Trabalho & Educação

Journal Information
ISSN / EISSN : 1516-9537 / 2238-037X
Former Publisher: Galoa Events Proceedings (10.17648)
Total articles ≅ 97
Filter:

Latest articles in this journal

Herbert Glauco de Souza
Trabalho & Educação, Volume 30, pp 87-104; doi:10.35699/2238-037x.2021.29774

Abstract:
Este texto tem como objetivo entender as principais influências intelectuais e políticas que incidirão sobre a personalidade do Jovem Gramsci, e que de certa maneira permanecerão e serão reformuladas no Gramsci da maturidade no cárcere fascista. Nesse sentido, foi realizado um levantamento bibliográfico amplo sobre as principais fontes (fatos e obras) com as quais Gramsci dialetizará nos contextos das Duas Internacionais. Como resultado da pesquisa, percebe-se o leque amplo de incidências que ajudaram a moldar a personalidade intelectual e política do jovem sardo e como também Gramsci se relacionara criticamente com toda aquela atmosfera rica de ideias e transformações sociais. Conceitos como Revolução Passiva, Hegemonia, Guerra de Movimento e Guerra de Posição, dentre outros, emergirão nesse confronto com o ambiente profícuo em que Gramsci estava inserido.
Andréia De Assis Ferreira, Erika Abreu Pereira, Lorena Andrade Costa
Trabalho & Educação, Volume 30, pp 145-160; doi:10.35699/2238-037x.2021.25104

Abstract:
Este artigo tem por objetivo discutir o contexto de atuação dos tutores nos cursos superiores em Educação a Distância (EaD), desde a implementação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), que regulamentou a EaD no cenário brasileiro. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com análise documental, em que são apresentadas considerações acerca do exercício da tutoria em instituições públicas e privadas. Os estudos decorrentes de uma revisão da literatura revelaram que, embora se trate de contextos de atuação diferentes, a tutoria tem sido uma forma de precarização do trabalho docente. Nota-se que a ausência de legislação que regulamente o trabalho do tutor como professor favorece a exploração desses tutores, profissionais que exercem um papel de relevância na EaD.
Osni Oliveira Noberto da Silva, ,
Trabalho & Educação, Volume 30, pp 57-67; doi:10.35699/2238-037x.2021.25091

Abstract:
O objetivo deste artigo foi conhecer a valorização do trabalho realizado pelo Atendimento Educacional Especializado pelos diversos “atores” que permeiam o ambiente escolar, a partir da ótica dos próprios professores de AEE. Foram selecionados quatorze docentes que estavam dentro do seguinte critério: professores que trabalhem com AEE nas escolas municipais de Jacobina, estado da Bahia. Foi aplicado um questionário com perguntas fechadas. De acordo com os dados levantados é possível resumir que a maior valorização que as professoras de AEE perceberam de seu trabalho vem dos seus próprios alunos. Em seguida, levando em consideração a porcentagem de respostas dentro dos itens “muito valorizado” e “valorizado em parte” foram na ordem: familiares dos alunos de AEE e diretor(a) da escola. Em seguida tem o(a) coordenador(a) pedagógico(a) e os outros funcionários da escola (pessoal da portaria, limpeza e merenda), sendo que os dois primeiros apresentam respostas na opção “indiferente”. Apenas os professores e alunos da sala regular tiveram a opção “desvalorizado” entre as respostas das docentes de AEE.
Karina Costa,
Trabalho & Educação, Volume 30, pp 131-144; doi:10.35699/2238-037x.2021.25315

Abstract:
Este trabalho teve como objetivo observar e vivenciar a rotina dos funcionários e jovens que estudam na Escola Família Agrícola Nova Esperança e entender a importância da mesma para suas vidas e para a região. É uma pesquisa de cunho qualitativo, utilizando para isto o método da observação participante, bem como análise documental e conversas informais com os sujeitos da pesquisa. Assim, iremos relatar um breve histórico do surgimento das EFAs no Brasil, em Minas Gerais e na região do Alto Rio Pardo. Em sequência, abordar sobre a pedagogia da alternância, metodologia utilizada pelas EFAs, que é uma forma de proporcionar aos jovens que vivem na zona rural uma educação de qualidade, valorizando os aspectos culturais, sociais, comunitários e políticos. Por fim, faremos um relato de uma vivência na EFA Nova Esperança, situada no município de Taiobeiras, microrregião do Alto Rio Pardo de Minas Gerais, onde destacaremos o apoio desta escola família agrícola para o desenvolvimento do conhecimento e habilidades desses alunos, contribuindo para que ao final do curso eles estejam capacitados e aptos a entrar tanto no mercado de trabalho, como também conscientes da importância de sua permanência em suas regiões, tornando-se assim referências e apoio para o crescimento e fortalecimento da agricultura familiar da região.
Maria Rita Neto Sales Oliveira
Trabalho & Educação, Volume 30, pp 177-190; doi:10.35699/2238-037x.2021.25671

