Quaestio - Revista de Estudos em Educação

Journal Information
ISSN / EISSN : 1518-2886 / 2177-5796
Total articles ≅ 203
Filter:

Latest articles in this journal

Mario Luiz da Costa Assunção Júnior,
Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Volume 23, pp 797-817; https://doi.org/10.22483/2177-5796.2021v23n3p797-817

Abstract:
O artigo aborda o potencial da criação artística, especificamente a produção de audiovisuais e o sentido que ela desperta na memória dos que vivenciaram a experiência artística de criação associada ao ensino e aprendizagem. Resgata as falas dos sujeitos de uma pesquisa desenvolvida com professores e alunos de uma escola de educação básica de Minas Gerais, compreendendo a relação da experiência de produção e sua propagação nas memórias de professores e alunos. Como referências teóricas centrais, o texto debate a reflexão sobre a memória e a longa duração em Ecléa Bosi, a relação com o sentido da experiência em Jorge Bondia Larrosa e a importância e o sentido da produção audiovisual na escola em Monica Fantin. Ao final, são construídas considerações sobre os caminhos possíveis para a introdução de práticas artísticas nas práticas de ensino e a relação que tais iniciativas estabelecem com o mundo contemporâneo.
Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Volume 23, pp 819-841; https://doi.org/10.22483/2177-5796.2021v23n3p819-841

Abstract:
Este artigo se propõe, a partir de uma abordagem materialista-dialética, a analisar as condições históricas que possibilitaram o desenvolvimento dos pressupostos liberais no contexto da modernidade e discuti-los enquanto ideologia, que se tornou a hegemônica defensora da primazia dos direitos naturais do homem burguês moderno, considerando-se, principalmente, os enunciados teóricos de John Locke (1632-1704). A partir das análises realizadas, percebe-se que, em última instância, este legado teórico tem como cerne a defesa dos direitos naturais, essencialmente, da liberdade, da igualdade e, da propriedade. Busca-se, então problematizar as implicações desse pensamento para educação no bojo das transformações históricas, já que, ao homem burguês moderno caberia uma educação voltada para coordenar a nova sociedade capitalista que se forjava, qual seria então aquela destinada ao trabalhador livre assalariado, nascente juntamente com a burguesia em ascensão?
Eduardo Fausto Kuster Cid
Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Volume 23, pp 663-676; https://doi.org/10.22483/2177-5796.2021v23n3p663-676

Abstract:
Este artigo é fruto de um estudo realizado em 2018, com o objetivo de evidenciar práticas pedagógicas e abordagens voltadas para a temática ambiental de professores dos cursos de licenciatura em Geografia. Como recurso metodológico na busca pela trajetória desses docentes o método escolhido foi a entrevista narrativa, por se mostrar um recurso da pesquisa qualitativa que permite combinar histórias de vida, motivações e compreender as ações desses docentes em sala de aula. Para sua realização foram entrevistados 35 professores lotados em diferentes instituições (ensino fundamental, médio e superior), oriundos das cinco regiões brasileiras. Os resultados da pesquisa buscam traçar, pela lente desses professores, um breve panorama do ensino da Educação Ambiental (EA) nos cursos de Geografia e contribuir para reflexão sobre novas práticas e processos de ensino e aprendizagem.
Juliana Corrêa Schwarz, ,
Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Volume 23, pp 741-761; https://doi.org/10.22483/2177-5796.2021v23n3p741-761

Abstract:
Objetivou-se investigar as dificuldades encontradas por estudantes no ensino superior, suas condições subjetivas que interferem no sucesso ou fracasso na universidade e as práticas que instituições estão adotando para dirimir tais problemas. Foi realizada uma revisão de literatura com busca sistematizada, que permitiu a recuperação de 51 trabalhos entre teses, dissertações e artigos científicos. Os resultados apontam que os estudantes enfrentam dificuldades principalmente no primeiro ano de curso, período em que ficam evidentes problemas de adaptação. Além do mais, estudantes demonstram dificuldades com estratégias de estudo, relação professor-aluno e pares, aulas expositivas e ferramentas de avaliação. Estudantes que se sentem vocacionados em relação ao curso, com autoestima elevada, autoconceito positivo e sentimentos de autoeficácia, tendem a superar melhor as dificuldades. Pesquisas sugerem que as universidades implantem programas de apoio ao estudante.
Danieli Casare da Silva Moreira, , , Sabrina Aparecida Galão
Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Volume 23, pp 919-937; https://doi.org/10.22483/2177-5796.2021v23n3p919-937

Abstract:
Embora o direito da criança à educação infantil tenha sido garantido pela legislação há mais de três décadas, o respeito e o cumprimento às normativas vigentes encontram ainda inúmeros desafios, principalmente no que tange à educação para a primeira infância. Assim, este artigo tem o objetivo de discutir os desafios existentes no respeito às determinações legais na Educação Infantil nos dias atuais. Para tanto, primeiramente, se apresenta uma breve contextualização acerca dos direitos das crianças no Brasil e, em seguida, se analisam os problemas evidenciados quanto à oferta da educação para as crianças pequenas na realidade brasileira. Quanto aos aspectos metodológicos, esse artigo se baseia em pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Compreende-se, com o estudo, que a educação infantil é um espaço que convida adultos e crianças a um encontro repleto de descobertas, pulsado pelo direito dos dois expressarem anseios, pensamentos, dúvidas, curiosidades, etc., em um tempo e espaço que não sejam imutável, repetitivo, enfadonho e monótono.
Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Volume 23, pp 625-643; https://doi.org/10.22483/2177-5796.2021v23n3p625-643

