Texto Livre

Journal Information
EISSN : 1983-3652
Total articles ≅ 462
Current Coverage
SCOPUS
DOAJ
ESCI
Archived in
SHERPA/ROMEO
Filter:

Latest articles in this journal

Olga Fisenko, Zozulya Elena Alexandrovna, Nikitina Vlada,
Abstract:
Os estrangeiros que chegam à Federação Russa devem aprender russo como língua estrangeira para poder ingressar em programas profissionais em instituições de ensino superior russas. Infelizmente, muitos estudantes estrangeiros que ingressam em faculdades de Medicina geralmente não possuem o nível acadêmico necessário de proficiência em russo. Por isso, as instituições de ensino superior russas desenvolvem cursos on-line e introduzem recursos digitais adicionais no processo educacional. A necessidade de conteúdo educacional de alta qualidade aumentou devido à pandemia do COVID-19. É por isso que a Peoples’ Friendship University da Rússia convida estudantes estrangeiros em programas pré-universitários biomédicos para fazer um curso on-line no estilo científico da língua russa do nível elementar ao B1. O objetivo deste estudo é duplo: primeiro, tentamos examinar como a atitude dos alunos em relação ao russo como língua estrangeira, a esfera motivacional e o desempenho mudam à medida que fazem o curso; em seguida, examinamos o nível de satisfação dos estrangeiros com esses cursos em dois anos - em 2018, no período pré-pandemia, e, em 2021, quando a pandemia de COVID-19 teve um impacto claro no uso extensivo do ensino a distância. Para tanto, utilizamos questionários modificados de Orlov (2014), e criamos um questionário que todos os alunos estrangeiros deveriam responder ao concluir os cursos. O estudo mostrou que estudantes estrangeiros do perfil biomédico que cursam faculdades preparatórias nos cursos propostos em 2018 e 2021 apresentaram diferenças significativas na esfera motivacional, na natureza de sua atitude em relação aos cursos on-line aplicados. Esses achados permitem concluir que esses cursos são uma forma complementar válida de treinamento que pode ser usada em qualquer situação que torne o ensino presencial impraticável e pode ser usado como material para trabalho independente dentro do sistema tradicional de ensino presencial.
Daiane Padula Paz, Edilson Pontarolo,
Abstract:
Este artigo tem por objetivos realizar uma revisão da literatura sobre Competência Digital Docente para composição de um portfólio referencial de produções científicas relevantes; caracterizar o estado do conhecimento sobre esse tema por meio da análise sistêmica do portfólio levantado e identificar oportunidades de pesquisas sobre Competência Digital Docente. Para tanto, utilizou-se o método ProKnow-C, o qual, por intermédio de critérios definidos em suas etapas, permitiu selecionar um portfólio bibliográfico de referências de destaque na literatura internacional, oriundas das bases de dados Web of Science e Scopus. O referido portfólio resultou em 47 artigos relevantes sobre Competência Digital Docente, os quais foram submetidos a análises bibliométrica e sistêmica. Os resultados permitiram obter uma visão holística e profunda sobre o objeto de pesquisa, identificando o reconhecimento científico do material mediante fatores de impacto, autores especialistas sobre o tema, sua filiação institucional, teor das pesquisas, bem como lacunas e oportunidades de estudos futuros.
, Eva Matarín Rodríguez-Peral, Carolina Mejía Corredor
Abstract:
A pandemia de COVID-19 causou incerteza e instabilidade na população em relação à capacidade das instituições de administrar e mitigar seu impacto. Em tal emergência, é possível perguntar como as instituições de ensino superior lidaram com essa situação e que elementos da administração institucional tiveram maior influência no controle do estresse e da ansiedade acadêmica. O objetivo deste estudo é medir o nível de ansiedade acadêmica entre os estudantes universitários na Ibero-América desde março de 2020, como resultado da pandemia de COVID-19. O estudo também procura identificar as variáveis associadas, algumas ligadas à esfera digital, que afetam a percepção da avaliação feita por esses estudantes da gestão institucional realizada pelas instituições de ensino superior na Ibero-América. Este artigo fornece os resultados quantitativos da pesquisa que coletou dados utilizando uma pesquisa on-line realizada de 6 a 24 de abril de 2020 em algumas universidades de ensino superior da Ibero-América, incluindo um total de 523 estudantes pesquisados. A análise dos dados se baseia apenas nas respostas dos entrevistados da pesquisa registrados em instituições de seis países ibero-americanos. Os resultados identificam variáveis psicossociais associadas com o nível de ansiedade acadêmica percebido pelos estudantes. Eles também apontam para a necessidade de as instituições de ensino superior na Ibero-América reverem seus modelos de gestão a fim de garantir suas comunidades educacionais (por exemplo, estudantes). Esse apoio consiste em reforçar as competências transversais que aumentam a capacidade de transformar o modelo educacional.
