estágio de docência para as/os doutorandas/os da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC)? Tem por objetivo refletir sobre o percurso formativo realizado no estágio de docência na Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Trata-se de um trabalho descritivo, qualitativo e reflexivo. Os dados foram coletados por meio de observações e rodas de conversa durante as aulas, reuniões de planejamento e visita às escolas. Dentre os resultados destacamos as contribuições para o delineamento do projeto de pesquisa, considerando os conceitos incorporados, a aproximação com o objeto de estudo e a articulação com a tese. Concluímos que o estágio docência é um campo de conhecimento que congrega e articula as múltiplas experiências que fazem parte da vida e do fazer docente.
Revista Prática Docente, Volume 6; doi:10.23926/rpd.2021.v6.n2.e037.id1054

Abstract:
Este artigo tem como objetivo analisar atividades de divulgação científica que foram realizadas sobre o estudo dos satélites e conhecimentos de física aeroespacial e de tecnologia. As apresentações feitas envolveram tópicos de História da Ciência e da Tecnologia, de modo a tornar mais compreensível o processo de desenvolvimento científico. Essas atividades foram planejadas tendo como eixo temático a ciência e a história envolvida na corrida espacial entre Estados Unidos e União Soviética, no contexto da guerra fria, no século XX, bem como a importância das pesquisas realizadas no setor aeroespacial para o desenvolvimento econômico e social das nações nos dias de hoje. Em algumas apresentações foram coletados dados por questionários que foram elaborados para poder compreender os impactos educacionais das ações implementadas. Os resultados das atividades realizadas mostram algumas possibilidades para incentivar jovens estudantes para o estudo de áreas como física, matemática, computação, astronomia e astronáutica.
Revista Prática Docente, Volume 6; doi:10.23926/rpd.2021.v6.n2.e036.id1047

Abstract:
A ludicidade em ambiente escolar favorece o desenvolvimento de ações investigativas e criativas no processo de ensino e aprendizagem. Este artigo apresenta o jogo didático como estratégia pedagógica para o ensino de Ciências. O jogo de tabuleiro denominado: “Guardiões da Biodiversidade”, com direcionamento ao bioma da Mata Atlântica, foi confeccionado com recursos de baixo custo e de fácil acessibilidade. Selecionou-se, como público-alvo, a turma do 7º ano dos anos finais do Ensino Fundamental, realizando o estudo em uma escola pública urbana e regular da Zona da Mata Mineira (MG), em 2019. Trata-se, assim, de uma pesquisa de caráter qualitativo e as informações obtidas foram organizadas a partir da análise descritiva. Atesta-se que o jogo didático constitui uma alternativa viável para construção de conhecimentos no ensino de Ciências de forma interdisciplinar, ao estimular as relações de cooperação e socialização entre educador-educando e educandos-educandos.
Revista Prática Docente, Volume 6; doi:10.23926/rpd.2021.v6.n2.e047.id1188

Abstract:
Este artigo tem como objetivo apresentar o trabalho realizado por meio de sequência didática (SD) sobre a violência contra a mulher nos contos de Marina Colasanti. A relevância do tema deve-se ao aumento de casos de violência doméstica no Brasil, em meio à Pandemia do Covid-19. O estudo resultou das reflexões acerca de um trabalho desenvolvido com a finalidade de possibilitar aprendizagens significativas que promovam transformações sociais, dentre elas a igualdade de gênero para, assim, reduzirmos a violência contra as mulheres. Nessa acepção, o aporte teórico foi construído com as contribuições de autores que corroboram com as discussões aqui expostas, ancorados na proposta de uma SD, dispositivo metodológico para apropriação de práticas de linguagem configuradas em gêneros de textos, realizada com estudantes do Ensino Médio, na cidade de Barra do Garças-MT, em meio ao contexto de pandemia. Os resultados mostraram que houve uma mudança de percepção dos estudantes quanto ao gênero conto e a conscientização do papel da mulher na sociedade.
Revista Prática Docente, Volume 6; doi:10.23926/rpd.2021.v6.n2.e028.id1058

