Revista Eletrônica de Iniciação Científica em Computação

Journal Information
EISSN : 1519-8219
Total articles ≅ 91

Latest articles in this journal

Lis Custódio, Lucas Freitas
Revista Eletrônica de Iniciação Científica em Computação, Volume 18; https://doi.org/10.5753/reic.2020.1768

Abstract:
Nos dias de hoje o turista que deseja visitar pequenas cidades encontra grandes dificuldades para conhecer os pontos turísticos locais. Existem muitas informações fracionadas em diversos portais e redes sociais dificultando a obtenção rápida e objetiva de informações relevantes. Esta dificuldade se torna ainda maior quando os destinos desejados são cidade pequenas, sem muitos investimentos no turismo local. Usando apenas uma simples tabela contendo os dados sobre os pontos turísticos de uma determinada região, nosso método é capaz de gerar de forma automatizada uma visualização interativa dos postos turísticos dessa região. Onde é possível navegar de forma simples e intuitiva para obter informações sobre as atrações locais e, de acordo com as preferências do usuário, obter um roteiro de atrações para conhecer nas proximidades da sua localização.
Luiz Fernando Barboza da Costa, Wallace Carvalho
Revista Eletrônica de Iniciação Científica em Computação, Volume 18; https://doi.org/10.5753/reic.2020.1764

Abstract:
Os avanços tecnológicos nos permitem alcançar um crescimento que pensávamos estar longe de nós, como por exemplo uma boa qualidade de vida, e otimização dos nossos recursos naturais. A automação residencial surge como alternativa viável para o controle de consumo de energia elétrica e também possibilita a utilização em diversos meios de aplicações. Atualmente algumas residências já estão implementando algumas tecnologias que possibilitam reduzir custos, e economizar luz e água. Este projeto visa demonstrar que através desses avanços, somos capazes de reduzir os custos de consumo de energia elétrica e com isso gastar menos e preservar ainda mais nosso meio ambiente.
Pablo Andretta Jaskowiak, Jesuino Vieira Filho
Revista Eletrônica de Iniciação Científica em Computação, Volume 18; https://doi.org/10.5753/reic.2020.1766

Abstract:
Sistemas de monitoramento baseados em câmeras são cada vez mais onipresentes em ambientes internos e externos. A existência de um sistema de monitoramento não garante, porém, que todas as informações coletadas sejam utilizadas e/ou analisadas. Quando uma interpretação das imagens é necessária, usualmente recorre-se à visão computacional. Neste contexto particular, métodos de Deep Learning têm recebido crescente atenção. De fato, apesar de seu desenvolvimento recente, alguns destes métodos estão disponı́veis em bibliotecas e pacotes de software de forma pré-treinada, permitindo sua aplicação com relativa facilidade. Neste trabalho diferentes métodos de Deep Learning disponı́veis na biblioteca OpenCV foram comparados para a detecção e contagem de pessoas em ambientes internos. Os métodos foram comparados quanto à sua precisão, revocação e tempo de detecção. Para a aplicação considerada, os resultados obtidos sugerem que o método YOLO (v3) apresenta um bom compromisso entre medida F1 e tempo de reconhecimento. A detecção precisa e rápida de pessoas pode vir a auxiliar futuramente, por exemplo, na estimação da carga térmica observada e consequente ajuste de sistemas de condicionamento de ar.
Kleber De Oliveira Andrade, Tiago Bassani
Revista Eletrônica de Iniciação Científica em Computação, Volume 18; https://doi.org/10.5753/reic.2020.1763

Abstract:
Para que o simulador de imersão do carrinho de rolimã possa interagir com seus controles, o uso da comunicação serial é indispensável. Esse trabalho visa atender a necessidade de estabelecer uma conexão através de formatos de mensagens existentes. Para isso foi utilizado de um Arduino em comunicação com um sistema de telemetria desenvolvido em Java a fim de entender qual formato é mais ágil e que não tenha atrasos perceptíveis aos usuários do simulador.
Martha Torres, Marcos Sousa, Felipe Cardoso, Prabhat Prabhat
Revista Eletrônica de Iniciação Científica em Computação, Volume 18; https://doi.org/10.5753/reic.2020.1765

