REVISTA CIENTÍFICA ACERTTE - ISSN 2763-8928

Journal Information
EISSN : 2763-8928
Total articles ≅ 56
Filter:

Latest articles in this journal

Calmindo Moraes Delgado Junior
REVISTA CIENTÍFICA ACERTTE, Volume 2; https://doi.org/10.47820/acertte.v2i9.94

Abstract:
Atualmente existe no modelo educacional empregado aos estudantes e profissionais de ensino aprendizagem, uma crescente discussão sobre a utilização da ludicidade na educação física infantil, e essa discussão vem ganhando cada vez mais adeptos tanto no ambiente escolar, acadêmico, familiar e social, devido aos problemas gerados pela falta de estímulos da prática de atividade física que leva a maioria das crianças ao sedentarismo. Assim, o objetivo geral desse artigo foi investigar o estímulo e a empregabilidade da educação física infantil no ambiente escolar, bem como a utilização de métodos revolucionários para ajudar essa criança a aprender e se desenvolver como é o caso do lúdico. Para o alcance do objetivo traçado foi desenvolvido uma pesquisa bibliográfica, com método exploratório e interpretativo do pesquisador. Os principais resultados apontados demonstraram que é possível estimular a participação da criança nas aulas de educação física infantil bem como receber o auxílio da família para estimular e até mesmo espalhar as várias informações a respeito da prática de atividade física. Foi possível constatar que a utilização de atividades lúdicas, proporciona maior interesse e interação pelo esporte sendo esse um dos métodos que possibilita a melhoria dos problemas enfrentados por algumas crianças que não se interessavam pela atividade física ou que viviam no sedentarismo total deixando de se privilegiar dos variados benefícios trazido pela atividade física.
Martin Airton Wissmann, Gisela Backes
REVISTA CIENTÍFICA ACERTTE, Volume 2; https://doi.org/10.47820/acertte.v2i9.91

Abstract:
O objetivo deste artigo é analisar e comparar os Índices de Desenvolvimento Sustentável das cidades e regiões brasileiras, assim como do Brasil em relação a outros países. Trata-se de uma pesquisa descritiva exploratória, documental e quantitativa, baseada na utilização dos dados do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades - Brasil (IDSC-BR), em parceria com o Sustainable Development Solutions Network (SDSN). Os resultados apontam que, em relação aos indicadores dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, na análise externa, o Brasil está a 60 posições da Finlândia que é a primeira colocada, e apresenta o ODS 7 – Energias Renováveis cumprido, porém o ODS 10 – Reduzir as Desigualdades, precisa de mais atenção. Internamente, as 10 cidades que apresentaram os melhores resultados são do estado de São Paulo, o que refletiu no resultado da região Sudeste, que apresentou a melhor pontuação média, entre as 5 regiões. Já das 10 cidades com os piores resultados, 40% são da região Nordeste e 60% da região Norte, que também apresentou o pior resultado, entre as 5 regiões. Entre os 17 ODS, o 7 – Energias Renováveis, recebeu a maior atenção por parte das cidades. Por outro lado, o ODS 3 – Saúde e bem-estar e o 10 – Redução das desigualdades, foram os menos atendidos.
Romero De Albuquerque Maranhão, Raphael Dos Ramos Maranhão
REVISTA CIENTÍFICA ACERTTE, Volume 2; https://doi.org/10.47820/acertte.v2i9.92

Abstract:
Embora a análise fílmica constitua um difícil exercício metodológico devido à complexidade de se investigar aspectos imagéticos e dinâmicos do que é exibido na tela, esse tipo de análise pode constituir uma alternativa de captação de conceitos ilustrativos da realidade organizacional e empreendedora. Desta forma, o objetivo desta pesquisa é identificar o modelo de estratégia organizacional que pode ser ensinado e debatido com o apoio da série de televisão Game of Thrones, do canal HBO. Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa, exploratória e descritiva. O método de investigação adotado consiste em um levantamento bibliográfico e fílmico, assim como da análise de conteúdo para o tratamento dos dados. Sendo a linguagem metafórica fundamental para as comparações entre a teoria sobre estratégia e o conteúdo da série analisada. Assim, a intenção da análise foi ir além do raciocínio lógico, pois a série pode ser utilizada como recurso para uma análise mais profunda, reflexiva e crítica de temáticas importantes para a modificação de valores dos sujeitos sobre si e sua relação com o ambiente social do qual faz parte. Percebe-se que a obra ficcional apresenta grande potencial, em termos de auxílio na formação acadêmica, em especial no ensino-aprendizagem de Estratégia Organizacional, para mobilizar o interesse e a reflexão crítica para a tomada de decisão.
Suellen Danúbia da Silva, , Danilo José Almada Barroso, Renan Roberto Neves dos Santos Lima, Ijosiel Mendes
REVISTA CIENTÍFICA ACERTTE, Volume 2; https://doi.org/10.47820/acertte.v2i9.90

Abstract:
A tecnologia e seus avanços estão cada vez mais presentes na vida do consumidor, na cidade de Votuporanga, interior de do Estado de São Paulo, Brasil. Como metodologia adotou-se o método qualitativo de natureza descritiva, com levantamento em livros, artigos, teses e dissertações. Como método, foi utilizada a escala da pesquisa de Marcus, et al. (1992), adaptada na tese de Valdevino (2022). A amostragem foi sem conveniência, incluindo os consumidores desta região. Entre os principais resultados alcançados através da amostragem, foi que o consumidor já possui uma atenção maior para produtos que não agridam o meio ambiente, pensando em um futuro melhor para seus herdeiros. Baseando-se nos avanços percebidos no comportamento do consumidor, através da evolução do marketing pode-se notar que suas evoluções de consumo foram aumentando gradativamente pelas mudanças do comportamento ocorridas durante a pandemia, com consumos diferenciados.
Calmindo Moraes Delgado Junior
REVISTA CIENTÍFICA ACERTTE, Volume 2; https://doi.org/10.47820/acertte.v2i9.93

