Discursos Contemporâneos em Estudo
Journal Information
ISSN / EISSN
:
2237-7247 / 2595-3494
Published by: Universidade de Brasília
(10.26512)
Total articles ≅ 64
Filter:
Latest articles in this journal
Discursos Contemporâneos em Estudo, Volume 3, pp 131-140; https://doi.org/10.26512/discursos.v3i2.2018/20949
Abstract:
Este texto está situado nas vertentes sócio cognitiva e Semiótica Social da Análise Crítica do Discurso e tem por tema a composição argumentativa de anúncios publicitários multimodais impressos. Objetiva-se examinar a inter-relação imagem, cores e palavras; analisar a distribuição dos elementos textuais em sua espacialização e verificar as estratégias argumentativas utilizadas na produção textual. Justifica-se a pesquisa, devido à preferência dada aos textos multimodais na pós-modernidade, de forma a merecerem estudos para se entender, com um enfoque interacional, a sua produção/compreensão. Entende-se que todas as formas de conhecimento são produzidas no e pelo discurso, sendo que as cognições sociais são tanto grupais como extragrupais. Com um procedimento teórico-analítico, os resultados foram obtidos por método qualitativo. Tais resultados indicam que o texto publicitário multimodal é construído com um conjunto de estratégias argumentativas guiadas para produzir a sedução do outro, transformando-o em consumidor.
Discursos Contemporâneos em Estudo, Volume 3, pp 127-137; https://doi.org/10.26512/discursos.v3i3.2018/20820
Abstract:
O discurso é o invólucro da realidade. Por isso, como construção social, traduz uma visão de mundo em que autor e sociedade se posicionam na moldura do contexto histórico em que vivem. É no amálgama dessa configuração perceptivo-bifocal que se propõe pôr em vitrine discurso e linguagem legislativa, encaixados na produção de textos normativos de conteúdo educacional. A abordagem circunscreve o território da relação literalidade, legalidade, formulação do discurso e racionalidade.
Discursos Contemporâneos em Estudo, Volume 3, pp 65-82; https://doi.org/10.26512/discursos.v3i3.2018/20292
Abstract:
Neste trabalho, analisamos discursos de usuários e profissionais de saúde sobre eventos de letramento e seus impactos na prática assistencial da Estratégia de Saúde da Família. Baseamo-nos nos estudos de Fairclough (2001, 2003) e Magalhães (2000;2004) sobre a Análise de Discurso Crítica; e de Street (2012;2014) sobre os Novos Estudos do Letramento. Utilizamos técnicas de entrevistas semiestruturadas, grupos focais e observações da prática assistencial em unidades de saúde de três municípios do Estado do Ceará, almejando a triangulação desses dados. Os resultados apontaram problemas de letramento nesse contexto de saúde. Profissionais de saúde aplicam estratégias para dirimi-los, mas estas não são suficientes, em razão de problemas relacionados ao poder, nesse contexto.
Discursos Contemporâneos em Estudo, Volume 3, pp 115-129; https://doi.org/10.26512/discursos.v3i2.2018/20816
Abstract:
Este artigo pretende estabelecer conexões entre conceitos da Análise Crítica do Discurso e da Análise do Discurso de tradição francesa, de modo a demonstrar as confluências conceituais que culminam em uma análise textual, social e histórica de textos produzidos na atualidade. Serão apresentadas análises do material linguístico fornecido por interações dialógicas entre agentes em um programa da televisão fechada, mostrando que as escolhas lexicais e a forma como são apresentados dados numéricos podem indicar relações de poder consolidadas pelo capitalismo, dentro do âmbito da formação educacional que se faz necessária hoje e no futuro. Também tentou-se entender as instaurações do sujeito nas formações discursivas e sua relação com o outro, com o espectador, neste caso, mostrando como o discurso é marcado por essa alteridade, mas, também, como ele acaba por (tentar) construir o real compartilhado pelas partes envolvidas.
Discursos Contemporâneos em Estudo, Volume 3, pp 139-143; https://doi.org/10.26512/discursos.v3i3.2018/10251
Discursos Contemporâneos em Estudo, Volume 3, pp 25-50; https://doi.org/10.26512/discursos.v3i3.2018/20818
Abstract:
O objetivo deste artigo é analisar, na perspectiva da Análise de Discurso Crítica (ADC), um discurso nodal proferido em cenário de globalização e de avanço neoliberal no Brasil. Trata-se do discurso de posse da ex-presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, por ocasião de sua reeleição em 2014. Teve como lema Pátria Educadora e, como foco, o relacionamento entre Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Na perspectiva da ADC, esse discurso sugere o alinhamento presidencial ao neoliberalismo dos mercados centrais ao tratar de temas como educação e logística, mas indica também uma visão de empoderamento desses cinco países, visando ao reequilíbrio de forças dos blocos globais. Esse aspecto de resistência representa a face positiva dos diálogos de poder entre os agentes sociais. Certamente, não é possível apresentar todos os detalhes e as várias perspectivas de reflexão de um discurso nodal. Por isso, há ênfase no contexto de produção e de circulação desse discurso, nos movimentos da argumentação conforme os princípios da matriz retórica brasileira e nas marcas de alinhamento e de resistência ao avanço neoliberal no Brasil à luz de conceitos característicos dos discursos das sociedades contemporâneas e de categorias de análise da ADC.
