Journal Information
EISSN : 2594-5033
Total articles ≅ 135
Current Coverage
DOAJ
Filter:

Latest articles in this journal

Edson Celino Rodrigues Filho, , Rita de Cassia Oliveira Lima Alves
Geopauta, Volume 5, pp 89-115; doi:10.22481/rg.v5i1.8057

Abstract:
O processo de intensificação da urbanização trouxe muitas repercussões para a vida em sociedade e para o trânsito, como a popularização dos automóveis, que fez crescer, inclusive, o número de acidentes. Os acidentes podem ser causados por inúmeros fatores e o seu videomonitoramento surgiu como uma medida capaz de ampliar o alcance da fiscalização. Este artigo pretende analisar a percepção do poder público e dos cidadãos de uma cidade de médio porte do interior da Bahia, acerca da efetividade da fiscalização eletrônica promovida pelo Projeto de Videomonitoramento do Trânsito, implantado pela Prefeitura Municipal. De natureza empírica e do tipo descritivo-exploratória, os resultados indicaram que o videomonitoramento é uma ferramenta que pode auxiliar na melhoria da fluidez e segurança do trânsito.
Matheus Oliveira Martins da Silva, Victor Hugo Martinez, Marciel Lohmann
Geopauta, Volume 5, pp 116-127; doi:10.22481/rg.v5i1.8056

Abstract:
O Programa Bicicleta Brasil, do extinto Ministério das Cidades - Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana (BRASIL, 2007) recomenda que inclinações superiores a 5% sejam evitadas pelos ciclistas no deslocamento urbano por se tratar de um transporte movido a esforço físico. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa é verificar as condições de declividade da malha cicloviária projetada pelo município de Londrina (IPPUL, 2006;2013;2019;2020) utilizando a estratégia de geração de um Modelo Digital de Elevação (MDE) e operações altimétricas em um software de geoprocessamento aplicados à malha. De acordo com os resultados obtidos, concluiu-se que 40,6% da malha proposta contempla uma inclinação abaixo de 5%.
José Dias Neto, José Antônio Souza De Deus
Geopauta, Volume 5, pp 164-185; doi:10.22481/rg.v5i1.6504

Abstract:
Este artigo tem por objetivo estabelecer uma reflexão a respeito da influência da emergência do paradigma multiculturalista no observado protagonismo etnopolítico das comunidades indígenas na contemporaneidade. Para tanto, apresenta uma análise bibliográfica acerca dos conceitos de pluralismo étnico, multiculturalismo, novo ambientalismo e socioambientalismo que, numa perspectiva histórica, contribuíram para a formatação de um contexto favorável para atuação dos movimentos étnicos, dentre os quais se destacam os relacionados aos povos indígenas, o que serviu, em contrapartida, para estimular e impulsionar os estudos culturais no âmbito da Geografia.
James Amorim Araujo, Djalma Villa Góis
Geopauta, Volume 5, pp 143-163; doi:10.22481/rg.v5i1.6454

Abstract:
Este artigo apresenta o trabalho realizado na cidade de Santo Antônio de Jesus na identificação, caracterização e proposição de divisão de bairros. A ausência de unidades socioespaciais intraurbanas oficializadas era, conjuntamente com a falta de um cadastro de logradouros, um dos maiores passivos urbanísticos da cidade reconhecida como média. Construímos um referencial teórico baseado em Lefebvre (1973), Certeau (2002), Seabra (2003; 2004), dentre outros teóricos. Neste sentido, nosso trabalho foi o de levantar, por meio de uma metodologia específica, as representações já consolidadas de bairros pela população a partir das toponímias de ruas e localidades e, dessa forma, propor uma divisão de bairros da cidade. Como resultado, chegamos à formulação de uma proposta de vinte e quatro bairros.
Nádia Sampaio, Luana de Araújos dos Reis, Luciana Araújo dos Reis Reis
Geopauta, Volume 5, pp 38-65; doi:10.22481/rg.v5i1.6192

