Cadernos de Linguagem e Sociedade

Journal Information
ISSN / EISSN : 0104-9712 / 2179-4790
Published by: Universidade de Brasília (10.26512)
Total articles ≅ 351
Current Coverage
SCOPUS
Archived in
SHERPA/ROMEO
Filter:

Latest articles in this journal

Judson Pereira de Almeida, Aliúd José De Almeida, Cássio Roberto Borges da Silva
Cadernos de Linguagem e Sociedade, Volume 21, pp 58-76; https://doi.org/10.26512/les.v21i2.31992

Abstract:
Este estudo examina algumas estratégias discursivas que têm balizado o tratamento político de questões relativas à segurança pública. Empenhamo-nos, inicialmente, em descrever os argumentos mobilizados na defesa de um modelo intensivo de repressão à criminalidade, usualmente referido por meio do lema “lei e ordem”. Discutimos, em seguida, o empenho de formalização de tais práticas, empreendido, emblematicamente, por Jakobs (2007), com o “direito penal do inimigo”. Considerando os trabalhos de Wacquant (2001; 2007; 2012), Giorgi (2006) e Zaffaroni (2007), identificamos uma ruptura em relação à s tecnologias penais descritas por Foucault, nos anos 70, como dispositivos de normalização dos corpos e de regulamentação da população, uma vez que, de acordo com tais autores, trata-se, agora, da construção social de um “excedente” populacional “negativo” (GIORGI, 2007, p. 105) que, situado à margem do ordenamento e estigmatizado como ameaça à segurança da sociedade, transforma-se em alvo elementar dos aparatos de repressão. Concluímos, enfim, que as estratégias de segurança, inspiradas no ideário neoconservador, assim como as propostas de modificação do ordenamento jurídico, elaboradas sob o prisma do “inimigo social”, evidenciam-se, insidiosamente, como uma afronta ao Estado Democrático de Direito, identificando-se, cada vez mais, com formas totalitárias de dominação.
, Thayrine Vilas Boas, Karina Aparecida Mascarenhas
Cadernos de Linguagem e Sociedade, Volume 21, pp 38-57; https://doi.org/10.26512/les.v21i2.31700

Abstract:
Este artigo tematiza o espetáculo presente no filme “O Abutre” (The NightCrawler), de 2014, considerando sua atualidade quanto aos mecanismos utilizados pela mídia para construir e veicular a notícia. Nesse sentido, objetiva identificar os elementos que caracterizam o discurso espetacularizado e examinar a construção da relação eu-outro no protgonista Louis Bloom. Os conceitos de espetáculo, de Guy Debord e de arquitetônica, de Mikhail Bakhtin, são os principais referenciais desse trabalho. Como resultados de investigação, apontamos para a necessidade de uma leitura mais criteriosa sobre a notícia e esperamos contribuir para a conscientização acerca da semiformação decorrente da mídia espetacularizada.
Isabela de Oliveira Freitas Borges, Bárbara Amaral da Silva, Ludmila De Vasconcelos Machado Guimarães, Flávia Pereira Dias Menezes
Cadernos de Linguagem e Sociedade, Volume 21, pp 161-180; https://doi.org/10.26512/les.v21i2.32102

Abstract:
Analisamos o discurso organizacional construído pela Samarco em seu vídeo institucional “É sempre bom olhar para todos os lados ”“ Samarco histórias”, veiculado após o rompimento da barragem, em Mariana, 2015. Em um viés interdisciplinar, utilizamos conceitos da Análise do Discurso, a fim de verificar possíveis efeitos de sentido gerados a partir da construção argumentativa do vídeo, e os articulamos a noções da administração, como “crime corporativo” e “imagem organizacional”. Constatamos que a Samarco faz uso de valores e crenças partilhadas pelos brasileiros em geral para construir imagens discursivas de si positivas, mobilizando, ao mesmo tempo, emoções positivas, como a esperança.
Yasser Gomaa
Cadernos de Linguagem e Sociedade, Volume 21, pp 20-37; https://doi.org/10.26512/les.v21i2.29354

