Quaestio - Revista de Estudos em Educação

Journal Information
ISSN / EISSN : 1518-2886 / 2177-5796
Total articles ≅ 160
Filter:

Latest articles in this journal

Willian Lazaretti Da Conceição
Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Volume 22, pp 757-773; doi:10.22483/2177-5796.2020v22n3p757-773

Abstract:
This article aims to present Physical Education implications for teaching in the context of the socio-educational measure of deprivation of liberty at Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente, an institution responsible for carrying out an internment measure in the State of São Paulo. It uses literature review, observation and interviews based on oral life history. As a result, it was possible to identify approximations and distances between two existing proposals in Physical Education. It urges the need for a dialogue between two state spheres so that Physical Education is thought out in order to meet the specificities of young people in conflict with the law, as well as making the school educational proposal and the inclusion of the theme in the teachers’ training curricula possible and coherent.
, Andressa Kamaniski, Lúbia Tamires Rintzel
Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Volume 22, pp 839-851; doi:10.22483/2177-5796.2020v22n3p839-851

Abstract:
O modo de expressar, a maneira de ensinar, a postura e a metodologia adotada pela escola e pelos profissionais da educação contribuem na construção dos conhecimentos dos estudantes. Sendo assim, deve-se conhecer as concepções que embasam o planejamento educacional para que os objetivos da aprendizagem sejam alcançados com sucesso. Considerando uma escola privada no norte do estado do Rio Grande do Sul, o presente ensaio privilegia metodologicamente a abordagem qualitativa, a partir de um estudo bibliográfico e documental, com a finalidade de analisar o referido educandário, problematizando a concepção eleita para sua fundamentação, especialmente, em relação aos seus princípios e filosofia, ao aluno, ao professor e as metodologias utilizadas. Após análises, conclui-se que a presente escola estudada se enquadra, em sua maioria, na abordagem construtivista.
Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Volume 22, pp 741-755; doi:10.22483/2177-5796.2020v22n3p741-755

Abstract:
Este trabajo presenta reflexiones sobre la enseñanza diaria de Educación Física en un Instituto Federal en el Estado de Río Grande del Sur. Revisamos construcciones teóricas de autores de la Sociología de la Educación, Sociología de la Juventud y Educación Física en la escuela. Los objetivos apuntan a tres aspectos orientadores de nuestro análisis: situar las formas de enseñar a un maestro de Educación Física, con base en cuestiones que involucran los jóvenes y género; describir cómo estos problemas pasan por la enseñanza del maestro; y explicar la interseccionalidad en este proceso. Realizamos una investigación cualitativa con un instrumento metodológico de diario de campo, que contiene observaciones y registros sobre las clases, e informes del profesor. Los resultados indican que el debate sobre transexuales en el deporte con jóvenes estudiantes puede ser importante para romper los prejuicios que suelen sustentar los discursos sobre este tema. Consideramos que existen engendros, aproximaciones e interseccionalidades que implican la participación y envolvimiento de los(as) estudiantes, basados ​​en el (re)conocimiento de los problemas de género en su juventud, así como su identidad, relaciones sociales y epistemológicas con el conocimiento desarrollado en educación Física.
Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Volume 22, pp 939-955; doi:10.22483/2177-5796.2020v22n3p939-955

Abstract:
O objetivo deste trabalho foi investigar as concepções e hábitos dos estudantes, bem como, verificar as práticas educacionais abordadas por todos os sujeitos que compõe uma escola pública, sobre o subtema resíduos sólidos. A investigação foi realizada por meio de uma pesquisa-ação. Em um primeiro momento os alunos responderam a um questionário, os dados obtidos foram analisados e após a observação das dificuldades em relação ao conhecimento sobre resíduos sólidos, foi elaborado e executado uma palestra para a construção de um conhecimento, mudanças de hábitos e o enfrentamento da realidade escolar. Ao final os alunos refletiram sobre uma possível problemática no âmbito escolar relacionado ao subtema resíduos sólidos. As análises dos dados obtidos refletem que a maioria dos alunos possui conhecimentos e hábitos errôneos, bem como há a falta de abordagens e práticas educacionais sobre o tema Meio Ambiente e o subtema resíduos sólidos.
Solange Aparecida Zotti, Francini Coelli Schneider Schwingel
Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Volume 22, pp 795-822; doi:10.22483/2177-5796.2020v22n3p795-822

Abstract:
Concórdia/SC tornou-se município em 1934 e sua economia estava assentada na agricultura de subsistência nas pequenas propriedades rurais familiares. Nesse contexto se desenvolve uma rede de escolas multisseriadas que tem por objetivo a alfabetização da população do campo. Este trabalho apresenta a trajetória de um grupo de professores das escolas multisseriadas do Município e analisa as práticas educativas desenvolvidas por estes profissionais e que caracterizaram as escolas, considerando-se o contexto socioeconômico do município. De caráter qualitativo, foram realizadas oito entrevistas que exploraram os temas formação, planejamento, processo de aprendizagem, métodos de ensino e sistema de avaliação. As práticas educativas das escolas se caracterizaram tradicionais e a diversidade é um aspecto positivo no processo de aprendizagem, bem como o papel dos professores na comunidade.
Walter Roberto Correia, Sergio Roberto Silveira
Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Volume 22, pp 699-719; doi:10.22483/2177-5796.2020v22n3p699-719

