Journal Information
ISSN / EISSN : 2316-9451 / 2316-9451
Total articles ≅ 130
Current Coverage
DOAJ
ESCI
Archived in
SHERPA/ROMEO
Filter:

Latest articles in this journal

Ramon Da Cunha Lopes, Márcio Fantini Miranda, Paulo Eduardo Maciel de Almeida, Elizabeth Fialho Wanner
Abstract:
Neste trabalho é proposta a aplicação dos conceitos de energia e densidade de movimento em sistemas inteligentes de tráfego urbano, usados como ferramenta para modelagem e atuação em uma rede de tráfego urbano. A principal contribuição está relacionada com a metodologia de modelagem que, ao adotar a quantidade de movimento como variável de estado de modelo, reduz sua estrutura e consequentemente facilita a utilização para um controle de tráfego por região. Foram coletados dados reais da BHTrans de cinco regiões do centro da cidade de Belo Horizonte, e obtidas métricas que associam a velocidade média e o tamanho das filas de veículos para o cálculo da densidade de movimento. Testes foram feitos utilizando um simulador de tráfego e os resultados foram comparados com dados reais das vias.
Artur Martins Mol, Hebert Phillipe Martins Pereira, Ana Luiza Do Nascimento Guercy, Michelle Nery Nascimento, Mônica Da Consolação Machado, Lucila Ishitani
Abstract:
Com o aumento da expectativa de vida, o envelhecimento saudável passou a ser uma necessidade do meio social. Jogos digitais têm o potencial de melhorar o tempo de lazer e a conexão social dos idosos, além de ser uma opção de ferramenta que pode beneficiar a função cognitiva. No entanto, a maioria dos jogos digitais atualmente disponíveis no mercado são direcionados ao público mais jovem, e contêm conteúdo que, geralmente, não são atrativos para os idosos. Visando identificar os atributos e valores em jogos que sejam interessantes na perspectiva dos idosos, foi aplicada a teoria meios-fins. Para isso, foram realizadas entrevistas com 22 participantes com idade a partir de 60 anos, utilizando a técnica de laddering, que permite gerar, como um de seus resultados, o Mapa Hierárquico de Valor. As hierarquias construídas permitiram o entendimento das relações entre os atributos dos jogos, as consequências e os valores relatados sob o ponto de vista dos idosos entrevistados. Os 16 atributos identificados, em conjunto com as 12 consequências e 12 valores contribuem para o desenvolvimento de jogos com foco no público da terceira idade.
, Maritza Camilli Almeida Brito
Abstract:
Minimizar uma função real, com as mais diversas particularidades, tem configurado um dos principais desafios matemáticos no campo da Otimização. Dentre tais problemas, a minimização de funções sem restrições, conhecida como otimização irrestrita, tornou-se um ramo de estudo específico sob o qual foram desenvolvidas estratégias matemáticas e computacionais que, ante certas condições e limitações, garantem a identificação de pontos críticos – possíveis candidatos a minimizadores globais. Pensando em explorar tais técnicas, o presente estudo visa analisar as potencialidades e fragilidades de cinco desses métodos iterativos: método do Gradiente, método de Newton, método Quase-Newton BFGS, método de Região de Confiança e método do Gradiente Conjugado Não Linear. Para efetivar os objetivos da pesquisa, além da análise teórica e implementação computacional de cada método, buscou-se examinar seu desempenho em um conjunto de dez funções-teste propostas por Moré, Garbow e Hillstrom (1981). Os resultados evidenciam um comparativoque aponta vantagens e desvantagens de cada método estudado, de acordo com o problema, a convergência e as possíveis dificuldades que podem ser encontradas ao longo do processo de otimização.
Igor Passos dos Santos, João Damázio Vale Carvalho Carvalho Filho, Ricardo Roberto Plaza Teixeira
Abstract:
Este artigo analisa a implementação do experimento de Eratóstenes no Brasil dos dias de hoje. A partir de questionamentos trazidos pelos próprios estudantes, foi incorporada a ideia de usar ferramentas tecnológicas de comunicação para a realização de medições do tamanho das sombras de hastes verticais de um metro de altura, geradas pelos raios solares, simultaneamente, nas cidades de Pedreiras - MA e São Paulo - SP, de modo análogo à ideia do experimento proposto por Eratóstenes, na antiguidade, para determinar o tamanho de nosso planeta. Além disso, este trabalho busca refletir sobre as relações do terraplanismo, como movimento de negação da ciência, com o conceito de pós-verdade e sobre a natureza e os métodos utilizados em observações experimentais com características científicas.
Augusto Veríssimo Victor dos Santos, Bartolomeu Chindumbo Delfino, Justo Cassinda Victor dos Santos
Abstract:
Neste artigo apresentamos o resultado de um trabalho desenvolvido com um grupo de estudantes do primeiro ano do curso de Aquicultura da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade José Eduardo dos Santos, Huambo (Angola). O objetivo do trabalho é desenvolver habilidades em ferramentas para a solução e interpretação de exercícios relacionados a modelos ecológicos unidimensionais. Especificamente, o trabalho culminou na resolução metodológica de problemas com o modelo de Beverton-Holt.
