Revista de Enfermagem da UFJF

Journal Information
ISSN / EISSN : 2446-5739 / 2446-6530
Current Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (10.34019)
Total articles ≅ 48
Filter:

Latest articles in this journal

Margareth Alves Bastos E Castro, Wendell Costa Bazílio, Taís Alves De Morais, Jussara Regina Martins, Rita De Cássia Almeida Da Costa
Revista de Enfermagem da UFJF, Volume 5; doi:10.34019/2446-5739.2019.v5.32120

Abstract:
Objetivo: Avaliar a efetividade da estratégia da simulação realística no ensino de cuidados paliativos entre estudantes de enfermagem. Métodos: Ensaio randomizado controlado. Participaram 23 estudantes de enfermagem; 12, no grupo controle, que realizou pré-teste, palestra e pós-teste; 11, na intervenção, grupo com pré-teste, palestra, simulação realística e pós-teste. Resultados: Os dados relacionados à média de respostas corretas no pré-teste com o pós-teste apresentaram significância estatística (p = 0,029). Na comparação entre as médias de sucessos com e sem simulação, apenas a não simulação foi significativa (p = 0,044) e para os participantes que realizaram a simulação não houve significância (p = 0,391). Conclusão: A estratégia da simulação realística foi efetiva no ensino de cuidados paliativos entre os graduandos, evidenciado pelo escore positivo entre um primeiro e o segundo momento quando avaliados por meio de um teste cognitivo.
Taise Rocha Macedo, , Carla Susana Martinez Julca, Luciane Possoli
Revista de Enfermagem da UFJF, Volume 5; doi:10.34019/2446-5739.2019.v5.30660

Abstract:
Objetivo: avaliar as variáveis percepção geral e nota de segurança do paciente, bem como, frequência e número de eventos comunicados do instrumento Hospital Survey on Patient Safety Culture na perspectiva da equipe de enfermagem em Emergências Pediátricas. Metodologia: Pesquisa quantitativa, tipo survey transversal, amostra intencional, não probabilística, participando do estudo 75 profissionais da equipe de enfermagem. Os dados foram submetidos à análise descritiva e estatística com aplicação do teste Qui-Quadrado. Resultados: Análise da variável de resultado não identificou diferença significativa entre as respostas das categorias profissionais. Na dimensão percepção geral da segurança do paciente os auxiliares em enfermagem atribuíram maior percentual de respostas positivas dentro das categorias profissionais, enquanto os enfermeiros conferiram a maior proporção de respostas negativas. O número de eventos adversos comunicados foi pouco expressivo. Conclusão: A categoria profissional pode interferir na avaliação da cultura de segurança e a cultura de segurança não está completamente instituída nestes serviços.
Ana Luiza Ferreira Aydogdu
Revista de Enfermagem da UFJF, Volume 5; doi:10.34019/2446-5739.2019.v5.30691

Abstract:
Objetivo: Investigar na literatura os riscos do isolamento social para a saúde dos idosos durante a pandemia causada pelo novo coronavírus. Metodologia: Revisão integrativa de artigos publicados no ano de 2020 através de buscas no Google Acadêmico, na Biblioteca Virtual em Saúde e na National Library of Medicine – PubMed, a partir da pergunta norteadora: qual a abordagem da literatura sobre os riscos do isolamento social para a saúde dos idosos durante a pandemia causada pelo novo coronavírus? Resultados: O novo coronavírus (SARS-CoV-2) trouxe a necessidade de isolamento social, principalmente para grupos de risco, como idosos. Entretanto, nos oito artigos analisados observou-se que essa medida acarreta outras enfermidades físicas e/ou psicossociais. Considerações Finais: Ao proteger contra o novo coronavírus, além da saúde física é preciso atentar também para a saúde mental e social do idoso.
Ingryd Guimarães De Oliveira, Maria Das Dores De Souza, Ana Cristina De Oliveira Abraão Santesso, Natalia De Freitas Costa
Revista de Enfermagem da UFJF, Volume 5; doi:10.34019/2446-5739.2019.v5.28071

