iSys - Brazilian Journal of Information Systems

Journal Information
EISSN : 1984-2902
Total articles ≅ 218
Current Coverage
DOAJ
Archived in
SHERPA/ROMEO
Filter:

Latest articles in this journal

Davi Viana, Marcos Arrais, Flávio Horita, Rodrigo Pereira Dos Santos, André Pimenta Freire
iSys - Brazilian Journal of Information Systems, Volume 14; https://doi.org/10.5753/isys.2021.2174

Abstract:
Edition Number 2 of Volume 14 (2021) presents 6 (six) papers, being 4 (four) extended versions and 2 (two) surveys.
Bárbara Silveira, Fabricio Murai, Ana Paula Couto da Silva
iSys - Brazilian Journal of Information Systems, Volume 14, pp 53-78; https://doi.org/10.5753/isys.2021.1877

Abstract:
O crescimento do número de pessoas atingidas por problema de saúde mental colocou tais distúrbios entre os principais problemas de saúde pública em todo o mundo. Como resultado, aumentou-se a procura por comunidades sobre saúde mental em redes sociais online. Neste artigo, nós caracterizamos a atividade de usuários em comunidades relacionadas à saúde mental no Reddit e analisamos como suas interações através de posts e comentários influenciam no seu estado emocional. Em particular, nós investigamos se a busca por auxílio nestas redes resulta em mudanças nos sentimentos expressos pelos usuários ao longo do tempo. Nossos resultados mostram que os usuários que iniciam discussões nestas comunidades com posts expressando sentimentos negativos, tendem a escrever comentários mais positivos ao final, indicando que o estado emocional dos mesmos pode ter melhorado em decorrência do suporte social provido por estas comunidades. Adicionalmente, propomos modelos preditivos para capturar a variação do tom emocional destes usuários. Nossos modelos poderiam auxiliar nas intervenções promovidas pelos profissionais de saúde para dar suporte aos indivíduos que sofrem de transtornos de saúde mental.
Vanessa Martha Pereira, Avanilde Kemczinski
iSys - Brazilian Journal of Information Systems, Volume 14, pp 126-155; https://doi.org/10.5753/isys.2021.1248

Abstract:
O planejamento financeiro familiar faz parte da rotina de todas as famílias. Sistemas de informação podem auxiliar neste processo com recursos que envolvam todos os membros da família. Este artigo apresenta um mapeamento sistemático da literatura, com o objetivo de identificar sistemas de informação e estratégias utilizadas no planejamento financeiro familiar. Como resultado, foi identificado 40 sistemas de informação e observado que em muitos casos não são utilizados sistemas computacionais, pois estes não compreendem as necessidades genuínas da família, como a colaboração dos membros. A área de planejamento financeiro familiar necessita de mais estudos no desenvolvimento de sistemas de informação que apoiem as relações sociais da família no planejamento financeiro.
Diogo Nolasco, Jonice Oliveira
iSys - Brazilian Journal of Information Systems, Volume 14, pp 05-27; https://doi.org/10.5753/isys.2021.1799

Abstract:
The rumor detection problem on social networks has attracted considerable attention in recent years with the rise of concerns about fake news and disinformation. Most previous works focused on detecting rumors by individual messages, classifying whether a post or blog entry is considered a rumor or not. This paper proposes a method for rumor detection on topic-level that identifies whether a social topic related to a reference or authoritative topic is a rumor. We propose the use of a topic model method on social, scientific and political domains and correlate the topics found to detect the most prone to be rumors. Two scenarios were analyzed; the Zika epidemic scenario where our reference set of topics are scientific and the Brazilian presidential speeches where our reference set is extracted from the political speeches themselves. Results applied in the Zika epidemic scenario show evidence that the least correlated topics contain a mix of rumors and local community discussions. The Brazilian presidential speeches scenario suggests a strong correlation between rumor topics from both the speeches and the social domains.
Tatiane Neves Lopes, Renata Araujo
iSys - Brazilian Journal of Information Systems, Volume 14, pp 96-125; https://doi.org/10.5753/isys.2021.1092

Abstract:
Este artigo apresenta um panorama do estado da arte sobre o uso de jogos para treinamento de processos de negócio organizacionais, por meio de um mapeamento sistemático da literatura. Foram definidas cinco questões de pesquisa que nortearam a busca - (1) quais soluções existem que usem jogos sérios digitais para treinamento organizacional e (2) para treinamento de processos; (3) quais são os gêneros dos jogos encontrados e (4) como foram projetados; e (5) se o jogo impactou no treinamento de processos. Dos 295 documentos encontrados, 21 desses estudos foram selecionados para análise. Os resultados da análise evidenciaram que o uso de jogos para treinamento de processos de negócio é uma área ainda pouco explorada. Além disso, os trabalhos analisados descrevem de forma superficial o design e a construção desses jogos, bem como exploram de forma limitada os seus impactos.
M. Luisa P. Braga, Fabíola G. Nakamura, Eduardo F. Nakamura
iSys - Brazilian Journal of Information Systems, Volume 14, pp 79-95; https://doi.org/10.5753/isys.2021.1797

