Saber Humano: Revista Científica da Faculdade Antonio Meneghetti

Journal Information
ISSN / EISSN : 2446-6298 / 2446-6298
Current Publisher: Faculdade Antonio Meneguetti (10.18815)
Total articles ≅ 239
Current Coverage
DOAJ
Archived in
SHERPA/ROMEO
Filter:

Latest articles in this journal

Fábio Cardoso Machado
Saber Humano: Revista Científica da Faculdade Antonio Meneghetti, Volume 9, pp 44-63; doi:10.18815/sh.2019v9n15.412

Abstract:
Este artigo investiga a compreensão pré-moderna do direito. O objetivo é demonstrar que antes da modernidade o direito era compreendido mais como um saber prático-prudencial do que como uma expressão do poder político. Para isso, explora as experiências jurídicas romana e medieval. Conclui que a compreensão pré-moderna da juridicidade se contrapõe ao modelo político da lex, predominante a partir da modernidade.
Luciana Fighera Marzall, Marcus Vinicius Nascimento Schleder, Lucas Almeida Dos Santos, Vânia Medianeira Flores Costa, Maria Julia Pegoraro Gai
Saber Humano: Revista Científica da Faculdade Antonio Meneghetti, Volume 9, pp 64-83; doi:10.18815/sh.2019v9n15.395

Abstract:
A principal missão de uma Instituições de Ensino Superior (IES) é formar profissionais capacitados a enfrentar as adversidades do ambiente profissional com as habilidades, conhecimentos e técnicas desenvolvidas em sala de aula. Assim, para medir seu desempenho, as IES precisam conhecer o perfil profissional dos seus alunos egressos. A fim de desvendar esta problemática, a presente pesquisa tem como objetivo identificar os profissionais egressos do cursos de administração da Universidade Federal de Santa Maria entre os anos de 1975 a 2015 e analisar o seu perfil profissional e posição no mercado de trabalho. Como principais resultados identificou-se que 87,5 % do total dos pesquisados estão empregados, porém pouco mais da metade (57,7%) trabalha exercendo cargos de áreas de administração.A principal missão de uma Instituições de Ensino Superior (IES) é formar profissionais capacitados a enfrentar as adversidades do ambiente profissional com as habilidades, conhecimentos e técnicas desenvolvidas em sala de aula. Assim, para medir seu desempenho, as IES precisam conhecer o perfil profissional dos seus alunos egressos. A fim de desvendar esta problemática, a presente pesquisa tem como objetivo identificar os profissionais egressos do cursos de administração da Universidade Federal de Santa Maria entre os anos de 1975 a 2015 e analisar o seu perfil profissional e posição no mercado de trabalho. Como principais resultados identificou-se que 87,5 % do total dos pesquisados estão empregados, porém pouco mais da metade (57,7%) trabalha exercendo cargos de áreas de administração.
Expediente Saber Humano
Saber Humano: Revista Científica da Faculdade Antonio Meneghetti, Volume 9, pp 1-4; doi:10.18815/sh.2019v9n15.422

Bruno Fleck Da Silva
Saber Humano: Revista Científica da Faculdade Antonio Meneghetti, Volume 9; doi:10.18815/sh.2019v9n15.421

Marieli Ferreira Dos Santos, Roberta Rodrigues Faoro, Juliana Matte, Daniel Hank Miri, Mayron Dalla Santa De Carvalho, Vandoir Welchen, Cassiane Chais, Paula Patricia Ganzer, Pelayo Munhoz Olea
Saber Humano: Revista Científica da Faculdade Antonio Meneghetti, Volume 9, pp 84-104; doi:10.18815/sh.2019v9n15.360

Abstract:
Para o êxito na melhoria dos processos produtivos, é relevante realizar o mapeamento e os ajustes através do redesenho de processos. Nesta perspectiva, a tecnologia da informação é aliada. Os mapas de processos mostram os eventos que produzem um resultado final, tornando-se uma ferramenta de planejamento e gestão que descreve visualmente o fluxo de trabalho. Dessa forma, o objetivo do estudo foi analisar e propor melhorias nos processos produtivos de uma empresa gaúcha do ramo de laticínios. Um diagnóstico empresarial foi realizado e os dados foram obtidos por meio de informações disponibilizadas pela empresa participante deste estudo. Os resultados sugerem pontos de melhoria com o auxílio da tecnologia da informação que objetivam a redução de desperdícios, do uso de recursos e de ociosidade, ao passo que eleva a confiabilidade dos dados necessários à gestão e estimulam maior agilidade nos processos que, por fim, otimizam o tempo produtivo.Para o êxito na melhoria dos processos produtivos, é relevante realizar o mapeamento e os ajustes através do redesenho de processos. Nesta perspectiva, a tecnologia da informação é aliada. Os mapas de processos mostram os eventos que produzem um resultado final, tornando-se uma ferramenta de planejamento e gestão que descreve visualmente o fluxo de trabalho. Dessa forma, o objetivo do estudo foi analisar e propor melhorias nos processos produtivos de uma empresa gaúcha do ramo de laticínios. Um diagnóstico empresarial foi realizado e os dados foram obtidos por meio de informações disponibilizadas pela empresa participante deste estudo. Os resultados sugerem pontos de melhoria com o auxílio da tecnologia da informação que objetivam a redução de desperdícios, do uso de recursos e de ociosidade, ao passo que eleva a confiabilidade dos dados necessários à gestão e estimulam maior agilidade nos processos que, por fim, otimizam o tempo produtivo.
Revista Saber Humano
Saber Humano: Revista Científica da Faculdade Antonio Meneghetti, Volume 9, pp 186-423; doi:10.18815/sh.2019v9n15.419

