Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza

Journal Information
EISSN : 2526-8236
Total articles ≅ 101
Filter:

Latest articles in this journal

Thyago Celso Santos Silva, Paulo Peixoto
Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza, Volume 4, pp 01-44; doi:10.29215/pecen.v4i0.1602

Abstract:
Este texto consiste em um material didático voltado a estudantes prestes a iniciar sua graduação em física ou engenharia. Estamos convencidos de que um contato prévio com o cálculo diferencial e integral, em um nível adequado, é extremamente vantajoso para os calouros. Aplicações do cálculo à física são exploradas, e o texto inclui uma lista de exercícios, com respostas.Palavras-chave: cálculo diferencial e integral, pré-universitários, aplicações do cálculo à física.
Sandra Maria Souza Da Silva, Laíse De Souza Elias, Romildo Luciano Da Silva, Paloma Lys De Medeiros, Jeymesson Raphael Cardoso Vieira, Álvaro Aguiar Coelho Teixeira, Valéria Wanderley-Teixeira
Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza, Volume 4, pp 01-14; doi:10.29215/pecen.v4i0.1597

Abstract:
Cloridrato de cimetidina, um bloqueador de receptores H2 das células parietais gástricas, que age reduzindo a secreção de ácido no estômago e tem sido estudado como substância xenoestrogênica. O uso crônico da cimetidina produz distúrbios homonais e toxidade no aparelho reprodutor masculino, além de reduzir o estradiol 2-hidroxilado e aumentar níveis séricos de estradiol e prolactina em mulheres, levando a hiperprolactinemia, que pode ser fator de risco para o câncer. A melatonina, neurohormônio sintetizado pela glândula pineal tem importante papel na função reprodutiva, regulando a produção de estrógeno, progesterrona e prolactina. O estudo testou a hipótese de que a melatonina pode bloquear ou reduzir os efeitos estrogênicos da cimetidina no estroma uterino, interferindo nos receptores de estrógeno, no teor de fibras colágenas e nos níveis hormonais em ratas adultas. Quarenta e cinco (45) ratas albinas divididas em três grupos: I – tratadas com placebo (controle); II – tratado com cimetidina (50 mg/kg) e III – tratado com cimetidina (50 mg/kg) associada à melatonina (200 μg/100 g). Os experimentos foram conduzidos por 7, 14 e 19 dias. Nos grupos tratados apenas com cimetidina, observou-se marcações mais intensas dos receptores REα, maior distribuição das fibras colágenas no endométrio, elevação dos níveis séricos de estrogênio, prolactina e redução da progesterona, nos animais tratados por 19 dias. Na associação cimetidina e melatonina, acredita-se que a melatonina bloqueou esses efeitos. A melatonina tem atividade citoprotetora para efeitos crônicos da cimetidina no estroma endometrial, por reduzir ou prevenir o aumento da síntese de fibras de colágeno pelos fibroblastos regulando a atividade do estrogênio sérico, bem como a expressão de seus receptores endometriais, além de manter os níveis normais de progesterona e prolactina.Palavras chave: Melatonina, receptor de estrógeno, xenoestrógeno, morfometria, níveis hormonais.
Ariadne Soares Meira, José Wallace Barbosa Do Nascimento, Valneide Rodrigues Da Silva, Rafael Torres Do Nascimento, Hygor Rodrigues Soares
Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza, Volume 4, pp 01-09; doi:10.29215/pecen.v4i0.1539

Abstract:
Os silos são utilizados para armazenamento de grão e/ou produtos pulverulentos alimentícios mantendo as características físicas dos produtos armazenados. Para tanto, o estudo das pressões durante o processo de carregamento, armazenamento e descarregamento do produto são imprescindíveis para manutenção da integridade do silo. O trabalho tem por objetivo a comparação das pressões horizontais durante o processo de carregamento entre a situação de silo baixo (relação altura/diâmetro = h/d = 1) e silo esbelto (relação altura/diâmetro = h/d = 4). Para tanto foi utilizado um silo vertical elevado, composto por corpo e tremonha em aço inox com 2.50 m de altura e 0.64 m de diâmetro com 10-3 m de espessura. Para aquisição dos dados, foram utilizadas células de carga fixadas a parede do silo e conectadas ao datalogger Spider 8.0, com dados processados pelo Catman 4.5. O produto armazenado foi o milho com repetição do processo de carregamento em quintuplicata para as duas relações h/d. Por resultados obteve-se que quanto maior a relação h/d, maiores as pressões durante o carregamento na área mais próxima a zona de transição entre o corpo do silo e a tremonha. Na relação h/d igual a 1, a representação das pressões horizontais foi praticamente constante.Palavras chave: Silos verticais, pressões de carregamento, relação h/d.
Ticiano Alves
Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza, Volume 4, pp 01-11; doi:10.29215/pecen.v4i0.1586