Abstract:
Objetivo: analisar a vivência do parto normal e do puerpério a partir do relato de puérperas usuárias do Sistema Único de Saúde. Metodologia: pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, realizada com nove usuárias de uma Unidade de Atenção Primária a Saúde de Juiz de Fora – MG. Utilizou-se para a coleta de dados o modelo de entrevista semiestruturada de Minayo, sendo estes analisados conforme as técnicas de análise de conteúdo de Bardin. Resultados: Evidencia-se a falta de informação para o momento do parto e pós-parto e consequentemente o aumento da susceptibilidade à intervenções desnecessárias. Torna-se também notório que no puerpério, a percepção de saúde das mulheres é ligada à ausência de dor e à saúde do recém-nascido. Considerações finais: Percebe-se que as participantes tem pouca orientação sobre parto e puerpério durante a gestação, revelando que os profissionais precisam readequar suas condutas durante o pré-natal, parto e pós-parto.
Jessika Angela Freitas De Oliveira, Claudia Ramos Gonçalves, Isabel Cristina Dos Santos Oliveira, Liliam Cristiana Júlio Tonnera
Revista de Enfermagem da UFJF, Volume 5; doi:10.34019/2446-5739.2019.v5.31413

Abstract:
Objetivo: Analisar os motivos relacionados à exposição dos imunobiológicos a temperaturas inadequadas em um município do Sul do Brasil. Metodologia: Estudo descritivo de caráter documental, com dados coletados em abril de 2019, a partir da Ficha de Notificação de Exposição de Imunobiológicos à Temperatura Inadequada e analisados considerando os oito itens de avaliação presentes na ficha mediante a exposição dos insumos. Resultados: Destaca-se a falta de energia como o motivo do maior número de notificações, seguido da falha no equipamento, porém os demais motivos geradores constituem-se também fatores que podem levar à perda de imunobiológicos expostos às temperaturas inadequadas. Conclusão: A capacitação profissional é ainda a melhor estratégia para proporcionar constante aprendizagem, pois possibilita rever as reais necessidades do dia a dia no atendimento de suas ações.
Bruna Miguel, Cláudia Maria Messias, Luiz Otavio Pereira Dos Santos
Revista de Enfermagem da UFJF, Volume 5; doi:10.34019/2446-5739.2019.v5.3883

Abstract:
Objetivo: Identificar a percepção do estudante de Enfermagem na pesquisa científica através da análise de artigos científicos disponíveis em bases de dados. Metodologia: Revisão integrativa da literatura com método de análise de Bardin. Foram selecionados 20 artigos que subsidiaram a revisão integrativa, nas bases de dados: LILLACS, SCIELO e BDENF. Resultados: Obtiveram-se três categorias: “A percepção e as dificuldades apresentadas pelo acadêmico de Enfermagem para desenvolver pesquisa científica”; “O processo de formação do profissional de Enfermagem”; “As estratégias de ensino para incentivo do acadêmico à pesquisa científica durante o curso de graduação”. Conclusão: O curso por anos foi visto como processo de cuidar, sem olhar científico e por muitas vezes se calou frente situações que lhe são competentes, não mostrando riqueza e a importância deste profissional. Nota-se ainda que os alunos entendem a importância da pesquisa científica bem como o notável valor que essas atividades agregam ao ensino.
Lílian Do Nascimento, Priscila Lima Da Conceição, Thalita De Paula Silva, Izabella Nunes Ambrozini De Sousa, Fabíola Lisboa Da Silveira Fortes, Érika Andrade E Silva
Revista de Enfermagem da UFJF, Volume 5; doi:10.34019/2446-5739.2019.v5.27179