Abstract:
Discute-se inovação educacional, evidenciando-se a importância do seu tratamento na atualidade. Defende-se que o trabalho na educação implica caráter teleológico e é com esse reconhecimento que se pode tratar de inovações na área. Dentro disso, tem-se por objetivo contribuir para a compreensão do caráter inovador ou não de recursos didáticos no trabalho docente. Com esse objetivo, o texto contém uma reflexão de caráter teórico sobre a temática. Essa inclui dados de estudo integrativo exploratório, ao qual se acrescentou estudo dos áudios, vídeos e textos que compuseram o n. 1 de 2020 da revista on-line Educação Básica em Foco. Com base nesses estudos, abordam-se concepções sobre inovação, assumindo-se a posição dialética pela qual as inovações educacionais devem estar a serviço de finalidades de transformação, nos âmbitos individual e coletivo. A partir dessa posição e pelas conclusões dos estudos mencionados, identificam-se recursos didáticos potencialmente inovadores no trabalho docente: as práticas colaborativas, dialógicas e o uso crítico das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC’s). Neste último caso, discute-se também o seu uso na situação da pandemia pelo coronavírus. Conclui-se que os recursos didáticos assumem caráter inovador ou não ao se aproximarem mais ou menos daquelas finalidades, considerando-se os limites dessa condição, no interior das contradições societárias. Finalmente, levanta-se a questão da inclusão digital como um direito.
Trabalho & Educação, Volume 30, pp 11-35; doi:10.35699/2238-037x.2021.27041

Abstract:
Tendo como pano de fundo a teorização sobre a determinação ontonegativa da politicidade, de José Chasin, pretendemos neste pequeno artigo realizar a análise imanente do livro I de O capital. Para tanto, trataremos das determinações gerais da política na mencionada obra marxiana. Intenta-se mostrar como que o papel ativo do Estado e do Direito tem grande importância na obra de Karl Marx. Assim, há de se ver como que este fato traz à tona, ao mesmo tempo, o modo complexo pelo qual deve ser entendida a questão da determinação econômica.
, Liliam Faria Porto Borges,
Trabalho & Educação, Volume 30, pp 161-175; doi:10.35699/2238-037x.2021.25875

Abstract:
Evidencia os interesses dos organismos multilaterais na interface trabalho e educação por trás da retórica de combate e eliminação da pobreza. A metodologia utilizada foi um levantamento documental das produções e relatórios dos organismos multilaterais compreendidos enquanto desdobramento da Conferência Mundial sobre Educação Para Todos (1990), assim como, a revisão bibliográfica de autores que debatem a temática. Verifica-se nos documentos a análise da relação entre trabalho e educação sob a égide do combate e eliminação da pobreza e, a educação assume, assim, um caráter salvacionista. A orientação das reformas educacionais se dá em face da dinâmica do capital prover as necessidades básicas de aprendizagem, competências, habilidades e qualificações necessárias para o desenvolvimento econômico e social, na busca de uma suposta equidade social. Ancorada no binômio pobreza-segurança, a veemência da política-ideológica e de seu direcionamento de reformas estruturais nas políticas educacionais está na pretensão de combater a pobreza por propiciar clima desfavorável aos negócios. Nessa perspectiva, a educação colabora na sustentação do controle político da burguesia mundial sobre os processos educativos direcionados para reestruturação produtiva na divisão internacional do trabalho. O trabalho permite concluir que a interface “educação e trabalho” nesta perspectiva, assume um caráter pragmático e unidimensional para formação de recursos humanos – o chamado Capital Humano.
Raquel Pereira de Morais, Soraia Colaço, , Valdemarin Coelho Gomes
Trabalho & Educação, Volume 30, pp 117-129; doi:10.35699/2238-037x.2021.26901

Abstract:
Educar por meio de uma proposta integral de educação ou privilegiar a lógica empresarial? Este artigo pretende avaliar a última proposta do Ensino Médio Integrado brasileiro, ao tomar como base os documentos oficiais elaborados pelo Ministério da educação - MEC, a partir de 2007. Objetivamos, portanto, analisar as concepções da lógica empresarial presente na proposta de formação integral do Ensino Médio no contexto do capitalismo em crise. Nessa direção, a presente pesquisa, de cunho bibliográfico e documental, se fundamenta no método materialista, histórico e dialético. Em linhas gerais, destacamos que o conceito de formação integral presentes nos documentos fortalece o ideário de uma pedagogia das competências, imbuída pelo nexo economicista, empresarial, instrumentalista e pragmático de uma educação voltada para atender às demandas do mercado competitivo neoliberal. Na contramão, defendemos uma perspectiva educacional em direção à emancipação humana, de formação integral crítica e transformadora em prol da classe trabalhadora.
Jonilson Costa Correia, Angela Roberta Lucas Leite, Patrícia Natália dos Santos Soares
Trabalho & Educação, Volume 30, pp 105-115; doi:10.35699/2238-037x.2021.29601

Abstract:
Este estudo analisa políticas de qualificação para os trabalhadores do setor de turismo no Maranhão sob a ótica do Programa Mais Qualificação da Secretaria de Estado do Turismo. Esta pesquisa tem como objetivos específicos identificar ações do programa; verificar dificuldades enfrentadas pelo programa Mais Qualificação e Turismo durante a execução e desvelar as perspectivas do programa. Esta foi uma pesquisa qualitativa com uma abordagem exploratório-descritiva, analisando assim os dados empíricos e teóricos referente ao tema; a entrevista foi a técnica de coleta de dados aplicada aos gestores públicos que executam o programa. Com isso, foi possível concluir que, a qualificação para o segmento turístico é um diferencial competitivo e, além disso, leva a aprendizagem de novos conhecimentos, habilidades e competências exigidas pelo mercado de trabalho turístico, o que o caracteriza, também, uma estratégia de reprodução das exigências do capital.
Elizabeth Maria Pinto
Trabalho & Educação, Volume 30, pp 195-197; doi:10.35699/2238-037x.2021.33325

Abstract:
Esta dissertação apresenta o estudo sobre os gestos profissionais de um professor em prática educativa, em um laboratório de mecânica, em que os alunos realizam as atividades de montagem de um motor. No contexto, o professor orienta os alunos na execução de suas práticas, quando ocorre a manifestação de seu estilo profissional, a sua história, que se caracterizam em seus gestos profissionais...
Back to Top Top