Abstract:
This article has as its goal to justify and analyze the thematic propositions of the XV Seminar of School Physical Education: teachers’ autonomy and responsibilities. To do so, the theme is historically contextualized from two phases: 1) The search for legitimacy in the academia and; 2) The search for approximating teachers and their teachings. In the first one, it is possible to affirm that the seminars organized by EEFEUSP, from their very beginning and throughout the following twenty years, have presented an academic position towards the specificities and the different forms of school knowledge related to the curriculum component Physical Education, aiming at contributing to a legitimacy of the Physical Education itself in the academia. In the second phase, the question is properly and profitably addressed so to justify the seminar’s time and social place, targeting the teaching and the building of different kinds of knowledge through it. In this last phase, it is noticed an increase in the number of participants and also in the number of presentations, showing that the path chosen with locus on the teaching was right. Finally, once the analysis of the editing of the XV Seminar of School Physical Education is finished, it is put in this essay the challenge to think and project seminars to the next decade.
Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Volume 22, pp 893-916; doi:10.22483/2177-5796.2020v22n3p893-916

Abstract:
O artigo apresenta uma problematização e análise sobre a elaboração em rede de documentos de políticas para a Educação Infantil no Brasil entre 2001e 2015, com revisão bibliográfica e análise documental. No estudo identificamos um espaço de abertura que se caracteriza como colaboração à concertação social, com multiplicidade de instituições de coletivos que acentua uma maior predominância de setores privados ao final do período analisado. Concluímos que houve uma democratização na elaboração de documentos para a área, uma vez propicia a direta correlação de forças dos interesses coletivos que integram as discussões, contudo, indicam um acolhimento a interesses da classe hegemônica burguesa pelas instituições privadas e de uma pauta internacional. Ainda, apreendemos que as diferentes colaborações por meio de redes os atores não estatais cooperam entre si e estabelecem interdependências, influenciando, assim, no processo e no conteúdo da política.
, David António Rodrigues
Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Volume 22, pp 721-739; doi:10.22483/2177-5796.2020v22n3p721-739

Abstract:
A Educação Inclusiva permanece um grande desafio para todos os sistemas educativos. Consagrada com um dos Objetivos do Milénio, a Inclusão enfrenta dificuldades de se afirmar em sistemas educativos que não foram concebidos para lidar com todo o universo de alunos e alunas. Este ensaio apresenta o conceito de Inclusão e discute este conceito na sua relação com os valores e práticas da Educação Física. São igualmente discutidos cinco desafios que assumem maior relevância quando se trata de criar efetivos ambientes inclusivos na área das atividades motoras: as atividades, as metodologias, a avaliação, a cooperação e formação dos professores e ainda a criação de ambientes inclusivos.
Wagner Wey Moreira, Alexandre Magno Guimarães, Marcus Vinicius Simões De Campos
Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Volume 22, pp 657-668; doi:10.22483/2177-5796.2020v22n3p657-668

Abstract:
A educação formal, ao longo do tempo, esteve e ainda está centrada numa aprendizagem que focaliza especialmente a cabeça do aluno, disseminando conceitos, definições e fórmulas, que devem ser memorizados, pois, ato contínuo, são avaliados através de provas. Neste sentido, o paradigma newtoniano/cartesiano permanece hegemônico no interior das escolas, e nestas, o corpo do aluno é tolerado e em muitas situações reprimido por dificultar a aprendizagem cognitiva. O presente texto, caracterizado como reflexivo, estabelece como condição sine qua non para o ato educativo a presença da corporeidade na escola, entendida mais como uma atitude do que como um conceito, estabelecendo diretrizes para uma aprendizagem de corpo inteiro. Também tem esta reflexão o foco de reunir vários pensadores e professores que produziram textos e pesquisas no sentido de fomentar a presença`a de termos como corporeidade, motricidade, corpo sujeito e tantos outros de suma importância para a ação educativa na escola. O suporte epistemológico centra-se na fenomenologia, em especial em Merleau-Ponty porque este autor indica que corpo não é objeto nem ideia, mas sim, expressão do ser humano que se move e vive.
Cristiane Corrêa Strieder, Vania Regina Boschetti
Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Volume 22, pp 853-872; doi:10.22483/2177-5796.2020v22n3p853-872

Abstract:
Essa pesquisa tem como objetivo abordar o funcionamento das escolas multisseriadas em atividade no município de Iguape. Visa compreender as diferenças dessa forma com as escolas urbanas e reconhecer a importância destas instituições para a comunidade rural. Apesar de focar um local específico, é possível compreender através do estudo a diferença que há entre a educação rural e urbana, diante de um contexto histórico que abrange os setores político, econômico, social e cultural. Essa modalidade escolar, que foi criada no século XIX, continua em funcionamento na atualidade, apresentando em sua estrutura semelhanças significativas com a forma em que funcionava nos séculos anteriores. Nesse ambiente, os alunos de diferentes séries podem permanecer, de forma concomitante, com o mesmo docente. O procedimento metodológico norteou-se pelo levantamento e estudo da bibliografia sobre a história de Iguape, assim como de trabalhos científicos sobre instituições rurais e unidocentes no Brasil, entrevistas e análise da legislação.
Back to Top Top