Research, Society and Development

Journal Information
EISSN : 25253409
Current Publisher: Research, Society and Development (10.33448)
Former Publisher: Centro Universitário ICESP (10.17648)
Total articles ≅ 4,906
Current Coverage
DOAJ
Archived in
SHERPA/ROMEO
Filter:

Latest articles in this journal

Dayene Kaori Shiino, Roberto Outa, Fabio Roberto Chavarette, Aparecido Carlos Gonçalves, Lucas Henrique Dos Santos
Research, Society and Development, Volume 9; doi:10.33448/rsd-v9i9.8081

Abstract:
Este trabalho demonstra um estudo de métodos estatísticos lineares-experimental e do sistema imunológico artificial de seleção negativa, aplicados a excitação randômica de um sistema dinâmico estrutural. No desenvolvimento deste trabalho foi desenvolvido uma estrutura shear building de dois andares excitado randomicamente, e a falha foi causada por uma perturbação externa aleatória, cujo sinal ruidoso foi tratado pelo filtro de Wiener e posteriormente aplicado o método estatístico linear-experimental e sistema imunológico artificial de seleção negativa. O resultado de ambas as aplicações permitiu uma análise direcionada e objetiva, demonstrando que o espectro do sinal contém níveis qualitativos e quantitativos de grande significância em aplicações na engenharia.
Gabriela Maffini, Paula Argemi Cassel
Research, Society and Development, Volume 9; doi:10.33448/rsd-v9i9.8006

Abstract:
Este artigo objetiva apresentar, através de uma revisão narrativa da literatura, os objetivos do tratamento da Terapia dos Esquemas (TE) para pacientes com Transtorno de Personalidade Narcisista (TPN) e para o funcionamento de cada Modo Esquemático (ME) predominante no TPN. A busca por dados para a construção deste artigo, ocorreu através de consultas em plataformas digitais nacionais e internacionais, além de serem utilizados autores considerados como referências nas temáticas de TPN e TE. Como resultados, encontrou-se que os MEs predominantes em pacientes com este tipo de transtorno são Modo Criança Solitária, Modo Autoengrandecedor, Modo Provocativo e Ataque, Modo Protetor-Desligado e o Modo Autoaliviador. Ao ser discutidos os objetivos do tratamento para cada modo, conclui-se que, a partir das técnicas empregadas pelo terapeuta, o objetivo da TE para o TPN, é fortalecer o Modo Adulto Saudável, de forma que o paciente consiga adotar condutas mais adaptativas e funcionais em seu cotidiano.
Cláudia Elizandra Lemke, Neusa Maria John Scheid
Research, Society and Development, Volume 9; doi:10.33448/rsd-v9i9.7791

Abstract:
O presente artigo decorre de uma pesquisa bibliográfica, realizada com o objetivo de apresentar a maneira como os campos de saber da fisiologia humana e da fisiologia do exercício foram inseridos no currículo da educação básica, principalmente, nas disciplinas de Ciências e Educação Física no Ensino Fundamental. Para tanto, foram utilizadas como fontes livros, revistas e artigos das áreas das Ciências da Natureza, Medicina e Educação Física, além de documentos de arquivos e instituições, disponíveis no SciELO e Google Acadêmico. Nesse processo, são resgatados fatos históricos marcantes sobre a construção dos conceitos das fisiologias. Os resultados apontam um longo processo que atravessa séculos, expondo diferentes linhas históricas, concepções sobre o corpo humano e seu desenvolvimento. Por fim, partindo da análise de conteúdo, constatamos que o processo da inserção das fisiologias na educação básica, inicia-se em experimentos laboratoriais que instigam estudos em universidades, para que, mais tarde, esses conhecimentos dos laboratórios fossem transformados em campos de saberes nas universidades e, assim, inseridos gradativamente na educação básica.
Andrezza Kyarelle Bezerra De Moura, Renata Nayhara De Lima, Adryana Brenda De Oliveira Silva, Maria Vivianne Freitas Gomes De Miranda, Liz Carolina Da Silva Lagos Cortes Assis, Raquel Lima Salgado, Patrícia De Oliveira Lima
Research, Society and Development, Volume 9; doi:10.33448/rsd-v9i9.8187