Celina Aparecida Almeida Pereira Abar, Daniela Vieira Cunha
Abstract:
Este artigo é resultado de um projeto de formação de professores de Matemática para o uso de tecnologias digitais e com propostas de ações inovadoras. Tem como objetivo identificar, a partir de reflexões apresentadas pelos participantes de duas oficinas realizadas no contexto da Realidade Aumentada (RA), contribuições desse processo formativo. Aspectos do ciclo expansivo na perspectiva de Engeström (1987) foram considerados nas análises dos momentos de participação dos professores nas atividades desenvolvidas. Nos últimos anos e, atualmente, a pesquisa e a prática mostraram que o uso da tecnologia pode desempenhar um papel importante na compreensão de conteúdos matemáticos. O professor deve estar preparado para o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na prática docente, para que possa aprimorar o processo de ensino e de aprendizagem de conteúdos matemáticos. Por ser uma tecnologia atual, muitos docentes desconhecem a importante contribuição da RA como uma prática pedagógica. Este artigo discorre sobre duas propostas de oficinas de formação inicial e de formação continuada no contexto da RA por meio de manipulação de sólidos. Os participantes foram professores em formação inicial e professores do Ensino Fundamental II, e os aplicativos de RA utilizados foram Augment e GeoGebra 3D com RA. A proposta despertou o interesse de professores pela possibilidade e capacidade de ensinar de forma divertida e confortável para o aluno.
Antônio Augusto De Faria Guimarães Melo Pertence, Rosilane Ribeiro da Mota, Luciana De Oliveira Assis
Abstract:
Dementia is characterized by marked cognitive impairment and is a prevalent mental illness among older people. Alzheimer’s disease is the most frequent form of dementia, affecting memory and other cognitive functions. Although there is no cure for the disease, there are treatments that can relieve cognitive symptoms and control the behavior of affected individuals. In recent years, there has been a progressive increase in the use of applications designed for smartphones and tablets for the non-pharmacological treatment of dementia. This article describes the development of an application for mobile devices with the Android® platform operating system based on guidelines established in the literature to be used by health professionals who provide care for older people with a diagnosis of mild to moderate dementia due to Alzheimer’s disease. The application was evaluated employing usability tests and questionnaires, the results of which indicated that the application met the proposed objectives, validating the guidelines established in the literature for the development of applications for this population.
Isabel Cristina Teixeira da Silva, Mara Elisângela Jappe Goi
Abstract:
Pesquisas na área do Ensino de Ciências têm constatado que o livro didático exerce influência direta no ensinar e no apreender, sendo um dos principais balizadores no planejamento das aulas pelos educadores. Vários autores, por sua vez, defendem que a compreensão da História da Ciência contribui para aprendizagem dos conceitos científicos, entretanto ressaltam que a falta de fontes bibliográficas adequadas, atrelada à falta de formação específica são empecilhos a sua utilização em sala de aula. Nesse sentido, o presente trabalho busca investigar como a História da Ciência vem sendo apresentada nos livros didáticos de Química, de modo a auxiliar o professor em sua implantação no ensino e paralelamente apontar problemas e levantar questões relevantes para futuras adequações. Com esse intuito, realizou-se a análise das seis coleções de livros didáticos de Química (Manual do Professor), aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM/2018). Como técnica de análise dos dados, foi utilizada a Análise de Conteúdo de Bardin, constituindo-se como uma pesquisa qualitativa. Como resultado aponta-se que há uma razoável frequência da História da Ciência na maioria dos manuais escolares analisados, no entanto, a falta de articulação com os conceitos apresentados transforma-a numa informação isolada, sendo utilizada como complemento do conteúdo.
Caroline Subirá Pereira, Cristiane De Fátima Budek Dias, Marcos Mincov Tenório, Guataçara Dos Santos Junior
Abstract:
A Sala de Aula Invertida é uma proposta de ensino híbrido que vem sendo muito discutida e aplicada na formação de engenheiros nos cursos do Ensino Superior. Este artigo visa investigar a viabilidade da metodologia Sala de Aula Invertida, aplicada na formação de engenheiros, a partir das publicações científicas que trabalham com esta temática. Para atingir esse objetivo seguiu-se a metodologia de revisão sistemática Methodi Ordinatio, a qual faz uso de passos sistêmicos que possibilitam a ordenação dos artigos por relevância, considerando três importantes características: o número de citações, o fator de impacto e o ano da publicação. A busca pelos artigos foi realizada nas bases: Science Direct, Scielo, Scopus e Web of Science, no ano de 2018. Foram encontrados 325 artigos e a análise mais detalhada se deu sobre os 15 primeiros trabalhos classificados pela ordem de relevância dada pela metodologia utilizada. Os resultados apontaram para ausência de material teórico que direcione a prática docente a partir do modelo pedagógico da Sala de Aula Invertida, para a escassez da abordagem do tema na formação docente e para dificuldades docentes para a prática. Em contrapartida, aponta para os benefícios do modelo visando a formação de engenheiros com eficácia.
Marcelo Machado Viana, Atenildo Gonçalves Barbosa Junior
Abstract:
As simulações computacionais têm sido uma importante ferramenta de ensino frequentemente utilizada no ensino médio, contribuindo para a interatividade e inserção de tecnologias da informação e comunicação (TICs) no contexto escolar. No Ensino de Química, vários temas podem ser abordados utilizando essa tecnologia de ensino. Neste trabalho, o conteúdo eletroquímica foi escolhido por apresentar diversos exemplos tecnológicos e aplicação direta em nosso cotidiano. Inicialmente, foram realizadas uma revisão bibliográfica e uma análise das simulações deste tema disponíveis na internet, com base em critérios abordados na literatura sobre a qualidade de softwares educacionais. Alguns critérios como: facilidade de uso, recursos motivacionais, adequação dos recursos de mídia às atividades pedagógicas e conteúdos foram discutidos. Em particular, este trabalho traz uma contribuição para professores e alunos do Ensino Médio no sentido de auxiliar na escolha pela simulação a ser explorada nos processos de ensino e de aprendizagem do conteúdo eletroquímica.
Back to Top Top