RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218

Journal Information
EISSN : 2675-6218
Total articles ≅ 1,222
Filter:

Latest articles in this journal

Julia Dayrell Beretens, Isabela Nicoletti Merotti, Gabriela Teixeira Bazuco, Julia Vieira Ferreira Côrtes, Marta Francis Benevides Rehme, Débora Mônica Costa Vieira, Laura De Souza Araújo,
RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar, Volume 3; https://doi.org/10.47820/recima21.v3i9.1869

Abstract:
Functional hypothalamic amenorrhea (FHA) occurs when the hypothalamic-pituitary-ovarian sequence is suppressed due to an energy deficit usually caused by stress, weight loss, excessive exercise and disordered eating, leading to hypogonadism. The diagnosis is of exclusion, and a clinical examination with complementary blood and imaging tests must be performed. Treatment aims to correct the causes, guide adequate nutrition and physical activity. The combined estrogen can be used to restore menstrual cycles and preserve bone mass. We present the case of a 21-year-old patient with primary amenorrhea and hypogonadotropic hypogonadism, with a history of stress linked to low self-esteem, intense ballet activity during puberty and rigidity in eating. Physical examination showed complete pubertal development and low body mass index (16.9 kg/m2). Decreased serum levels of luteinizing hormone (LH) and follicle stimulating hormone (FSH), and normal levels of prolactin (PRL), thyroid stimulating hormone (TSH). Bone densitometry showed osteoporosis of the femur and lumbar spine. After weight restoration, physical activity monitored by a professional, and prescription and combined oral hormone therapy, the patient started menstrual cycles.
Armindo Paixão António, Justo Cassinda Victor dos Santos, Arlindo Costa Afonso, Mónica Isabel Eduardo Domingos Tuliende, Armindo Kufumana Samuel, Hélder Lucas Chipindo, Lote Miguel, Aires Walter Mavunge Carlos
RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar, Volume 3; https://doi.org/10.47820/recima21.v3i9.1878

Abstract:
Com o objectivo de constatar a utilização de produtos locais em merenda escolar sustentável no Município da Caála, província do Huambo, foram realizadas visitas em campos de cultivo para selecionar ospotenciais produtos, produtores familiares e cooperativas, posteriormente, realizaram-se outras visitas em unidades escolares do primeiro e segundo ciclo, no sentido de verificar as estruturas em termos de refeitórios e a capacidade para adquisição dos mesmos produtos. Para tal, foram utilizados coletas de dados no campo, observação directa e aplicado um inquérito exploratório com formulário semiestruturado. Todos os produtores familiares e cooperativas produzem vários produtos e em quantidades suficiente em todas estacoes do ano com uma diminuição no estacão seca, entre os alimentos produzidos estão o milho, feijão, batata-doce, batata rena, banana, cenoura, tomate, inhame (taro), couves, limão, cana, ovos, tilápia entre outros. As escolas não possuem estruturas como refeitório para confecionar merendas escolares nem suporte financeiro em algumas delas. Os produtos locais podem ser utilizados em merenda escolar de forma sustentável, pelo que as escolas devem ter recursos financeiros, reestruturar e adaptar algumas das escolas para possuírem refeitórios.
Afonso Carlos Neves
RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar, Volume 3; https://doi.org/10.47820/recima21.v3i9.1883

Abstract:
Este é um debate sobre metodologia em história da ciência e suas correlações com a sociedade e a cultura. Desde o trabalho de Thomas Kuhn sobre paradigmas, a visão da sucessão histórica de eventos na ciência mudou. Concomitantemente, Robert Merton intensificou seus estudos em sociologia da ciência, onde propôs o que chamou de “múltiplo em ciência”, para explicar a concomitância de descobertas similares ao mesmo tempo. Além disso, antes do evento científico principal em descobertas e invenções, há estudos precedents ou práticas científicas que poderiam explicar a descoberta ou invenção mais como um processo do que um evento isolado. Portanto, propomos a Teoria dos Primórdios para abranger os vários eventos primordiais que estão correlacionados com uma descoberta ou invenção em um processo histórico, mesmo que seja em um longo período. Esse processo histórico tem ligações com várias ocorrências em torno do mesma meta do evento paradigmático, mas sem substituí-lo. Para este propósito, estudamos conceitos em métodos de pesquisa histórica que procuram captar correlações entre processos em torno de descobertas científicas e invenções, incluindo noções de zeitgeist e criatividade em ciência.
Italo Jorge Alves de Norões, Anamaria Cavalcante e Silva
RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar, Volume 3; https://doi.org/10.47820/recima21.v3i9.1885