Abstract:
Verb classes are defined in lexical-semantics literature as syntactically coherent groups of verbs that also share meaning components. Thus, the investigation of verb classes leads to important insights into the syntax-semantics interface. In this perspective, starting from Levin’s (1993) foundational work for English, many authors have developed analyses for the syntactic-semantic classification of verbs in different languages. The aim of this paper is to provide an overview of such studies, focusing on those that constitute online open access resources for the syntactic-semantic classification of verbs: VerbNet for English, BVI for Basque, AnCoraVerb for Spanish and Catalan, VerboWeb for Brazilian Portuguese, CROVALLEX for Croatian, and VALLEX for Czech. Thus, this paper reviews the general theoretical assumptions on verb classification shared by all the works presented, and shows the specific characteristics of each one, considering the body of data, the specific theoretical perspective, analyses and methodology, and the search engines they provide. Finally, it offers a comparative analysis of two specific verb classes (namely, image creation verbs and verbs of creation and transformation), drawing on data from the studies mentioned above. Although these resources assume a specific lexical-semantic approach for verb classification, they provide valuable data and analyses that can be useful for research in different theoretical perspectives.
Abstract:
O ensino superior é constantemente desafiado a aumentar a qualidade do ensino e a motivação dos alunos. Este estudo avalia o impacto de um programa de Aprendizagem-Serviço para promover aprendizagem significativa e motivação na formação inicial de professores. Aprendizagem-Serviço é uma abordagem de ensino e aprendizagem que integra o conteúdo curricular com o serviço comunitário. Esta pesquisa reflete a experiência de 31 alunos do grau de Educação Infantil em um programa de Aprendizagem-Serviço no qual se desenvolveram jogos e materiais didáticos adaptados às necessidades de crianças com dificuldades de aprendizagem em escolas da região. Após o término do projeto, foi realizado um estudo qualitativo por meio de pesquisas on-line para conhecer as opiniões e experiências dos alunos sobre a metodologia. Os resultados indicam que o Aprendizagem-Serviço, por um lado, melhora a aquisição de aprendizagem prática sobre a atenção à diversidade e é uma metodologia que pode ser motivadora, e, por outro lado, que quando o Aprendizagem-Serviço é realizado, os estudantes universitários se sentem mais solidários e consideram que suas ações podem ter um impacto positivo em seu ambiente.
Francisco Recio-Muñoz, Jorge Martínez-Pérez, Sara Cebrián Cifuentes
Abstract:
A transição de um sistema de ensino presencial para um a distância implica um ecossistema para o processo de ensino e aprendizagem em que a participação e a interação assumem novos desafios para alunos e professores. Esta pesquisa tem como foco investigar de forma exploratória a dinâmica de participação dos alunos em aulas síncronas por meio do uso da webcam, buscando conhecer as situações que os levam a fazer uso efetivo dela ou sua desativação com a finalidade de fazer futuras propostas technopedagógicas para a participação ativa e capacitada dos alunos. Foram realizadas análises estatísticas descritivas, univariadas (ANOVA) e multivariadas (MANOVA). A amostra é composta por 142 estudantes do ensino superior. Os resultados revelaram que o corpo discente mostra-se mais relutante quanto à ativação da webcam como meio de participação e interação nas sessões síncronas devido ao elevado número de participantes ou à predominância de metodologias como a palestra, entre outros fatores. A réplica digital das sessões presenciais tem gerando uma reprodução de elementos audiovisuais para promover espaços de participação em que as ferramentas e práticas implementadas não convencem o corpo discente a utilizá-las.
Paula Rojas-García, , , Laura Jiménez-Pérez
Abstract:
Este artículo tiene por objetivo sistematizar información empírica sobre las intervenciones de videojuegos educativos en el nivel de Educación Secundaria, mediante la descripción de los participantes, caracterización de la variable independiente, efectividad, limitaciones y proyecciones de los estudios. Para ello, se realizó una revisión sistemática de la literatura, donde se analizaron artículos publicados en las bases de datos Web of Science, Scopus y SciELO, entre los años 2016 y 2021, logrando una muestra final de 19 investigaciones. Los resultados destacan que el continente europeo y concretamente España han desarrollado el mayor número de publicaciones relacionadas con intervenciones de videojuegos en este nivel educativo. Sin embargo, se utilizaron muestras poco representativas. También, se evidenció que se utilizan principalmente estrategias pedagógicas vinculadas al área de las matemáticas para integrar la tecnología al aula, dejando de lado la promoción del área humanista en relación con esta herramienta digital. Finalmente, todas las intervenciones mostraron efectividad, no obstante, se requiere avanzar en esta línea de investigación que está en un nivel de desarrollo incipiente en la educación secundaria, considerando los beneficios que mostraron para propósitos educativos. En conclusión, las intervenciones que incluyen tecnologías en contextos escolares obtienen resultados positivos en el proceso de enseñanza–aprendizaje, ayudando a desarrollar tanto contenidos como habilidades transversales en los educandos.