Discursos Contemporâneos em Estudo, Volume 3, pp 83-102; https://doi.org/10.26512/discursos.v3i3.2018/12402
Abstract:
Este artigo tem como objeto a representação construída pelo discurso da mídia sobre o movimento que ficou conhecido como Primavera Secundarista ocorrido no Brasil em 2016. Sendo um movimento de resistência dos estudantes de Ensino Médio contra as propostas de reforma e ajustes fiscais do governo brasileiro no âmbito da educação, a Primavera Secundarista envolveu jovens de várias partes do Brasil que ocuparam mais de 1000 escolas em todo o território nacional. Nosso objetivo, com este estudo, é analisar e compreender as estratégias usadas pela mídia para representar esse movimento. Utilizamos como corpus para a análise um artigo de opinião publicado na página on line da revista Época, assinado pelo colunista Fernando Schüler intitulado “E quem nos salvará de Ana Júlia?”. À luz do construto teórico-metodológico da Análise de Discurso Crítica (ADC), embasamo-nos, principalmente, nos escritos de Fairclough (2004) e Ramalho e Resende (2011), desenvolvendo assim, um estudo de caráter qualitativo, com foco no significado representacional. Compreendendo a linguagem como o lugar privilegiado de lutas e tensões sociais, discutimos as estratégias linguísticas e ideológicas utilizadas na produção do artigo e percebemos como resultado a construção, por parte da mídia, de uma imagem desqualificada do movimento Primavera Secundarista.
Discursos Contemporâneos em Estudo, Volume 3, pp 33-44; https://doi.org/10.26512/discursos.v3i2.2018/12072
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo identificar/analisar as operações ideológicas presentes no pronunciamento do Presidente Michel Temer (PMDB), proferido no dia 27 de junho de 2017, após denúncia apresentada contra ele pela Procuradoria-Geral da República (PGR) ao Supremo Tribunal Federal (STF), por crime de corrupção passiva. O corpus desta pesquisa é constituído por 10 (dez) trechos do referido pronunciamento. Para essa análise, nos fundamentamos nos conceitos de hegemonia de Gramsci (2001; 1995), de discurso de Fairclough (2001) e de ideologia de Thompson (2011), como forma de compreender as lutas hegemônicas para implantação e manutenção de relações de poder nas práticas discursivas. Palavras-chave: Hegemonia; Ideologia; Discurso.
Discursos Contemporâneos em Estudo, Volume 3, pp 45-62; https://doi.org/10.26512/discursos.v3i2.2018/10525
Abstract:
Neste trabalho, realizamos uma análise multimodal de dois anúncios publicitários de O Boticário, veiculados na mídia digital Facebook, em junho de 2018, de modo a perceber o gênero como ação social e a intencionalidade publicitária. Metodologicamente, nos valemos de uma análise qualitativa-interpretativa com base nos conceitos de Jewitt (2013) e das camadas do modelo GeM, proposto por Hiipalla (2014), considerando-se a atuação das funções da linguagem de Halliday (2004) presentes nos modos semióticos, partindo de suas considerações sobre a linguagem como um sistema multifuncional, o qual representa a realidade, ordena as relações sociais e estabelece identidades (FAIRCLOUGH, 2001, P.27). Também levamos em conta alguns conceitos de Kress e van Leeuwen (2001 e 2006) e Fairclough (2001), expandidos a partir de Halliday para o modo visual e discursivo. Concluímos que as affordances multimodais do gênero publicitário imprimem significados em camadas individuais e na junção dos conjuntos multimodais na geração de efeitos que incentivam o consumo, interligando produtos ao self, ou seja, à identidade pessoal da consumidora.
Discursos Contemporâneos em Estudo, Volume 3, pp 1-18; https://doi.org/10.26512/discursos.v3i2.2018/20813
Abstract:
Com o propósito de identificar as lacunas existentes entre as convicções generalizadas relativamente aos avanços da igualdade de género em contextos profissionais e a forma como essa realidade é mediada pela linguagem na imprensa escrita, este trabalho analisa a mediação da igualdade do género levada a cabo pela revista Marketeer, no ano de 2017, a partir de um corpus constituído por perfis de profissionais da área empresarial, extraídos das rubricas ‘Pessoas’ e ‘Entrevista’. Enquadrado na Linguística Sistémico-Funcional (LSF), pretende-se, no presente artigo: (i) identificar a situação da representatividade do género em contexto profissional na imprensa escrita; (ii) analisar as representações veiculadas pela revista relativamente ao género. Em termos metodológicos, a representatividade do género é investigada a partir de uma abordagem descritiva interpretativa de expressão quantitativa e a representação do género é analisada a partir de uma abordagem qualitativa, a partir dos recursos analíticos léxico e transitividade da LSF.