Abstract:
Objetivou-se avaliar a influência do aleitamento com soro de queijo em pó associado ao leite em pó refugado de indústria sobre as características, rendimentos e qualidade da carne de bezerros de origem leiteira. Foram utilizados 40 bezerros machos distribuídos em quatro tratamentos e dez repetições: LI - leite de integral (controle); LP - 100% leite em pó; LPS1 – 80% leite em pó + 20% soro de queijo em pó e LPS2 - 60% de leite em pó + 40% de soro de queijo. Na carcaça, foram avaliados os valores de pH e temperatura ao abate e após 24 horas de resfriamento. Os parâmetros físico-químicos, atividade de água, acidez, umidade, cinzas, proteínas e lipídeos da carne foram avaliados no músculo Longissimus dorsi. O pH médio da carcaça pós-abate foi de 6,6 e o pH após resfriamento de 5,3. Os valores médios de umidade, proteína, extrato etéreo e cinzas foram: 73,36%; 23,03%; 2,00% e 1,06%, respectivamente. Na análise sensorial foram avaliados cor, maciez, sabor, suculência, impressão global e intenção de compra, não apresentou diferença significativa. As dietas testadas não interferiram nas características de carcaça, composição tecidual e nos atributos qualitativos da carne dos animais avaliados, sendo possível a substituição do leite integral por dietas a base de soro de queijo em pó e leite em pó, não apresentando prejuízos ao desenvolvimento de bezerros leiteiros em fase de aleitamento.
Luana Dos Santos Cunha De Lima, Samira Silva Santos Soares, Eloa Carneiro Carvalho, Thereza Christina Mó Y Mó Loureiro Varella, Deborah Machado Dos Santos, Patrícia Alves Do Santos Silva, Norma Valéria Dantas De Oliveira Souza
Research, Society and Development, Volume 9; doi:10.33448/rsd-v9i9.7993

Abstract:
Objetivo: Refletir sobre os impactos da adoção de medidas de biossegurança, tanto nos espaços laborais quanto nos cenários domiciliares, decorrentes da necessidade de proteção contra a pandemia da COVID-19. Metodologia: Trata-se de estudo de reflexão apoiado em dois eixos temáticos para discussão: biossegurança no trabalho de enfermagem para o enfrentamento da COVID-19 e biossegurança nas atividades de vida diária e no domicílio para proteção contra a COVID-19. Resultados: A pandemia da COVID-19 culminou com alterações de procedimentos, normas e rotinas de biossegurança no contexto do trabalho de enfermagem e, ao mesmo tempo, demandou da sociedade a adoção de novos comportamentos, como forma de prevenção da contaminação pela doença. Conclusão: Com a necessidade de adotar medidas de biossegurança no cotidiano laboral e no âmbito social, o trabalho dos profissionais de enfermagem ganha notoriedade, especialmente no tocante à educação em saúde, que surge como importante estratégia para o enfrentamento da pandemia.
Eliny Rodrigues Fonseca, Fabiana De Ávila Modesto, Grazielle Cristina Assis Carneiro, Neiva Furtunato Souza Lima, Roberto Cézar De Almeida Monte-Mor
Research, Society and Development, Volume 9; doi:10.33448/rsd-v9i9.7929

Abstract:
O Brasil é um país com grande disponibilidade hídrica. No entanto, expõe também situações conflituosas de abundância e escassez de água, sendo necessário dos governos, dos usuários e da sociedade civil, um melhor planejamento na gestão de sua utilização e na solução para inúmeros conflitos que podem surgir. Portanto, este trabalho tem por objetivo apresentar casos de conflitos relatados referente ao uso da água no estado da Bahia, na bacia hidrográfica do rio São Francisco (BHSF), especificamente nas sub-bacias do rio Salitre e dos rios Verde e Jacaré. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica que destaca várias situações de conflitos na região estudada e sugestões de soluções para uma melhor gestão dessas colocações envolvendo diversos atores que podem contribuir para melhorar e definir as demandas de águas nas regiões. A bacia hidrográfica do rio São Francisco é extensa e abrange vários estados, no qual se observa que o fundamento principal dos conflitos pelo uso da água é motivado especialmente em relação as atividades produtivas e socioeconomicas nas bacias, com destaque às atividades agrícolas, a superexplotação dos recursos hídricos, o número excessivo de barramentos entre outros. Esses conflitos apresentados indicam uma carência de medidas mais eficazes para que a gestão consiga resolver os problemas da região e para proporcionar a população envolvida uma condição melhor no que tange aos recursos hídricos.
Ana Carolina Marinho Rossi, Elen Regina Cáceres De Souza, Matheus Gustavo Da Silva
Research, Society and Development, Volume 9; doi:10.33448/rsd-v9i9.7951

Abstract:
A aplicação adequada de reguladores de crescimento no manejo do algodoeiro permite maior controle do crescimento vegetativo, interferindo positivamente na produtividade da cultura. Objetivou-se comparar os efeitos de níveis de reguladores de crescimento vegetal aplicados no algodoeiro. O experimento foi conduzido no Setor de Fitotecnia da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - UUA, com delineamento experimental em blocos casualizados, em esquema fatorial 2x4, cujos tratamentos foram compostos por dois reguladores de crescimento (cloreto de mepiquat e cloreto de clormequat) aplicados em quatro níveis (0 mL; 100 mL; 200 mL e 300 mL por hectare do produto comercial), com quatro repetições. As aplicações foram parceladas em 4 etapas (25% da respectiva dose total em cada uma delas). A primeira aplicação foi feita quando as plantas atingiram 50 cm de altura média (estádio fenológico B1). As aplicações subsequentes foram realizadas quando as plantas apresentaram média de comprimento dos cinco últimos entrenós da haste principal, igual ou superior a 3,5 centímetros. O cloreto de mepiquat proporciona redução na altura de plantas, menor diâmetro da haste e maior estande de plantas. Para ambos os reguladores, o nível de 200 mL ha 1-1 do p.c promove menores alturas de plantas e diâmetros da haste. O aumento dos níveis dos reguladores resulta em menores produtividades de algodão em caroço e redução no número de capulhos abertos por planta. A massa de 100 sementes, a produtividade e o rendimento de fibra não são afetados pelo uso dos reguladores em diferentes níveis.
Joselia Cristina Siqueira Da Silva, Gilmene Bianco
Research, Society and Development, Volume 9; doi:10.33448/rsd-v9i9.7969