Abstract:
Este texto surge de reflexões acerca do uso de Tecnologias Digitais (TD) na formação de professores de Matemática e objetiva verificar como os licenciandos podem construir o conhecimento na presença do software GeoGebra. Partindo de indícios de pouco espaço para as TD nas licenciaturas, apresentamos três situações nas quais os professorandos utilizaram o GeoGebra em diferentes disciplinas do curso. Percebeu-se que na presença de smartphones e do GeoGebra, os estudantes reorganizaram a forma de compreensão dos assuntos, produzindo conhecimentos qualitativamente diferentes, com o uso das TD ocorrendo sob duas vertentes: o aprendizado do conteúdo matemático e a utilização para o ensino. Empregamos o termo professorandos-com-GeoGebra para o coletivo composto por humanos e tecnologias que se constitui na formação inicial. Concluímos que há necessidade de uma melhor sintonia entre formação e potencialidades das TD, sendo importante rever, em partes, as concepções dos formadores e dos cursos de licenciatura em Matemática.
Revista Prática Docente, Volume 6; doi:10.23926/rpd.2021.v6.n2.e033.id994

Abstract:
Neste trabalho, realizou-se uma investigação sobre algumas aproximações entre a Neurociência e a Aprendizagem Significativa. Para tanto, levantou-se a seguinte questão: a partir dessas aproximações, que contribuições podem ser evidenciadas para o ensino de Física e de conceitos básicos de Astronomia? A pesquisa tomou por base documentos oficiais nacionais e os resultados de pesquisas anteriores descritos em artigos, dissertações e teses, dando ênfase aos publicados nos últimos dez anos. Os resultados apontam que a compreensão de aspectos neurocientíficos e das premissas para uma aprendizagem significativa impactará favoravelmente na formação e na atuação do professor do professor de Física e de conceitos básicos de Astronomia, tendo em vista que será possível ele desenvolver nos alunos suas funções executivas, como exemplo, a atenção, a memória, a capacidade de estabelecer relação entre dois assuntos, a habilidade de fazer cálculos com a mente, a utilização da imaginação e da criatividade para resolver problemas.
Revista Prática Docente, Volume 6; doi:10.23926/rpd.2021.v6.n2.e038.id1088

Abstract:
O objetivo deste artigo é discutir as contribuições teórico-metodológicas formuladas pelo intelectual e educador brasileiro Paulo Freire (1921-1997) acerca da modalidade Educação de Jovens e Adultos. A discussão é amparada em estudo bibliográfico relacionado às teorias elaboradas por Paulo Freire. Inicialmente, foram elencados marcos teóricos desta modalidade, relacionando-a ao contexto histórico, para apreender a sua importância político-econômica na sociedade atual. Embora o método originalmente desenvolvido e aplicado por Paulo Freire não seja predominante nas práticas pedagógicas na EJA, sua influência teórico-conceitual ainda é predominante em diferentes pesquisas do campo educacional brasileiro e também mundo afora. O presente texto faz um recortar da referida teoria educacional, as contribuições, sua aplicação no processo de ensino-aprendizagem da EJA, trazendo uma reflexão no papel social da escola, sobretudo no tempo contemporâneo, evidenciando a possibilidade da inclusão dos sujeitos da EJA a partir da apropriação dos conhecimentos em decorrência da educação.
Revista Prática Docente, Volume 6; doi:10.23926/rpd.2021.v6.n2.e027.id1076

Abstract:
Esse artigo aponta uma experiência realizada durante o ano letivo de 2020, em tempos de pandemia do COVID 19, na disciplina de Laboratório de Ensino de Trigonometria (LET), que se propôs a experimentação de práticas com professores em formação inicial do curso de licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Ceará. Com isso, tem-se o intuito de apresentar um relato de experiência vivenciado nesta, via ambiente virtual, Google Meet e Zoom, em ensino remoto. Nessa direção, fez-se uso de uma abordagem qualitativa, por se apropriar quanto ao desafio da realização de práticas de trigonometria remotamente. Amparou-se, ademais, na Sequência Fedathi, que fundamentou mediante a tomada de posição, maturação, solução e prova de sequências didáticas para o desenvolvimento de conhecimentos trigonométricos. E, portanto, visualizou-se que existem desafios significativos quanto ao uso de tecnologias digitais no ensino de Matemática, mas que podem ser minimizados diante de formações e subsídios tecnológicos.
Back to Top Top