Abstract:
Objetivo: Mapear as ações de promoção da saúde da criança à luz da tecnologia em saúde (dashboard) e tomada de decisão. Método: Protocolo de revisão de escopo baseado nos procedimentos recomendados pelo Instituto Joanna Briggs. Foram consideradas as bases de dados SciELO, PubMed e LILACS, incluindo a literatura cinza (Google Scholar e Manuais do Ministério da Saúde). Foram incluídos trabalhos publicados no período de 2016 a 2021 e que respondem à pergunta da pesquisa. Os estudos foram selecionados por dois revisores independentes, utilizando o software Rayyan, estes foram sintetizados e extraídos através de um formulário elaborado pelos autores. Os resultados são apresentados através de um quadro com os principais achados para discussão e conclusão.
Gislaine Araujo Dantas Tanaka, Helena Teresinha Reinehr Stoffel, Junea Graciele Rodrigues Dantas de Brito, Jussara Aparecida Teixeira Zimmermann, Luciane Demiquei Gonzatti
RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar, Volume 3; https://doi.org/10.47820/recima21.v3i9.1860

Abstract:
O presente estudo tem como tema, os impactos interculturais no desenvolvimento e no acesso às escolas dos menores de rua e adolescentes que vivem nas ruas e dos estudantes estrangeiros que chegam nas escolas brasileiras. Os objetivos são analisar os impactos na educação e mostrar a triste realidade em que vivem os menores em situação de rua, e verificar quais são as principais limitações interculturais que os estudantes estrangeiros enfrentam ao chegar na escola brasileira. Esse estudo é resultado de pesquisa bibliográfica, qualitativa e quantitativa com aplicação de pesquisa de campo, via Google Forms. A base teórica está fundamentada em Brandão (2013), Claro et al (2014), Candau (2012), Funiber (2021), Godinho (2015), Luna (2011), Mota (2012), Nunes (2013), Silva e Avelar (2014) e outros.
Diego Moscoso Sanchez, Maicon Danilo Rodrigues
RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar, Volume 3; https://doi.org/10.47820/recima21.v3i9.1817

Abstract:
A temática abordada nesta pesquisa busca analisar o papel do Oficial encarregado como Autoridade de Polícia Judiciária Militar na condução das investigações preliminares, em especial quanto às nuances aplicáveis ao ato de indiciamento. Percorrendo uma construção legal e doutrinária, por meio de uma pesquisa qualitativa exploratória, o presente trabalho pretende fazer uma releitura das características do procedimento investigatório alinhando aos mais modernos entendimentos. Perquire-se, no presente, sobre a relevância do ato de indiciamento na investigação preliminar, confrontando tal prerrogativa com os ditames constitucionais, propondo-se uma reflexão aprofundada sobre a possibilidade de análise técnico-jurídica por Oficiais encarregados de investigações criminais. No mesmo sentido, propõe-se uma análise minuciosa sobre a (im)possibilidade do reconhecimento das excludentes de ilicitude pelo encarregado do inquérito policial militar, fundados em argumentos que justificam as mais diversas correntes, alinhados a uma necessária filtragem constitucional.
Safirah Sousa Nunes, Joilson Souza Santos, , Frederico Figueiredo, Diogo Ramon Do Nascimento Brito
RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar, Volume 3; https://doi.org/10.47820/recima21.v3i9.1843

Abstract:
A importância do controle de segurança nas organizações é de fato, muito relevante para a eficiência dos processos e para qualidade das pessoas, principal mão de obra. Nesse contexto, é perceptível os investimentos que grandes empresas têm executado em suas áreas para que tudo ocorra conforme planejado estrategicamente. Dessa maneira, cita-se como um dos investimentos do controle de segurança, a ferramenta de Análise Preliminar de Risco (APR), da qual é de extrema importância como parte da gestão de segurança das empresas, seja qual setor for. O modelo em questão proporciona transparência e corrobora no processo de tomada de decisões prévias para mitigar riscos presentes que possam impactar nos processos da empresa, visando, dessa maneira, a eficiência da segurança nos métodos de cada área e também nas pessoas. Diante disso, o presente trabalho tem objetivo de compartilhar a respeito da aplicação da ferramenta Análise Preliminar De Risco no ambiente de chão de fábrica, em uma empresa do sul do Maranhão, como facilitadora no controle de mitigação de riscos na área de manutenção e operação ferroviária. A metodologia foi dividida em duas importantes fases: revisão bibliográfica e estudo de caso. Os dados, em um primeiro momento, foram bases teóricas procuradas em periódicos como Google Acadêmico, Scielo, Abepro e dentre outros, e por fim, a reunião dos dados de campo, explicando a rotina de controle da área usando a ferramenta APR, e como sua aplicação corroborava na organização das ideias e acompanhamento dos resultados de segurança da área acompanhada de uma equipe comprometida.
Denise Maria Carvalho Queiroz Seabra,
RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar, Volume 3; https://doi.org/10.47820/recima21.v3i9.1849