Abstract:
Nascida do desejo do ser humano de buscar novos horizontes, estreitar relações comerciais e expandir territórios, a arte e a ciência de se deslocar sobre as águas se fez presente na história de pequenas e grandes civilizações às margens de corpos d’água. Atreladas à navegação estão uma série de elementos únicos, endêmicos desse ambiente de chão inconstante, dando origem, em terra e na água, a um amplo e diversificado patrimônio, o naval. Este artigo objetiva apresentar as principais características do patrimônio naval e trazer algumas considerações sobre o estudo desse patrimônio pela Arqueologia.Palavras chave: Cultura material, comunidade naval, pesquisa arqueológica, Arqueologia Subaquática.
Roberth De-Carvalho, Igor Augusto Garcia
Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza, Volume 4, pp 01-09; doi:10.29215/pecen.v4i0.1587

Abstract:
Processos pedagógicos profissionais (p.p.p.) organizam ambientes metodológicos em plena dialogicidade entre componentes pessoais (estudantes e demais sujeitos escolares ou não) e não-pessoais (direcionamentos pedagógicos). Em um ambiente de Ensino Fundamental, mediamos a construção de autoria tecnocientífica de um grupo de estudantes do 9º ano da rede pública de Florianópolis, Santa Catarina. Esse processo se deu em torno do trabalho editorial para uma revista de divulgação científica com conteúdos de Física, no qual ressaltaram uma identidade coletiva na formação de discursos de ciência-tecnologia-sociedade (CTS). Pela metodologia de investigação-ação-participativa (IAP), na perspectiva colombiana de Fals Borda (1925-2008), avaliamos uma sinergia entre diálogos de saberes locais e científicos daqueles/as estudantes. Pressupostos pedagógicos decoloniais afirmaram um sistema de linguagens e discursos para uma educação em ciências de natureza libertadora e autoral.Palavras chave: autoria tecnocientífica, sentido coletivo, discurso CTS, investigação-ação-participativa
Carlos Andrés Reyna Vera-Tudela
Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza, Volume 4, pp 01-14; doi:10.29215/pecen.v4i0.1558

Abstract:
Neste trabalho, a formulação da dupla reciprocidade no método dos elementos de contorno é revisitada numa aplicação a problemas de campo vetorial como são os problemas elastodinâmicos. São estudados problemas onde a resposta dinâmica é resolvida utilizando o esquema de Houbolt para a integração temporal. Dois exemplos são apresentados, resolvidos e o desempenho deles é comparado com soluções analíticas. Finalmente é analisado o efeito da introdução de pontos internos no domínio do corpo.Palavras chave: Esquema de Houbolt, método dos elementos de contorno, dupla reciprocidade.
Andreza Pires De Almeida, Edjane Esmerina Dias Da Silva
Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza, Volume 4, pp 01-14; doi:10.29215/pecen.v4i0.1545

Abstract:
Os serviços exercem um papel relevante na economia mundial. Dessa forma, encontra-se a educação como um dos serviços ofertados à sociedade, a qual deverá ser prestada pelo Estado sob a regência de princípios tal como a garantia de padrões mínimos de qualidade. O objetivo geral do estudo foi investigar a qualidade dos serviços prestados aos discentes do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Cajazeiras. A pesquisa foi do tipo descritiva e bibliográfica, com abordagem quantitativa. A população e a amostra foi constituída por 120 (cento e vinte) discentes. Os resultados apontaram que os alunos consideraram as cinco dimensões como sendo importantes. A dimensão de Confiabilidade foi considerada a mais relevante comparada as demais dimensões, principalmente, no que tange ao Curso fornecido conforme prometido, quando não houve opinião de insatisfação. Destacou-se ainda, o serviço Matrícula e rematrícula fácil e rápida, quando maioria dos respondentes considerou de Qualidade muito alta. Foi considerado como menos relevante a dimensão Presteza no aspecto Acesso dos discentes às regras e normas da Universidade, que recebeu maiores opiniões dos alunos quanto aos conceitos considerados insatisfatórios para o serviço.Palavras chave: Ensino superior, confiabilidade, satisfação dos alunos, Modelo SERVQUAL.
Alessandro Augusto De Barros Façanha, Micarla Silva De Azevedo, Nathany Morais De Souza
Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza, Volume 4, pp 01-14; doi:10.29215/pecen.v4i0.1546

