Journal Information
ISSN / EISSN : 1982-2073 / 1982-8160
Total articles ≅ 551
Filter:

Latest articles in this journal

Abstract:
A Sociedade Incivil prossegue o trabalho de reflexão sobre a cultura, a mídia e o jornalismo iniciado por Muniz Sodré ainda no início dos anos 1970. Discute-se no artigo as principais teses desenvolvidas na obra, salientando a originalidade das suas premissas e abordagens. O argumento nem por isso a livra de crítica, acusando a falta de dialética presente na sua hermenêutica da mídia e o aprisionamento de suas análises à visão do neoliberalismo que se converteu em estereótipo.
Maria Helena Weber, Carlos Locatelli
Abstract:
Este artigo aborda o conceito de comunicação pública associado ao de esfera pública, ressaltando a importância da pesquisa empírica para o campo, bem como seus limites metodológicos. Por sua natureza normativa, o conceito comunicação pública permite aferir a qualidade da democracia. Mas, ao procurar responder à dimensão fática da comunicação, a pesquisa empírica pode criar armadilhas cognitivas, acionando a dialética entre facticidade e normatividade, entre ser e dever ser. A reflexão ressalta a necessidade de se reconhecer a complexidade desencadeada por objetos que envolvem conflitos comunicacionais na democracia e indica aspectos metodológicos que podem ser privilegiados ao se contrastar fatos sociais, políticos e comunicativos.
Abstract:
O artigo reflete sobre os momentos iniciais da imprensa no Brasil, abordando dois movimentos: o aparecimento do primeiro jornal diário do país, O Diário do Rio de Janeiro, e os circuitos comunicacionais da imprensa da capital do Império para as províncias do interior e destas para o Rio de Janeiro, na década de 1820, mostrando fluxos, contrafluxos e diálogos comunicacionais. Para exemplificar os circuitos comunicacionais em formação, tomamos como objeto de observação o primeiro ano de circulação do jornal mineiro O Universal (1825). Busca-se mostrar que cristalizações sobre a história da imprensa podem ser objetos de revisão historiográfica quando o olhar comunicacional se debruça sobre esse universo histórico.
Abstract:
Com apoio em Goodman e Genette, o autor desenvolve dois conceitos centrais previamente cunhados pelo primeiro – autografia e alografia – para ajudar a responder se a oposição entre filme e TV está relacionada com diferenças na qualidade artística, um debate exacerbado pelo ingresso da Netflix em festivais de cinema. Usando também uma comparação com partituras musicais, o artigo indaga se o espectador do trabalho interativo pode ser chamado de operador, executante, ator ou intérprete.
Celso Frederico
Abstract:
Este texto visa estudar as relações entre ideologia e cultura em três vertentes teóricas que partem do marxismo: a primeira, influenciada pelo estruturalismo, teve como representantes Althusser e Macherey; a segunda, inspirada em Hegel, expressou-se nos trabalhos de Adorno e Jameson; a terceira, ligada à tradição historicista, é representada por Gramsci e Raymond Williams.
Anderson Lopes da Silva
Abstract:
O artigo apresenta quatro ontologias possíveis por meio da natureza, composição, finalidade e localização das relações entre o excesso e o melodrama nas narrativas midiáticas. A concepção de parentesco intelectual é metodologicamente mobilizada em três categorias: identificação do antagônico comum, evidenciação da semelhança na intercomunicação e valorização da dessemelhança como manutenção da autonomia. As considerações finais destacam a não consensualidade sobre a natureza do melodrama; o entendimento binominal sobre a composição relacional excesso/melodrama; disputas de sentido sobre as finalidades de ação do excesso no melodrama; e o entendimento de que as materialidades nas quais incidem o excesso e o melodrama são múltiplas.
Pierre Lévy
Abstract:
O objetivo deste ensaio é apresentar uma visão geral das limitações da Inteligência Artificial (IA) contemporânea e propor uma abordagem para superá-las com uma metalinguagem semântica computável. Proponho que a IA adote um modelo computável e univocal da linguagem humana, a MetaLinguagem da Economia da Informação, um código semântico de minha própria invenção que tem o poder expressivo de uma linguagem natural e a sintaxe de uma linguagem regular. Isso pode abrir novos caminhos para a IA criar uma sinergia entre a democratização do controle de dados e o aprimoramento da inteligência coletiva.
, Felipe Davson Pereira da Silva
Abstract:
Tendo como foco o consumo de filmes sacros durante a Semana Santa, este artigo analisa alguns aspectos da relação entre cinema, cultural visual e práticas religiosas durante a Primeira República, no Rio de Janeiro e no Recife. Nosso objetivo é averiguar como os espectadores, os exibidores cinematográficos e a Igreja negociavam um senso comum ligado às práticas religiosas. No tratamento das fontes, utilizou-se o paradigma indiciário, proposto por Carlo Ginzburg, método de crítica textual adequado à análise de fontes que não representam unidades discursivas. Concluímos com a verificação de algumas estratégias de negociação por parte dos exibidores, tal como a veiculação de filmes sacros em alguns dias do feriado.
, Lucas Reis
Abstract:
O artigo visa compreender as dinâmicas de visibilidade da mobilização on-line antirracismo em 2020 no Twitter e na mídia tradicional on-line brasileira. Trabalhamos com dois materiais. O primeiro é um conjunto de tweets (n = 5.811.499) com menções ao BlackLivesMatter e ao VidasNegrasImportam de 12 de maio a 19 de julho. O segundo estuda 1.650 textos de sites de notícias brasileiros sobre os mesmos temas. Analisando a dinâmica da comunicação e a temporalidade em ambas as mídias, buscamos entender como o assunto foi tratado pela cobertura jornalística e pela mobilização dos usuários. Nossos resultados apontam que o Twitter incorpora primeiro episódios de violência aos movimentos antirracismo, enquanto a mídia tradicional oferece uma cobertura mais estável ao longo do tempo.
Abstract:
O artigo tem o objetivo de analisar a emergência de plataformas de propriedade de entregadores no contexto de plataformização do trabalho. A análise apresenta seis casos em Espanha, França e Brasil, considerando: processos produtivos e organização do trabalho, desafios tecnológicos e construção de plataformas, usos de mídias sociais para organização e comunicação entre trabalhadores, cooperação entre cooperativas e futuro das experiências autogestionadas. As conclusões apontam para o papel central de mídias sociais para comunicação e organização do trabalho, e a cooperação entre cooperativas. Essas iniciativas podem ser o início de um processo mais amplo de plataformas digitais para o bem comum
Back to Top Top