Abstract:
Este artigo apresenta a construc ̧ ̃ao de um prot ́otipo de baixo custodo brinquedo Cubetto e a elaborac ̧ ̃ao de alguns experimentos para introduc ̧ ̃aona l ́ogica de programac ̧ ̃ao. O Cubetto ́e uma plataforma de rob ́otica educa-cional simples que visa ensinar l ́ogica de programac ̧ ̃ao para crianc ̧as entre 4 e8 anos. O prot ́otipo apresentado consiste de um carro motorizado, al ́em de umainterface de controle baseada no conceito de teclados anal ́ogicos, tanto o carroquanto a interface de controle utilizam Arduino UNO e protocolo Bluetoothpara comunicac ̧ ̃ao. Os materiais utilizados foram escolhidos sob a premissade economia, foi comprovado o seu correto funcionamento al ́em de possuir umprec ̧o m ́edio de 78% mais barato que o original.
Pedro Mourão, Flávio Souza
Revista Eletrônica de Iniciação Científica em Computação, Volume 18; https://doi.org/10.5753/reic.2020.1770

Abstract:
O Sistema de detecção de Intrusão estabelece algumas diretrizes para identificação de ataques em um sistema, porém possui algumas deficiências. Nesse contexto, a utilização de técnicas de reconhecimento de padrões pode auxiliar a detecção desses ataques. Assim, o objetivo deste trabalho é, apresentar o processo de calibração dessas técnicas e avaliar o seu desempenho em um computador de baixa performance.
Larissa Freitas, Leonardo Dos Santos, Diulia Deon
Revista Eletrônica de Iniciação Científica em Computação, Volume 18; https://doi.org/10.5753/reic.2020.1767

Abstract:
Grande parte dos estudos em Análise de Sentimento visam a classificar enunciados de acordo com sua polaridade. A ironia se apresenta como um desafio a essa área, visto que compreende a inversão do sentido no texto. Por outro lado, o grande volume de dados publicados nas Redes Sociais e as características do gênero micropost chamam a atenção dos estudiosos. Nesse artigo, propomos analisar padrões linguísticos identificados para detecção de ironia em microposts em Português, Inglês, Italiano e Espanhol.
Claudio Correa, Valsirene Pereira
Revista Eletrônica de Iniciação Científica em Computação, Volume 18; https://doi.org/10.5753/reic.2020.1769

Abstract:
O objetivo geral desse trabalho é propor um modelo de arquitetura para auxiliar o monitoramento e a detecção de falhas relacionadas à disponibilidade de redes Wi-Fi. O objetivo específico desse modelo é permitir o desenvolvimento de uma aplicação independente da infraestrutura física existente, para auxiliar o suporte nas iniciativas de controle e diagnóstico de indisponibilidades e interrupções não programadas referentes às redes Wi-Fi. Devido às características propostas pela arquitetura, como baixo custo dos dispositivos utilizados e possibilidade de monitoramento remoto, torna-se viável a sua implementação, pois se mostra como uma ferramenta capaz de apoiar na identificação de inconsistências referentes à disponibilidade desses tipos de redes.
Gustavo Menezes, Raphael Silva
Revista Eletrônica de Iniciação Científica em Computação, Volume 18; https://doi.org/10.5753/reic.2020.1762

Abstract:
Em diversas aplicações há a necessidade de agendar tarefas em uma linha de produção / transporte e deseja-se obter um agendamento que minimize o tempo gasto para concluí-las. Quando essas tarefas possuem conflitos entre si, isto é, quando algumas delas não podem ser executadas ao mesmo tempo que outras, temos um problema complexo. Uma especificação desse problema ocorre em sistemas de trasportes como terminais portuários que apresentam um sistema de rotas de cargas muito complexo e que possibilita uma grande quantidade de combinações possíveis. O objetivo desse estudo é buscar soluções Heurísticas baseadas em GRASP pra otimizar essas rotas, reduzindo assim o tempo para carregar e descarregar os navios.
Leonardo Rocha, Igor Moraes, Júlio Resende
Revista Eletrônica de Iniciação Científica em Computação, Volume 18; https://doi.org/10.5753/reic.2020.1750

Abstract:
Milhões de usuários passaram a contar com a ampla gama de serviços fornecidos pelas Redes Sociais. Entretanto, a facilidade em utilizar essas redes para comunicação tornaram as mesmas vulneráveis a usuários mal intencionados (spammers), que têm objetivo de proliferar diferentes tipos de dados maliciosos ou difundir conteúdos de baixa qualidade (spams). Um dos principais exemplos dessas aplicações é o Twitter, para o qual diversas estratégias de detecção de spams vêm sendo propostas. No presente trabalho, realizamos uma pesquisa bibliográfica dessas estratégias. Por meio de uma avaliação experimental identificamos quais delas ainda são aplicáveis no cenário atual, considerando que o Twitter vem passando por mudanças constantemente.
Back to Top Top