Abstract:
Objetivo: Identificar na literatura científica disponível o que vem sendo discutido sobre o aborto e a assistência de enfermagem. Metodologia: trata-se de uma revisão integrativa da literatura, considerando o recorte temporal de 2009 a 2019. Resultados: originaram-se três categorias de discussão: Gênero e autonomia do corpo feminino versus sentimentos da mulher em relação ao aborto; Percepções sociais versus o aborto provocado; Percepção da mulher sobre a assistência dos profissionais de enfermagem frente ao aborto. Considerações finais: mulheres em situação de abortamento apontaram a falta de atenção e um afastamento dos profissionais de enfermagem, quando precisam de atendimento. Percebe-se o quanto é importante que esta situação seja trabalhada na formação dos profissionais, em especial, profissionais de enfermagem.
Telma Christina Do Campo Silva, Luciene Muniz Braga
Revista de Enfermagem da UFJF, Volume 5; doi:10.34019/2446-5739.2019.v5.31148

Abstract:
Objetivo: Descrever o emprego de Cateter Central de Inserção Periférica como coadjuvante no tratamento de Epidermólise Bolhosa Distrófica no tratamento intra-hospitalar e na desospitalização. Metodologia: Trata-se de um relato de caso. As informações foram obtidas por meio de revisão do prontuário, registro fotográfico do curativo e revisão da literatura. Resultados: O dispositivo foi utilizado para a administração de antibióticos, sedação e transfusão de hemocomponentes. A inserção do cateter foi realizada por uma enfermeira da equipe de terapia intravenosa do Hospital. Após a alta hospitalar o Cateter Central de Inserção Periférica foi usado a nível ambulatorial, para término do tratamento quimioterápico e antibioticoterapia Conclusão: O cateter no tratamento ambulatorial favoreceu a desospitalização precoce, contribuindo para diminuição dos custos com internação hospitalar e redução do risco de infecção relacionada à assistência em saúde. A terapia endovenosa através do Cateter Central de Inserção Periférica favoreceu a humanização do cuidado e melhoria da qualidade da assistência à paciente.
Revista de Enfermagem da UFJF, Volume 5, pp 1-14; doi:10.34019/2446-5739.2019.v5.25957

Abstract:
Objetivo: identificar a prevalência de hipertensão arterial relatada por Técnicos-administrativos em Educação (TAEs) de uma universidade pública e fatores associados. Metodologia: estudo transversal realizado com 833 TAEs. A análise dos dados foi realizada por estatística descritiva, bi e multivariada, tendo como desfecho hipertensão arterial por diagnóstico médico e variáveis independentes (sociodemográficas, relacionadas aos hábitos de vida e alimentares e características do trabalho). Resultados: dos 833 trabalhadores, 51,5% eram homens, 52,7% tinham 50 anos de idade ou mais, 67% eram brancos, 77,4% tinham nível superior ou mais e 45,8% recebiam entre cinco e dez salários mínimos. Após a análise multivariada, as variáveis que se mantiveram associadas à hipertensão foram sexo, idade cor/raça e a autoavaliação do estado de saúde. Conclusão: ressalta-se a importância da implementação de medidas para promoção da saúde e prevenção da hipertensão, uma vez que se pode evitar o adoecimento dos trabalhadores, seu afastamento do trabalho e aposentadorias precoces.
, Amanda Mauricio Miranda De Lima,
Revista de Enfermagem da UFJF, Volume 5, pp 1-10; doi:10.34019/2446-5739.2019.v5.14052

Abstract:
Objetivo: analisar em produções científicas quais são as forças que aumentam a resiliência em pacientes portadores de distúrbios oncológicos. Metodologia: trata-se de uma revisão integrativa guiada pela metodologia PRISMA, a partir da pergunta norteadora: No conjunto de produções cientificas, quais forças os pacientes portadores de distúrbios oncológicos utilizam para aumentar sua resiliência? Resultados: conforme os estudos, observou-se que, para os pacientes portadores de distúrbios oncológicos, alguns fatores, como interação familiar e apoio psicossocial, podem reforçar e contribuir positivamente para o aumento da resiliência. Considerações finais: aumento da resiliência desses pacientes foi positivamente associada a satisfação, convívio e atividades diárias que lhes possibilitam bem-estar e qualidade de vida. Além disso, houve apoio dos familiares, amigos e da equipe de Enfermagem no enfrentamento, o que foi essencial para recuperar a positividade e a autoestima desses pacientes.
Back to Top Top