Journal Information
ISSN / EISSN : 2316-9451 / 2316-9451
Total articles ≅ 124
Current Coverage
ESCI
DOAJ
Archived in
SHERPA/ROMEO
Filter:

Latest articles in this journal

Caroline Subirá Pereira, Cristiane De Fátima Budek Dias, Marcos Mincov Tenório, Guataçara Dos Santos Junior
Abstract:
A Sala de Aula Invertida é uma proposta de ensino híbrido que vem sendo muito discutida e aplicada na formação de engenheiros nos cursos do Ensino Superior. Este artigo visa investigar a viabilidade da metodologia Sala de Aula Invertida, aplicada na formação de engenheiros, a partir das publicações científicas que trabalham com esta temática. Para atingir esse objetivo seguiu-se a metodologia de revisão sistemática Methodi Ordinatio, a qual faz uso de passos sistêmicos que possibilitam a ordenação dos artigos por relevância, considerando três importantes características: o número de citações, o fator de impacto e o ano da publicação. A busca pelos artigos foi realizada nas bases: Science Direct, Scielo, Scopus e Web of Science, no ano de 2018. Foram encontrados 325 artigos e a análise mais detalhada se deu sobre os 15 primeiros trabalhos classificados pela ordem de relevância dada pela metodologia utilizada. Os resultados apontaram para ausência de material teórico que direcione a prática docente a partir do modelo pedagógico da Sala de Aula Invertida, para a escassez da abordagem do tema na formação docente e para dificuldades docentes para a prática. Em contrapartida, aponta para os benefícios do modelo visando a formação de engenheiros com eficácia.
Marcelo Machado Viana, Atenildo Gonçalves Barbosa Junior
Abstract:
As simulações computacionais têm sido uma importante ferramenta de ensino frequentemente utilizada no ensino médio, contribuindo para a interatividade e inserção de tecnologias da informação e comunicação (TICs) no contexto escolar. No Ensino de Química, vários temas podem ser abordados utilizando essa tecnologia de ensino. Neste trabalho, o conteúdo eletroquímica foi escolhido por apresentar diversos exemplos tecnológicos e aplicação direta em nosso cotidiano. Inicialmente, foram realizadas uma revisão bibliográfica e uma análise das simulações deste tema disponíveis na internet, com base em critérios abordados na literatura sobre a qualidade de softwares educacionais. Alguns critérios como: facilidade de uso, recursos motivacionais, adequação dos recursos de mídia às atividades pedagógicas e conteúdos foram discutidos. Em particular, este trabalho traz uma contribuição para professores e alunos do Ensino Médio no sentido de auxiliar na escolha pela simulação a ser explorada nos processos de ensino e de aprendizagem do conteúdo eletroquímica.
Cleonir Coelho Simões, Marcos Rincon Voelzke, Wagner Barbosa De Lima Palanch
Abstract:
O presente artigo consiste em um mapeamento realizado nos principais Bancos de Teses e Dissertações entre os anos de 2013 e 2019, com o objetivo de verificar a presença de publicações sobre o Ensino de Astronomia. Busca-se responder à seguinte questão de pesquisa: Quais são as tendências metodológicas e temáticas evidenciadas nas Teses e Dissertações publicadas no período compreendido entre janeiro de 2013 e novembro de 2019? Trata-se de uma pesquisa qualitativa e do tipo Estado da Arte. Obtiveram-se 289 publicações, das quais, 27 correspondem a Teses de Doutorado e 262 a Dissertações de Mestrado. Destacam-se o crescimento do número de publicações no período analisado, o Ensino Médio como o nível de ensino contemplado pelo maior número de publicações e Conteúdo-Método, Formação de Conceitos e Recursos Didáticos como os focos temáticos mais frequentes nas Teses e Dissertações analisadas.