Abstract:
Com o desenvolvimento da educação, tornou-se evidente a necessidade de produzir no educando, a capacidade de interagir criticamente com as pessoas em seu meio. Com esse avanço, a abordagem lúdica no ensino e os materiais didáticos se transformaram em ferramentas pedagógicas fundamentais para os processos de ensino e aprendizagem, caracterizando o jogo didático como auxiliador de professores ao favorecer a construção do conhecimento ao aluno. Assim, essa pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de analisar a influência da elaboração de jogos didáticos, na construção de conhecimentos científicos ao educando. Este trabalho apresenta metodologia de natureza qualitativa dentro de uma perspectiva bibliográfica exploratória, no qual os dados denotados foram analisados com base na perspectiva do Método da Análise Documental, que constitui na extração de elementos informativos de um documento original a fim de expressar seu conteúdo de forma abreviada, resultando na conversão de um documento primário em documento secundário. Nos dados obtidos infere-se que a utilização dos jogos didáticos no processo de ensino contribuem positivamente para apropriação de conceitos e corrobora com a formação crítica e intelectual do educando.
Karina Estrela Egídio, Breno Eduardo Carlos, Marcelo Nascimento De Morais Oliveira, Ricardo Paulo Fonseca Melo, Cláwsio Rogério Cruz De Sousa, Shirlene Kelly Santos Carmo
Research, Society and Development, Volume 9; doi:10.33448/rsd-v9i9.7891

Abstract:
O feijão é um alimento presente em todo o mundo e, principalmente, na região Nordeste pela sua culinária diversificada. Como é uma matéria-prima já cultivada na região Potiguar e por uma agricultura, predominantemente, familiar, os resíduos formados por suas palhas, muitas vezes, possuem um descarte correto ou apropriado. Desse modo, a presente pesquisa analisa a palha do feijão como fonte para geração do bioetanol, um tipo de biocombustível mais limpo, menos tóxico e renovável, comparado aqueles derivados dos combustíveis fósseis, além de propor uma utilização para essa biomassa lignocelulósica com menor agressão ao meio ambiente. Nesse contexto, o trabalho objetiva empregar o ensaio granulométrico afim de encontrar uma melhor superfície de contato entre as partículas dessa biomassa que proporcione aumento no percentual de produção em açúcares fermentescíveis, bem como aplicar a técnica da hidrólise ácida como instrumento essencial para a produção do bioetanol. A metodologia seguida se baseou em revisão da literatura e realização de testes experimentais. O emprego do procedimento granulométrico e hidrólise ácida contribuíram para um aumento no teor de açúcar na amostra da palha do feijão, constado em torno de 400 % quando comparada a sua amostra inicial (amostra branca), havendo, pois, um grande potencial para produção alcóolica, tornando-se uma fonte promissora de energia.
Alexandre Augusto Fernandes, Ricardo Queiroz Gurgel, Jeferson Sampaio Davila, Henrique Bedaque
Research, Society and Development, Volume 9; doi:10.33448/rsd-v9i9.8176

Abstract:
Objectives: The study aims to present the face and content validation of the LEAPA instrument, proposing a systematization for static description of the laryngoscopic findings of the benign organic lesions of the vocal folds with emphasis on the use of key elements of the morphological description (location / L / , extension / E /, organic aspect / A /, plurality / P /, associations / A /). The importance of this instrument is that dysphonia is highly prevalent world wide and in about 50% of cases it occurs due to benign vocal fold injuries. Thus, the morpho-functional visualization of the larynx through laryngoscopy and the ability to write a reliable technical report of the examination findings are essential for the correct diagnosis of dysphonia. Methods: A face evaluation was developed by 13 laryngology specialists to analyze the reliability of the lesion description method using Cronbach's alpha coefficient using 17 thought-provoking questions. Results: the LEAPA instrument obtained high internal consistency and high reliability (alpha 0.94). Conclusion: LEAPA allows the morphological description of benign vocal fold injuries, contributing to the preparation of concise laryngoscopic reports, with a uniform, reliable and correct diagnostic impression for this group of injuries.
Back to Top Top