Abstract:
O sexismo é um tópico cujo interesse social tem crescido a medida que a figura feminina vence as barreiras da desigualdade de gênero. O discurso sexista propaga e incentiva o comportamento depreciativo e abusivo contra mulheres. Uma caracterização e identificação precisa são peças-chave para tratar e mitigar a violência. Neste trabalho, apresentamos um corpus de discurso sexista em Português coletado a partir de portais de notícias de grande aceitação popular. O trabalho apresenta três contribuições principais: (1) o processo de criação do corpus e de rotulação de comentários (sexista/não sexista); (2) a caracterização e análise do corpus e do comportamento dos rotuladores anônimos; (3) uma avaliação inicial de técnicas de aprendizagem de máquina para classificação de comentários sexistas/não sexistas. Os resultados preliminares mostram que, ao utilizar support vector machine, é possível identificar comentários sexistas com uma medida F1 acima de 0,8, precisão acima de 0,9 e revocação próxima a 0,8.
Luiz Paulo Carvalho, Jonice Oliveira, Flávia Maria Santoro, Claudia Cappelli
iSys - Brazilian Journal of Information Systems, Volume 14, pp 28-52; https://doi.org/10.5753/isys.2021.1235

Abstract:
Data protection and data-driven solutions are two progressing areas permeating Brazilian society. This work presents an interdisciplinary theoretical approach related to Ethics, from the ethics in computing perspective; the LGPD, from the Law studies perspective; and the Social Network Analysis in Brazil, from the Informatics perspective. This research area utilizes personal data extensively for knowledge construction, with semantic contributions, analyzing the reality; or pragmatic, building artifacts. Challenges and inseparable issues are observed, exposed, and debated in this work. We present considerations combining the three topics, personal data in the research field of social networks in Brazil respecting the LGPD and ethics precepts.
Priscilla Elizabeth Pereira Batista, Renato De Freitas Bulcão Neto, Carlos Eduardo De Barros Paes, Eliomar Araujo de Lima, Adair José Rohling,
iSys - Brazilian Journal of Information Systems, Volume 14, pp 119-153; https://doi.org/10.5753/isys.2021.988

Abstract:
Sistemas-de-Sistemas (SoS) são uma classe de sistemas complexos que frequentemente envolvem Sistemas de Informação como seus constituintes. Entretanto, para que sistemas possam tornar-se constituintes de um SoS, é importante que atendam a requisitos específicos, tais como interoperabilidade e independência operacional e gerencial dos constituintes. Neste sentido, uma arquitetura de referência (AR) pode reunir os requisitos e detalhes de design necessários para habilitar um sistema a tornar-se constituinte de um SoS, além de reforçar sua qualidade e potencial de reúso das arquiteturas concebidas. Uma investigação sobre o estado da arte na área pode, portanto, auxiliar a compreender como SoS tem de fato se beneficiado das ARs e o que ainda é necessário progredir. A principal contribuição deste artigo é apresentar resultados de um mapeamento sistemático sobre as ARs que têm propostas no contexto de SoS, bem como os modelos, técnicas e processos utilizados para sua concepção. De um total de 361 estudos recuperados de 5 bases, 23 estudos foram incluídos para análise e extração. Resultados revelam, dentre outras informações, os domínios em que as arquiteturas de referência estão sendo aplicadas em SoS, tais como smart grids, bem como a forma que elas têm sido desenvolvidas, que envolvem o uso de modelos de referência, frameworks de arquitetura e processos de concepção.
Filipe Herculano Rocha, Allysson Allex Araújo, Pamella Soares, Raphael Lima Saraiva, Jerffeson Teixeira de Souza
iSys - Brazilian Journal of Information Systems, Volume 14, pp 04-23; https://doi.org/10.5753/isys.2021.808

Abstract:
Estratégias off-chain baseadas em sistemas de armazenamento distribuídos têm sido adotadas para contornar o desafio da escalabilidade de armazenamento em blockchain. Apesar da relevância acadêmica e mercadológica, identifica-se uma lacuna quanto a realização de análises empíricas comparando o desempenho dos sistemas com mais visibilidade nesse contexto, isto é, o IPFS, Sia e Swarm. Diante dessa oportunidade, este trabalho realizou, de forma pioneira, uma avaliação experimental visando contribuir para a agregação de informações que apoiem a tomada de decisão sobre tais soluções off-chain. Concluiu-se que cada sistema avaliado destacou-se de diferentes formas dependendo das particularidades do projeto e das métricas avaliadas.
Diego Sauter Possamai, Marcelo Da Silva Hounsell, Isabela Gasparini
iSys - Brazilian Journal of Information Systems, Volume 14, pp 24-55; https://doi.org/10.5753/isys.2021.993

Abstract:
Jogos sérios (JS) vêm sendo criticados pela falta de criatividade. Apresenta-se a metodologia ABCDE que alinha modelos de criatividade com o uso de ferramentas de brainstorming, ao pensamento convergentedivergente inserida no estágio conceitual do design com foco na geração de mecânicas de jogos. Comparou-se os resultados de percepção de criatividade das mecânicas geradas com e sem a ABCDE. Os resultados apontam que a medição de criatividade não têm diferenças significativas. Conclui-se que a ABCDE é eficaz pois consegue gerar mecânicas de jogos criativos em muito menos tempo. Ainda, envolve indivíduos quaisquer e pode ser inserida como parte de outras metodologias de game design, não só de JS.
Back to Top Top