, Erivan De Paula Santos Neto
Abstract:
Dentre as muitas atribuições de um engenheiro eletricista, o controle de sistemas é uma tarefa primordial para o sucesso de um negócio. Esse gerenciamento é fundamental para garantir o controle da produção, reduzir custos, evitar prejuízos e visar lucros. No entanto, gerenciar sistemas de controle é um desafio que pode consumir muito tempo do gestor, inviabilizando outras ações de extrema importância para a produtividade e o crescimento da empresa. Para facilitar esse trabalho, o mercado tem desenvolvido e aperfeiçoado programas que possibilitam esse controle de forma mais simples e funcional. Nessa perspectiva, esse trabalho tem como objetivo utilizar fundamentos de sistemas de controle para ajustar a velocidade desejada de uma esteira transportadora industrial. Para isso, também foram inseridos controladores com ações independentes no sistema: do tipo proporcional (P), proporcional-integral (PI), proporcional-derivativo (PD) e proporcional-integral-derivativo (PID), apresentando os resultados obtidos a partir do desempenho do sistema para cada um dos casos, com suas respectivas discussões e conclusões.
Antônio Augusto De Faria Guimarães Melo Pertence, Rosilane Ribeiro da Mota, Luciana De Oliveira Assis
Abstract:
Dementia is characterized by marked cognitive impairment and is a prevalent mental illness among older people. Alzheimer’s disease is the most frequent form of dementia, affecting memory and other cognitive functions. Although there is no cure for the disease, there are treatments that can relieve cognitive symptoms and control the behavior of affected individuals. In recent years, there has been a progressive increase in the use of applications designed for smartphones and tablets for the non-pharmacological treatment of dementia. This article describes the development of an application for mobile devices with the Android® platform operating system based on guidelines established in the literature to be used by health professionals who provide care for older people with a diagnosis of mild to moderate dementia due to Alzheimer’s disease. The application was evaluated employing usability tests and questionnaires, the results of which indicated that the application met the proposed objectives, validating the guidelines established in the literature for the development of applications for this population.
Isabel Cristina Teixeira da Silva, Mara Elisângela Jappe Goi
Abstract:
Pesquisas na área do Ensino de Ciências têm constatado que o livro didático exerce influência direta no ensinar e no apreender, sendo um dos principais balizadores no planejamento das aulas pelos educadores. Vários autores, por sua vez, defendem que a compreensão da História da Ciência contribui para aprendizagem dos conceitos científicos, entretanto ressaltam que a falta de fontes bibliográficas adequadas, atrelada à falta de formação específica são empecilhos a sua utilização em sala de aula. Nesse sentido, o presente trabalho busca investigar como a História da Ciência vem sendo apresentada nos livros didáticos de Química, de modo a auxiliar o professor em sua implantação no ensino e paralelamente apontar problemas e levantar questões relevantes para futuras adequações. Com esse intuito, realizou-se a análise das seis coleções de livros didáticos de Química (Manual do Professor), aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM/2018). Como técnica de análise dos dados, foi utilizada a Análise de Conteúdo de Bardin, constituindo-se como uma pesquisa qualitativa. Como resultado aponta-se que há uma razoável frequência da História da Ciência na maioria dos manuais escolares analisados, no entanto, a falta de articulação com os conceitos apresentados transforma-a numa informação isolada, sendo utilizada como complemento do conteúdo.
Indaclécio Paulo dos Santos, José Ivanildo Felisberto de Carvalho
Abstract:
Este texto apresenta um recorte de uma pesquisa que objetiva desenvolver, aplicar e analisar uma sequência de atividades caracterizada como ecologia de aprendizagem orientada para o Ensino e Aprendizagem de Probabilidade nos anos finais do Ensino Fundamental. Para isto foram selecionados estudantes dos 7o e 8o anos do Ensino Fundamental de uma escola pública no estado de Pernambuco. Baseado na teoria do Design Experiments, a pesquisa foi realizada por meio de três ciclos investigativos envolvendo respectivamente os conceitos de aleatoriedade, espaço amostral e quantificação e comparação de probabilidades. No desenvolvimento do design, percebemos que as principais dificuldades apresentadas pelos estudantes estão centradas no mapeamento das possibilidades, o que se deve à falta de repertório de estratégias utilizadas para combinações, ou porque os estudantes não as conhecem, ou porque não sabiam aplicá-las nas atividades. Os resultados apontam que os recursos e atividades vivenciados junto aos estudantes possibilitaram a aprendizagem do conhecimento probabilístico deste grupo. Dentre os resultados, afirmamos a construção conceitual das noções de probabilidade perpassando pela compreensão das diferentes situações de natureza aleatória e por situações envolvendo as concepções frequentista e clássica de probabilidade.