Abstract:
This study examined language policy in the virtual linguistic landscape in the Kingdom of Bahrain as exemplified in its E-Government National Portal. It was carried out with the aim of extending the view of the linguistic landscape beyond the mainstream research that is typically anchored and defined within the parameters of given geographic boundaries. It sought to answer the question of how the linguistic diversity is experienced in cyberspace. Spolsky and Cooper’s (1991) Preference Model Theory of language choice was used to address this question. The findings authenticate the assumption that the Bahraini virtual linguistic landscape shares not only specific features with physical counterparts, but also displays unique attributes
Vicentina Ramires, Lucas Henrique Silva, Roseana Medeiros
Cadernos de Linguagem e Sociedade, Volume 21, pp 119-141; https://doi.org/10.26512/les.v21i2.29547

Abstract:
Com base na ACD, este estudo tem como objetivo principal apresentar como alguns setores religiosos de orientação cristã têm contribuído para gerar/aumentar o preconceito contra as diferenças de gênero. Como objetivos específicos procuramos identificar nos discursos desses membros religiosos elementos indicadores de preconceito e analisar macro e microestruturas em que se manifestem formas de discriminação de diferentes grupos sociais. Foram analisados depoimentos, entrevistas e notícias do site religioso Gospel Prime. Os resultados demonstraram que muitos representantes religiosos, ao defenderem e reproduzirem discursos discriminatórios, contribuem fortemente para a violência física ou simbólica sobre essas minorias.
Anna Nobre
Cadernos de Linguagem e Sociedade, Volume 21, pp 266-269; https://doi.org/10.26512/les.v21i2.33113

Abstract:
No livro A ordem das coisas: pensar a pós-modernidade, o sociólogo francês Michel Maffesoli, conhecido por seu trabalho em sociologia compreensiva e fenomenológica, resgata e aprofunda temáticas abordadas em obras anteriores, como a importância da imaginação, além de tratar a questão da temporalidade, denunciando o “presenteísmo” das sociedades pós-modernas e analisando o consciente coletivo que denomina de sabedoria popular. É um estudo recente que trata de um tema atual no qual conceitos, nominação das coisas e suas essências são analisados sob a ótica das práticas sociais da pós-modernidade. Por ser um texto muito denso e cheio de reflexões, esta resenha revela apenas um conhecimento panorâmico e convida os leitores a aprofundarem o conhecimento na obra resenhada.
Thais Regina Santos Borges
Cadernos de Linguagem e Sociedade, Volume 21, pp 435-451; https://doi.org/10.26512/les.v21i2.35198

Abstract:
O objetivo deste ensaio é pensar a produção de conhecimento engajada com princípios de justiça social, ao se ocupar de fenômenos sociais em que a linguagem enquanto sociossemiose tem um papel fundamental. Nesse contexto, procuro refletir sobre o fazer acadêmico queer em um paradigma interseccional e decolonial, necessariamente contra-hegemônico, feminista e antirracista, que centraliza a formulação de entendimentos acerca da relação micro/macro, em processos que fomentem o sentir crítico na pesquisa como locus de reflexividade crítica, no contexto da academia como espaço institucional da branquitude.
Mayara Nogueira, Roberto Perobelli De Oliveira
Cadernos de Linguagem e Sociedade, Volume 21, pp 77-97; https://doi.org/10.26512/les.v21i2.26405

Abstract:
Dentre as práticas cotidianas desempenhadas pelos sujeitos nas mais variadas culturas, certamente o ato de narrar ocupa papel central, cujo lugar de destaque tem sido abraçado por diversos campos do saber para além dos estudos da linguagem. Seja para recaptular uma experiência passada, organizar a experiência ou quaisquer de suas funções, a narrativa representa um importante objeto que possibilita o investigador compreender a ordem social. A partir destas premissas, neste trabalho apresento algumas concepções em análise sociolinguística da narrativa, observando como narrativa e interação são engendradas em um almoço entre advogados que trabalham juntos em uma zona de conflito urbano.
Back to Top Top