Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo

Journal Information
EISSN : 19806965
Current Publisher: Fundacao Getulio Vargas (10.12660)
Total articles ≅ 63
Current Coverage
DOAJ
Filter:

Latest articles in this journal

Isabele Oliveira De Almeida, Viviane Santos Salazar, Yákara Vasconcelos Pereira Leite
Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo, Volume 9; doi:10.12660/oit.v9n1.52888

The publisher has not yet granted permission to display this abstract.
Deborah Moraes Zouain
Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo, Volume 9; doi:10.12660/oit.v9n1.52886

Abstract:Resumo Análisis del turismo en República Dominicana: un análisis FODA contribui para a investigação do setor turístico na República Dominicana, analisando a situação atual desse setor econômico no país, por meio de entrevistas, discussões em grupo e observação de campo, contando com a colaboração de diversos atores. Os principais resultados mostram que o turismo de sol e praia é o dominante. Alguns pontos fracos são identificados: discreta inclusão da população local no setor turístico e a falta de atividades turísticas complementares.Processo de ensino e aprendizagem do profissional de cozinha: didática do saber técnico e o restaurante-escola avalia alguns dos principais conceitos e pesquisas sobre a educação profissional, somando-se a uma identificação do restaurante-escola, o processo de ensino-aprendizagem e a busca de uma didática para o saber técnico na área da gastronomia, com o intuito de refletir e ressaltar aspectos do entendimento e reconhecimento da importância do saber técnico e do conhecimento prático para a educação.Roteiro integrado da civilização do açúcar: algumas considerações sobre o processo de planejamento e desenvolvimento do turismo no estado de Alagoas objetiva analisar as dificuldades para o planejamento e o desenvolvimento do Roteiro, das metodologias utilizadas e das falhas nas diferentes etapas propostas pelo Programa de Regionalização do Turismo. Utilizou-se um estudo de caso delimitando-se a área de pesquisa ao Estado de Alagoas. Como resultado, apresenta-se o levantamento de fatores impeditivos ao desenvolvimento do RICA: dificuldade de consolidação do grupo gestor e efetivação do planejamento participativo.Análise das estruturas do mercado turístico no Brasil: um estudo baseado no número de empregados conclui que a concorrência monopolística é a estrutura que mais gera renda e receita na atividade turística brasileira, apesar da relevância dos dados da atividade de transporte aéreo, classificada como oligopólio. São sugeridos estudos sobre o comportamento estratégico das empresas turísticas, sobre o grau de concentração econômica existente em importantes destinos turísticos e sobre a influência de empresas oligopolistas nas atividades de turismo no contexto regional.Festejo junino em Miguel Calmon-Bahia: estudo do potencial turístico-cultural para o município reconhece que há uma tendência no mercado turístico de valorização e apropriação das manifestações culturais populares para o desenvolvimento turístico dos destinos. Revelou que o São João Calça Curta tem potencial de produto turístico-cultural para o município, por causa da variedade de atrativos que apresenta, como a inserção da comunidade local na realização da festa.
Andrei Giovani Maia, José De Pietro Neto
Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo, Volume 9; doi:10.12660/oit.v9n1.52890

Silvana Pirillo Ramos, Levy Felix Ribeiro
Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo, Volume 9; doi:10.12660/oit.v9n1.52889

Abstract:Resumo No Programa de Regionalização do Turismo — Roteiros do Brasil, por meio do Projeto Rede de Cooperação Técnica, desenvolvem-se roteiros turísticos em diferentes regiões do País, que viabilizam a interiorização do turismo e um novo modelo para essa atividade econômica que atenda às novas tendências de mercado. O roteiro proposto para a região nordeste do País é o Roteiro Integrado da Civilização do Açúcar (RICA) que integra os estados de Pernambuco, Alagoas e Paraíba em uma proposta de trabalho centrada na herança cultural açucareira: os engenhos, a cachaça, o melaço, o artesanato e a gastronomia. Observado esse escopo, neste artigo, analisam-se o processo de planejamento e de desenvolvimento do RICA, no estado de Alagoas, por meio de documentos e entrevistas com gestores de turismo dos municípios envolvidos, a fim de identificar as falhas no processo de planejamento e de desenvolvimento do Roteiro. Como resultado, apresenta-se o levantamento de fatores impeditivos do desenvolvimento do RICA; entre eles, a dificuldade de consolidação do grupo gestor e de efetivação do planejamento participativo. Trata-se de uma reflexão sobre as peculiaridades da atividade econômica do turismo no espaço e a necessidade de uma metodologia de planejamento que identifique estruturas de poder e possa garantir a efetividade das instâncias de participação.
Fabiana Nery Dos Santos, Ana Paula Carvalho Cruz Feitosa
Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo, Volume 9; doi:10.12660/oit.v9n1.52891

Abstract:Resumo No presente artigo, o principal objetivo é analisar o potencial do São João Calça Curta como produto turístico-cultural para o município de Miguel Calmon-Bahia. Desse modo, buscou-se, especificamente, refletir sobre as manifestações culturais populares como atrativos turísticos em alguns destinos, apresentar as características artístico-culturais do festejo junino São João Calça Curta e levantar dados sobre o produto turístico do município e seu potencial para o turismo. Quanto ao procedimento metodológico, fizeram˗se entrevistas semiestruturadas com os organizadores do festejo, observou-se in loco no período em que ocorreu o evento em 2014 e reviu-se a bibliografia acerca do tema. Na pesquisa, revelou-se que o São João Calça Curta — objeto de estudo deste trabalho — tem potencial de produto turístico-cultural para o município, por causa da variedade de atrativos que apresenta, como a inserção da comunidade local na realização da festa.
Francisco Orgaz Aguëra, Tomás López-Guzmán
Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo, Volume 9; doi:10.12660/oit.v9n1.52887

Abstract:Resumo Nos últimos anos, as ilhas têm desenvolvido uma mudança significativa no seu modelo econômico, melhorando a oferta turística. Assim, o turismo pode implicar um crescimento socioeconômico significativo para a região e, por sua vez, servir para fortalecer outras atividades empresariais. O objetivo principal deste estudo é contribuir para a investigação do setor turístico na República Dominicana, com o intuito de analisar a situação atual desse sector econômico no país, por meio de uma combinação de entrevistas, discussões em grupo e observação de campo. Os principais resultados mostram que o turismo de sol e praia é o dominante na República Dominicana, mas também há muitos pontos fracos, como a fraca inclusão da população local no setor turístico e a falta de atividades turísticas complementares. Dessa forma, uma análise SWOT foi desenvolvida para perceber com maior clareza os resultados deste estudo, em que se contou com a colaboração de diferentes atores envolvidos com o turismo na República Dominicana.
Deborah Moraes Zouain
Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo, Volume 8; doi:10.12660/oit.v8n2.48204

Vanderly Marinho Da Silva, Sênia Bastos
Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo, Volume 8; doi:10.12660/oit.v8n2.48217

Bruna Dorabiallo De Oliveira, Luciane Patrícia Oliari
Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo, Volume 8; doi:10.12660/oit.v8n2.48218