Rodolfo Chaves, Mariana Dos Santos Cezar, Bea Karla Flores Machado Teixeira
Abstract:
Neste artigo apresentamos, como resultado de uma pesquisa de abordagem qualitativa, alguns regimes de verdade, sustentados por mitos positivistas. Na investigação, tomamos resíduos de enunciação relativos à Matemática e a discursos que a tomam como dispositivo de controle, logo, de exclusão social. Para tal, utilizamos o método de análise da produção de significados, pertinente ao Modelo dos Campos Semânticos, com o objetivo de produzir significados a regimes de verdade que envolvem discursos voltados à manutenção de uma concepção de Matemática universalista. Como resultado constituímos três núcleos, com suas respectivas estipulações locais, objetos, legitimidades e interlocutores. Daí, verificamos que o núcleo das antíteses aos regimes de verdade positivistas encontra-se diametralmente oposto ao núcleo do Index librorum prohibitorum, e suas estipulações locais são antíteses às estipulações dos dois primeiros núcleos apresentados. Verificamos, ainda, que as estipulações locais do núcleo do Index librorum prohibitorum são sustentadas por mitos positivistas que, acrescidos da ideologia da competência, formam um substrato que nutre sistemas de exclusão dos discursos. Tais discursos, por sua vez, acabam por sustentar as estipulações locais do núcleo das antíteses aos regimes de verdade positivistas.
Mauro José da Rocha, João Bosco Laudares, Silvio Alves de Souza
Abstract:
Este artigo apresenta a criação e aplicação de um Objeto de Aprendizagem - OA digital, como resultado de pesquisa de mestrado. Foi elaborada uma sequência de atividades envolvendo funções trigonométricas seno, cosseno e suas inversas, para apoio ao professor do ensino médio e cursos técnicos da área de Eletroeletrônica. A metodologia da investigação utilizou aportes teóricos e parâmetros da Informática Educativa, especialmente, quanto a elaboração de Objeto de Aprendizagem. As atividades foram estruturadas em uma Sequência Didática, priorizando circuitos elétricos e triângulo de potências através da análise de representações gráficas. O OA foi testado por vinte e um estudantes do segundo ano do curso técnico em Eletrônica de uma escola técnica. Foram categorizados tipos de erros que facilitaram a análise da aplicação do OA, constatando a eficácia do experimento.
Júlio Paulo Cabral dos Reis, Neuber Silva Ferreira, Atália Júlio Benedito, Guilherme Mendes Tomaz dos Santos
Abstract:
Na atualidade, a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s) como recurso didático para os processos de ensino e aprendizagem, em particular na Matemática, já é uma realidade. Neste contexto, o objetivo desse artigo foi analisar a presença das TDIC’s, em sete coleções de livros didáticos do Ensino Médio, no período de 2015 a 2017, referente ao conteúdo de funções: afim, quadrática, exponencial e logarítmica. Tais coleções foram escolhidas com base no catálogo dos livros didáticos para o Ensino Médio, aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNDL) e também pela utilização destas coleções na instituição dos autores. Por meio de uma pesquisa Qualitativa, com natureza exploratória e tendo-se a pesquisa documental como procedimento técnico. Como suporte para analisar os livros, utilizamos os seguintes documentos oficiais nacionais: Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM), os PCN’s+ e a Base Nacional Curricular Comum (BNCC). A partir deles, elaboramos uma matriz referência de análise. Tal matriz buscou sumarizar, nos livros a presença das TDIC’s e elementos/características para a utilização das TDIC’s no ensino de matemática. Os principais resultados apontaram que, dos sete livros, seis sugerem a utilização de softwares livres e calculadoras. Nenhum livro menciona a utilização de smartphones e tablets. Constatamos, ainda, que existe uma carência efetiva da presença das TDIC’s, de modo a indicar uma necessidade de maiores interlocuções didático-pedagógicas para o ensino de funções no Ensino Médio com ferramentas variadas.
Back to Top Top