Abstract:
Este estudo traz uma contribuição para o ensino de ciências e objetiva investigar uma base orientadora para o conteúdo de mamíferos. Metodologicamente se fundamenta na elaboração do esquema da base orientadora completa para o estudo dos mamíferos em enfoque sistêmico da Atividade e nos pressupostos da invariante da ação para assim caracterizar e elaborar um esquema da base orientadora completa da ação, o EBOCA para se identificar o conceito de mamíferos, a partir do qual se problematizam as questões de ensino sob a perspectiva da Teoria da Atividade. Como resultado se propõe esse modelo orientador como uma referência didático-metodológica para o ensino das ciências em função de se possibilitar um processo de aprendizagem pautado nos indicadores qualitativos da ação, cuja vantagem reside no fato de uma atividade consciente e com alto grau de transferência na resolução de problemas.Palavras chave: Conceitos científicos, ensino de mamíferos, orientação da ação.
Paulo Henrique Santos Oliveira, Alanis Joanna Silva Melo, Arthur Felipe De Farias Monteiro, Jarley Fagner Silva Do Nascimento
Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza, Volume 4, pp 01-06; doi:10.29215/pecen.v4i0.1538

Abstract:
Neste trabalho, relatamos um estudo sobre a influência do tempo de síntese na obtenção do composto denominado bis(aqua)-μ-[tereftalato-kO]cobre (II) (Cu2(BDC)(H2O)2), a partir da reação entre o sulfato de cobre penta-hidratado (CuSO4.5H2O) e tereftalato de sódio (Na2BDC) em meio aquoso via método hidrotérmico convencional. O material já elucidado anteriormente foi obtido via difusão lenta em um tubo H, e nessa ocasião foi obtido uma mistura de fases sendo uma delas a fase (Cu2(BDC)(H2O)2). Observou-se que via método hidrotérmico, todas as amostras apresentam a presença do reagente precursor CuSO4.5H2O não reagido identificado, a partir de seus picos característicos nos difratogramas. Avaliou-se dessa forma, que a partir de 24 horas de síntese se torna mais vantajoso o método descrito neste trabalho, pois será obtido um material com um maior grau de pureza da fase majoritária Cu2(BDC)(H2O)2, e menor presença do reagente precursor CuSO4.5H2O.Palavras chave: Síntese, tempo, MOFs, tereftalatos de cobre.
Klenicy Kazumy De Lima Yamaguchi, Valdir Da Costa Mendes
Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza, Volume 4, pp 01-07; doi:10.29215/pecen.v4i0.1517

Abstract:
Bellucia dichotoma Cogn., conhecida como Goiaba-de-anta, é largamente utilizada na medicina popular como antiofídica. O objetivo deste trabalho foi realizar a caracterização química e avaliar a capacidade antioxidante de extratos do fruto dessa espécie. A metodologia consistiu no preparo dos extratos dos frutos em hexano e metanol por meio de técnicas de maceração. Foi realizado a prospecção fitoquímica qualitativa, caracterização Cromatográfica em Camada Delgada (CCD) e avaliação da atividade antioxidante qualitativa. A CCD utilizando como eluente, hexano e acetato de etila (7:3) para substâncias apolares, e clorofórmio e metanol (9:1) para polares, possibilitou a separação de substâncias reveladas com luz UV 254nm e 366nm e por vanilina sulfúrica, além de obter os valores dos Fatores de Retenção (RFs). Na análise da atividade antioxidante frente ao radical livre DPPH, observou-se resultado positivo para o extrato em metanol. Por meio da prospecção fitoquímica no extrato polar, foram detectados metabólicos secundários como antocianidinas, chalconas, leucoantocianidinas e catequinas. Os resultados obtidos demonstram que o fruto apresenta potencial terapêutico e antioxidante estimulando pesquisas futuras para a quantificação dos constituintes químicos e do aprofundamento das análises biológicas.Palavras chave: Goiaba-de-anta, frutos amazônicos, CCD
Back to Top Top