Angela María Lopera Molano
Abstract:
La apropiación social de las TIC en contextos rurales es un desafío para los gobiernos y los agricultores, que requieren de las TIC para fortalecer los procesos de producción y comercialización, a través de proyectos para la inclusión y la alfabetización digital. El propósito de este artículo es analizar cómo se ha estudiado este fenómeno, desde qué enfoques o perspectivas teóricas y cuáles son los abordajes necesarios a futuro para lograr la apropiación social de las TIC en el sector agrícola. Una revisión sistemática de la literatura identificó cuatro líneas de investigación, desde 2010 a 2020. La tendencia principal es hacia el estudio de los usos y la adopción de las TIC, a partir de la identificación de variables cuantitativas de uso y no uso; también aparecen investigaciones centradas en los procesos de apropiación social, no solo para la agricultura, sino para la vida cotidiana de las comunidades, que es donde debe iniciar la alfabetización digital. Se pudo concluir que la línea de investigación sobre apropiación social tiene un componente conceptual y metodológico que la diferencia de los estudios de usos y adopción de las TIC, porque se enfoca en el reconocimiento autónomo que hacen los agricultores sobre los beneficios o debilidades del uso de las TIC; además, hay una desconexión entre la identificación de los usos y cómo éstos pueden contribuir a los procesos de apropiación de las TIC en el sector agrícola, lo que implica un acercamiento metodológico cualitativo y no solo la medición cuantitativa.
Abstract:
O envolvimento cognitivo (EC) do aluno é um pré-requisito para uma aprendizagem significativa. Este texto analisa o EC do aluno numa proposta baseada no modelo Flipped Classroom (FC) na educação a distância (EaD). Implementou-se a proposta no ensino secundário português, através de um ciclo de investigação-ação, durante a pandemia Covid-19, com aulas assíncronas e síncronas divididas em atividades conduzidas pelo professor (ACP) e atividades centradas no aluno (ACA). Com o objetivo de compreender a influência do design das atividades no EC do aluno e o impacto da proposta nos desempenhos acadêmicos dos alunos, analisaram-se os discursos dos alunos, as percepções sobre a EaD e os testes de avaliação de conhecimentos. Os resultados mostraram níveis superiores de EC do aluno nas ACA, pois estas permitiram um papel mais ativo dos alunos na construção do conhecimento, uma maior facilitação da professora e aprendizagens com os pares. Os desempenhos acadêmicos dos alunos foram superiores na EaD comparativamente ao ensino presencial, o que pode estar associado aos indicadores de EC (autopercepções positivas, autoeficácia e compreensão dos conteúdos) identificados nas percepções dos alunos. Porém, a mesma análise também identificou vários aspetos que carecem de melhoria para potenciar o modelo FC na EaD.
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma metodologia inovadora em pesquisa qualitativa utilizada numa pesquisa de pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica. Identificamos a apropriação do termo “gestão democrática” nos Planos de Desenvolvimento Institucionais (PDI) dos Institutos Federais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Brasil, a partir de duas premissas: a primeira supõe que em uma instituição criada 20 anos após a Constituição Federal de 1988, o conceito de “gestão democrática” é exercido em sua totalidade e está presente em seu principal documento de planejamento institucional; a segunda é a de que o conceito traz a semântica diretamente relacionada com a dimensão política e pedagógica da gestão escolar, reforçando o tripé ensino, pesquisa e extensão. Tudo isso é resultado de uma instituição educacional comprometida com a formação cidadã e voltada para o mundo do trabalho. Para esta análise, utilizou-se o software IRaMuTeQ como ferramenta de apoio na análise de textos. Avaliou-se, também, a usabilidade da ferramenta para esta tarefa. Este estudo analisou os PDI de 38 Institutos Federais, publicados entre 2014 e 2020 em seus respectivos sites institucionais. A partir das técnicas de Classificação Hierárquica Descendente (CHD), Análise de Similitude e Análise Fatorial por Correspondência (AFC), buscou-se entender como o conceito gestão democrática está materializado e quais são as conexões lexicais nos documentos. Concluiu-se que os PDI são documentos importantes e refletem o entendimento da instituição a cerca do conceito de gestão democrática. As premissas se mostraram parcialmente verdadeiras. Quando foram analisadas as conexões lexicais, o conceito de gestão democrática se mostrou insipiente ou ainda desconectado de outros conceitos com os quais esperava-se dialogar. Esse resultado fomenta a necessidade de novas análises para compreender melhor o fenômeno. Também se confirmou, neste trabalho, o potencial de uso dos recursos técnicos do IRaMuTeQ como ferramenta metodológica em pesquisas qualitativas.
Back to Top Top