Abstract:
Pesquisa em Ontopsicologia no Brasil
Márcia Regina Marchezan
Saber Humano: Revista Científica da Faculdade Antonio Meneghetti, Volume 9, pp 6-11; doi:10.18815/sh.2019v9n15.404

Abstract:
Não tem resumo em função do gênero do texto.
Márcio Bürger Mansilha, Felix Alberto Farret
Saber Humano: Revista Científica da Faculdade Antonio Meneghetti, Volume 9, pp 169-185; doi:10.18815/sh.2019v9n15.418

Abstract:
Com a introdução da geração distribuída (DG) em sistemas elétricos, surgiu o conceito de usina virtual (VPP) para gerenciar a integração de pequenas unidades geradoras e lidar efetivamente com a concorrência no mercado de energia. Este artigo examina os VPPs em termos de demanda por componentes e sistemas operacionais. O método de otimização baseado em algoritmos evolutivos é usado. O VPP proposto tentará fornecer energia aos consumidores localmente. No entanto, se a energia total produzida pelas DG não for suficiente ou de alto custo para suprir as cargas, a energia será comprada na rede e vendida aos consumidores ou armazenada em baterias. A função objetivo é minimizar o custo operacional do VPP, controlando a geração de energia local, bem como sua relação interativa com a rede. As simulações mostram que o algoritmo genético utilizado alcança um resultado satisfatório. Este trabalho contribui para que pesquisadores com diferentes pontos de vista busquem aplicações mais plausíveis com VPPs.
Ana Paula Dos Santos Cardias, Ezequiel Redin
Saber Humano: Revista Científica da Faculdade Antonio Meneghetti, Volume 9, pp 105-127; doi:10.18815/sh.2019v9n15.405

Abstract:
Hodiernamente, devido à tecnologia da informação e comunicação proporcionar a aproximação virtual e manutenção de relacionamentos entre pessoas e organizações, empresas de todos os ramos, inclusive instituições de ensino, procuram estar presentes no ambiente virtual, por meio das redes sociais. Nesse sentido, o estudo verificou o comportamento de duas instituições de ensino superior gaúchas nas redes sociais. Para tanto, foi analisado os seguintes parâmetros de avaliação: frequência de postagens, conteúdo divulgado, interação com o público e propagação das publicações, de modo a identificar a influência que isso representa para a comunicação entre organização e público-alvo. Tomando por base a análise dos perfis oficiais das instituições nas redes sociais (Facebook e Instagram) e a utilização de instrumentos de pesquisa, conclui-se que o número de seguidores e o nível de interação representam variáveis independentes. A interação, por sua vez, depende de fatores como a proposta da rede social, tipos específicos de conteúdos, horários de postagens, mas, principalmente, da capacidade das instituições em estimular a cultura participativa dos usuários. A imagem de uma instituição em si está diretamente relacionada com a capacidade de comunicação com o seu público-alvo.
Luiz Otávio Carneiro Fleck
Saber Humano: Revista Científica da Faculdade Antonio Meneghetti, Volume 9, pp 128-148; doi:10.18815/sh.2019v9n15.417

Abstract:
Este texto tem como tema as contendas sobre a pobreza de Cristo e dos apóstolos que atravessaram o papado de João XXII. A hipótese é que essas disputas também afetaram os frades da Ordem dos Pregadores, os quais entraram em conflito entre si em função de divergências acerca do modelo de pobreza da vida apostólica e do lugar do voto de pobreza na vida religiosa. O objetivo do texto é propor caminhos para a comprovação dessa hipótese por meio da teologia desenvolvida pelos frades Pregadores. Primeiro, a partir das atas dos Capítulos Gerais é demonstrada a possibilidade de Pregadores terem se associado aos frades Espirituais. Segundo, foi transcrita e analisada a resposta do frade Egídio de Ferrara para a comissão de 1322 sobre a pobreza de Cristo e dos apóstolos. Foi possível identificar que os conceitos de pecunia, dominium e proprietas podem ser importantes chaves de leitura da documentação administrativa e teológica.
Back to Top Top