Abstract:
O presente estudo discute modelos para instituir uma nova visão sobre o papel dessas atividades na aprendizagem em Física, a partir de propostas didáticas presentes na literatura. A questão central está assim definida: Como os futuros professores de Física/Ciências acolhem e se apropriam das discussões sobre o papel das atividades experimentais na educação básica, frente a um modelo distinto do que vivenciaram em sua formação? O objetivo está em verificar a forma pela qual essas discussões contribuem para instituir, nesses sujeitos, uma nova visão sobre o papel das atividades experimentais na aprendizagem em Física. Para isso, foi elaborado um módulo didático envolvendo discussões teóricas e propostas de atividades experimentais. O estudo desenvolvido com quatorze acadêmicos apontou que os licenciados têm consciência da necessidade de utilizar propostas didáticas distintas das vivenciadas, ao mesmo tempo em que revelam dificuldades para isso, tanto sob o ponto de vista epistemológico, como pedagógico.
Patrícia Caroline da Rocha Leprique Torquatro,
Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Volume 23, pp 865-884; https://doi.org/10.22483/2177-5796.2021v23n3p865-884

Abstract:
O artigo tem por objetivo apresentar o reinado de D. Afonso IV (1291-1357) no governo de Portugal, no século XIV, com ênfase nas suas atuações em relação ao desenvolvimento e proteção da Universidade. Esse estudo pauta-se, principalmente, em Cartas do referido rei, contidas no Chartulariium Universitatis Portugalensis. Considerando a perspectiva da longa duração, independentemente do tempo histórico, o governante desempenha um papel social essencial. Tanto as cidades como as Universidades necessitam de um líder preparado, educado para praticar as virtudes, pensar e agir em direção ao bem comum, ao desenvolvimento da sociedade. Para isso verificaremos sobre as características desse conhecimento a partir das formulações de Boaventura de Bagnoregio (1217/21-1274) e Tomás de Aquino (1224/25-1274), ambos do século XIII. Também apresentaremos o reinado de D. Afonso IV e suas influências no governo de Portugal, no século XIV. O estudo pautou-se, principalmente, no escrito Do reino ou do governo dos príncipes ao rei de Chipre, de Tomás de Aquino; na obra As Seis asas do Seraphim, de Boaventura de Bagnoregio e em Cartas, do século XIV, de D. Afonso IV, contidas no Chartulariium Universitatis Portugalensis. Entende-se que esse estudo se constitui como uma possibilidade de reflexão sobre as possíveis ações do governante/líder seja na sociedade, seja na escola/universidade.
Andressa Lopes,
Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Volume 23, pp 843-863; https://doi.org/10.22483/2177-5796.2021v23n3p843-863

Abstract:
O estudo teve como objetivo implementar e avaliar um curso de formação em Tecnologia Assistiva (TA) na perspectiva colaborativa a partir de demandas apresentadas por uma professora de Educação Especial. A pesquisa desenvolveu-se em três etapas: na primeira foi utilizado um roteiro para observação em sala de aula; na segunda foi desenvolvido um curso de formação em TA e na terceira foi realizada avaliação do curso pela professora participante do estudo. Os dados obtidos indicaram ausência de implementação dos recursos de TA. Após a realização do curso de formação foi possível constatar que o mesmo promoveu a compreensão sobre a importância da TA, sua finalidade, bem como a instrumentalização da participante. A partir dos resultados obtidos, é possível concluir sobre a importância e necessidade de se promover junto às políticas públicas a formação de professores para o uso de TA.
, Minelva Medeiros dos Reis
Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Volume 23, pp 677-697; https://doi.org/10.22483/2177-5796.2021v23n3p677-697

Abstract:
O objetivo da pesquisa foi analisar a possibilidade de uso das tecnologias enquanto ferramenta mediadora no ensino-aprendizagem da linguagem oral em crianças do 2º ano do Ensino Fundamental da escola Caetano Dias Thomaz, no distrito de Fazendinha em Macapá/AP. Trata-se de estudo de caso com abordagem qualitativa com objetivos exploratórios. Os dados foram analisados com a técnica da Análise de Conteúdo. Foram estabelecidas três categorias de análise: repertório linguístico; expressão oral e imitação. Os resultados comprovam que os alunos desenvolvem aspectos da oralidade com mais facilidade ao ouvir ou ler um conto de fadas, sendo capazes de falar sobre seus personagens preferidos, sobre características do gênero, enredo, expressando-se com mais facilidade, exercendo a capacidade de ouvir, de respeitar diferenças, saber ouvir e contar histórias.
Fábio Baracuhy Medeiros, Ana Maria Hoepers Preve
Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Volume 23, pp 885-898; https://doi.org/10.22483/2177-5796.2021v23n3p885-898

Abstract:
Este trabalho parte do universo da tauromaquia em Michel Leiris e Pablo Picasso na direção das reflexões de Hans Ulrich Gumbrecht sobre a educação, especialmente sua preocupação em relação à apatia que os alunos demonstram nas humanidades. A tauromaquia funciona como uma alegoria que porta qualidades para pensar o impulso da coragem, da atenção e do interesse na lida com o conhecimento. Poderíamos falar sobre os alpinistas e a necessidade da concentração no instante, mas a tauromaquia atinge um universo imaginário muito maior, talvez pela sua ancestralidade cultural. De fato, Leiris e Picasso queriam criar como um toureiro diante do touro, aberto ao império do instante e do risco. Desenvolvemos, neste ensaio, algumas considerações sobre a educação como uma aventura do saber, exortando os professores a promoverem abalos intelectuais nos seus alunos.
Back to Top Top