Abstract:
INTRODUÇÃO: O bruxismo pode ser um problema sério que afete a qualidade de vida da criança. O ranger dos dentes no bruxismo é causado pelo apertamento dos dentes devido à contração dos músculos masseter, temporal e outros músculos da mandíbula. Pontuam diferentes características entre o bruxismo diurno e o noturno. OBJETIVO: Mapear na literatura as causas do bruxismo, os obstáculos do diagnóstico e os tipos de abordagem realizado para os pais pelos profissionais. METODOLOGIA: Estudo de revisão de escopo de abordagem quantitativa. RESULTADOS: Foram identificados 15 artigos para compor esta revisão. Os achados identificaram que o bruxismo tem difícil diagnóstico, visto a dificuldade dos pais em identificar sinais da patologia por desconhecimento. Como causas, os artigos apontaram a ansiedade, o uso de dispositivos eletrônicos, o aumento da dopamina, e outras causas que podem conduzir ao bruxismo. Como abordagem foi identificado que a educação em saúde para os pais por profissionais odontólogos é o método mais eficiente para trazer o conhecimento a estas famílias, que em sua maioria somente sabem do diagnóstico a partir da consulta com o profissional. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Diante destes achados, considera-se importante realizar estudos que possam trazer reflexões sobre a abordagem para os pais sobre o bruxismo, em especial, aos pais com baixa escolaridade e situação financeira.
Isabella Velasco Barbosa Garcia, Brenda Lauanny Ribeiro da Silva, Caroline Rodrigues Montozo Lopes, Natalia Cruz Ferrara, Maria Eduarda Veraldo Ramos, Giovana Boletti Perim, Clara Helena Revoredo, Fabiane Carr Goês Ferreira, Nathalia Helena Patricio Carvalho, Francisco Armando Sarmento Menchão de Oliveira, et al.
RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar, Volume 3; https://doi.org/10.47820/recima21.v3i9.1742

Abstract:
Objetivo: O presente estudo tem como objetivo principal explorar o uso de Canabinóides nos casos de doenças crônicas na espécie canina, analisando sua relevância, farmacodinâmica, capacidade terapêutica e efeitos positivos e negativos no tratamento. Métodos: Foi realizada uma revisão narrativa que investigou a produção do conhecimento sobre o uso de Cannabis em cães com doenças crônicas e suas evidências. Foram pesquisadas as seguintes bases de dados: LILACS, MEDLINE, PUBMED e SciELO, no período de 2018 a 2022. Os termos de busca utilizados foram: Cannabis, dor crônica, cães, tratamento e qualidade de vida. A coleta de dados se deu em março de 2022. Revisão: A Cannabis é uma planta pertencente à família Cannabaceae e apresenta propriedades medicinais. Em alguns países, a Cannabis e seus derivados são utilizados de forma legal para fins medicinais em humanos. Entretanto, na Medicina Veterinária, as pesquisas acerca do seu uso ainda estão em fases iniciais, devido a vasta diversidade química de sua composição e ações no sistema fisiológico de diferentes animais. Diante disso, existem poucos relatos in vivo da Cannabis em animais, porém, sua aplicação como analgésico e anticonvulsivante demonstra-se relevante. Há interesse no estudo do Cannabidiol, derivado da planta, como analgésico em cães, principalmente por este não ser aditivo nem alucinógeno. Considerações finais: Diante do exposto, verifica-se a importância da busca de conhecimento acerca do uso da Cannabis em cães com dores crônicas, visto que, apresenta ação analgésica nesta espécie, entretanto, é necessário maior estudo para afirmar a segurança de sua aplicação terapêutica nestes animais.
Eliane Assis Gregório, Mário Marques Durão
RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar, Volume 3; https://doi.org/10.47820/recima21.v3i9.1852

Abstract:
O presente estudo buscou investigar de que maneira a formação inicial e continuada de professores alfabetizadores contribui para a reflexão e tomada de atitudes para melhoria da prática pedagógica utilizada em sala de aula, no ciclo de alfabetização das series iniciais, bem como identificar os principais programas de formação docente ofertados pelo Estado brasileiro. A partir de um estudo descrito que traz a percepção de sete professoras alfabetizadoras da Escola Municipal Alice Meirelles Reis, na cidade de São Paulo, Brasil, foi possível analisar como essa formação se refletiu no cotidiano das educadoras em sala de aula, identificando as expectativas quanto à formação continuada, a fim de verificar quais são as reais necessidades no cotidiano escolar. Os resultados evidenciaram a importância de cursos que proporcionem aos professores maiores habilidades com a tecnologia e formações relacionadas à alfabetização, dificuldades e transtornos de aprendizagem, objetivando gerar maior aproximação facilitando a aprendizagem, afinal a necessidade de professores capacitados para transmitir e facilitar os conhecimentos necessários às novas gerações é inquestionável.
Back to Top Top