Abstract:
O atual momento vivido pelos profissionais da educação e os desafios das metodologias a serem aplicadas no ensino superior motivaram este trabalho científico que investiga a metodologia de ensino e a o planejamento de aula na docência do ensino superior. Isto posto, percebe-se um índice muito grande de profissionais que foram inseridos no mercado de trabalho sem terem um preparo acadêmico adequado para que possam exercer suas funções de forma eficiente, fato esse que pode ser percebido pelos decepcionantes dados relativos ao desempenho dos estudantes em todas as etapas de ensino. Em contrapartida, nesse quadro, observa-se que um dos objetivos primordiais aqui citado remete a um bom planejamento para melhor aproveitamento do conteúdo pelo estudante, objetivando uma melhoria na docência do ensino superior, buscando melhorar os procedimentos do ensino acadêmico com planejamento e foco para superar suas dificuldades tanto no quadro discente quanto no docente. Entretanto, a qualidade do ensino revela uma real necessidade de melhoria e de propósito e merece ser bem aplicada, restando apenas ser bem planejada. São diversas as possibilidades, tanto para professores como para alunos, pois ambos os profissionais têm o dever de acompanhar melhor o que exige o mercado de trabalho, bem como no âmbito da educação para sua melhor preparação profissional.
Loreni Maria Dos Santos Braum, Lucas Zschornack, Douglas Ferreira dos Santos
REVISTA CIENTÍFICA ACERTTE, Volume 2; https://doi.org/10.47820/acertte.v2i6.86

Abstract:
O gerenciamento de resultados contábeis refere-se à manipulação formal das contas de resultado ou da atividade operacional, por meio da escolha de práticas discricionárias bem como de estimativas contábeis que causam impacto no resultado das empresas. A pesquisa tem por objetivo investigar, por meio da análise de cocitações, quais são os autores que fornecem o embasamento teórico para estudos sobre gerenciamento de resultados, demonstrando a estrutura intelectual da produção científica sobre o tema. A fundamentação teórica trata do gerenciamento de resultados, alisamento de resultados e governança corporativa. Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa exploratória, usando como procedimento a análise documental, por meio de uma bibliometria com enfoque na análise de cocitações, tendo dois tipos de abordagem do problema: quantitativa (por meio da Análise Fatorial Exploratória - AFE) e qualitativa (por meio da análise de conteúdo dos estudos de cada dimensão formada na AFE). A análise dos dados mostra que a produção científica que fornece a base teórica para estudos sobre gerenciamento de resultados está estruturada em três dimensões, as quais foram denominadas: Dimensão 1 - “Provisões para perdas com empréstimos para suavizar os lucros”, Dimensão 2 - “Gestores e manipulação de resultados” e Dimensão 3 - Efeitos dos controles regulatórios sobre alisamento de resultados. Em termos de contribuições, este estudo contribui para a teoria ao apresentar quais são os autores que fornecem a base teórica para estudos sobre gerenciamento de resultados.
Alessandra Aparecida Da Silva Freitas, Juliane Gonçalves Dias, Margibel Adriana de Oliveira, Rosemeire Rodrigues, Simone Nunes Evangelista
REVISTA CIENTÍFICA ACERTTE, Volume 2; https://doi.org/10.47820/acertte.v2i6.81

Abstract:
O tema principal deste artigo é demonstrar o crescimento nas exportações de vinhos e espumantes brasileiros para a China, com base em um estudo bibliográfico com pesquisas online, em livros, revistas e artigos científicos. Na pesquisa foram levantados brevemente aspectos políticos, econômicos, sociais, demográficos, tecnológicos, ambientais e legais, o comércio internacional de vinhos brasileiros, o aumento de vinícolas exportadores e a exportação brasileira de vinhos e espumantes para a China. Diante das análises efetuadas, ressalta-se que a China é um potencial país para investir neste segmento com visibilidade de crescimento a curto e médio prazo.
Flávio Martins da Silva, Saulo Gonçalves Pereira
REVISTA CIENTÍFICA ACERTTE, Volume 2; https://doi.org/10.47820/acertte.v2i6.79

Abstract:
A Tristeza Parasitária Bovina – TPB, é uma patologia causada por múltiplos agentes etiológicos com sintomatologia e características epidemiológicas parecidas. Causada pelas bactérias riquétsias Anaplasma marginale e A. centrale dentre outras e transmitidas pelo carrapatos Rhipicephalus (Boophilus) microplus. Causa grandes prejuízos financeiros e epidemiológicos no Brasil. Objetivou-se apresentar as caracterizações gerais do TPB, além de elaborar através de uma busca sistemática uma revisão integrativa em 05 teses do repositório de teses da CAPES com critério de data e relevância desta base em trabalhos publicados entre 2012 e 2022. Conclui-se que os trabalhos desenvolvidos tratam de forma geral do tema e trazem realidades regionais que muito contribuem para o entendimento epidemiológicos da TPB.
Back to Top Top