Abstract:
Este ensaio examina os sentidos de velhice nas imagens da mulher idosa presentes em quatro contos infantis escritos pelos autores Jacob Ludwing Carl Grimm e Wilhelm Carl Grimm oferecendo uma reflexão acerca da noção sobre a velhice, diante da realidade demográfica do Brasil. Para tanto, analisamos a violência simbólica associada aos estigmas e rótulos relacionados à velhice e discorremos sobre o processo de envelhecimento populacional, notadamente, a feminização da velhice no espaço urbano e o papel social desempenhado pelas idosas. Dessa maneira, recorremos em nossa fundamentação teórica, às contribuições de autores que tratam da velhice, do poder e violência simbólicos, bem como aos aportes da Análise do Discurso de linha francesa
, Mabel Da Fonseca Lyra
Geopauta, Volume 5, pp 128-142; doi:10.22481/rg.v5i1.8096

Abstract:
Objetivou analisar áreas verdes em bairro turístico na cidade de Maceió, Alagoas, a partir dos critérios de espacialização e conservação destes espaços. Tomou-se o bairro Pajuçara como objeto de estudo por apresentar formas de ocupação do solo variada, apesar da sua reduzida dimensão territorial. O método consistiu na análise cartográfica das áreas verdes existentes e visitas in loco com vistas a verificar o estado de conservação das áreas verdes e da vegetação. Os resultados apontaram distribuição desigual das áreas verdes, cuja concentração está vinculada à valorização da orla marítima turística e seu entorno com edifícios de alto padrão e hotéis, contrariamente à fração interna do bairro, ocupada por população de menor poder econômico, onde as áreas verdes são inexistentes.
Thaísa Bruna Costa Nascimento,
Geopauta, Volume 5, pp 238-266; doi:10.22481/rg.v5i1.7053

Abstract:
O trabalho objetiva analisar o desenvolvimento socioeconômico do município de São Miguel/RN, localizado no Alto Oeste Potiguar e seus determinantes de (2000-2010), por meio do Índice de Vulnerabilidade Social (IVS). Utilizou-se pesquisa bibliográfica e levantamento de dados nos sites do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado mais expressivo apontou a melhoria das três dimensões e, por consequência, do índice geral, acompanhando o comportamento de outras pesquisas que fizeram uso de indicadores socioeconômicos. Não obstante, tem-se que reconhecer a condição de alta vulnerabilidade social identificada em 2010, sinalizando a necessidade de esforços continuados, especialmente por parte do Poder Público, para superação dos problemas socioeconômicos.
Jane Mary Lima Castro, Meirilane Rodrigues Maia
Geopauta, Volume 5, pp 217-237; doi:10.22481/rg.v5i1.7749

Abstract:
Este artigo tem o propósito de discutir a dinâmica do uso do solo na bacia do rio Carnaíba de Dentro - Bahia, bem como diagnosticar suas interações socioambientais. Os procedimentos metodológicos compreenderam elaboração de mapa temático; trabalho de campo (com aplicação de questionários, registro fotográfico, ficha de campo) análise de dados. Os resultados da pesquisa retrataram uma problemática socioambiental com inferências da intervenção humana para a degradação ambiental da bacia do rio Carnaíba de Dentro: desmatamento, represamento da água por meio da construção de reservatórios, resíduos sólidos e efluentes urbanos, queimadas, poluição do ar, água e solo, esgotamento sanitário, exploração mineral, uso de agrotóxicos, aterramentos de rios e lagoas, ocupação humana irregular e desordenada nas margens dos rios, compactação e impermeabilização do solo por meio da construção da ferrovia, parque eólico e barragem de rejeitos da Bahia Mineração (BAMIN).
, Lissette Vaca
Geopauta, Volume 5, pp 26-37; doi:10.22481/rg.v5i1.8173

Abstract:
Este artículo tiene como objetivo proporcionar un análisis desde el enfoque de gestión de riesgos, las acciones y decisiones tomadas, y dar una visión técnica del futuro que no se espera en relación al manejo de la pandemia, incluyendo la descripción del comportamiento social de cara de ciertas restricciones estables en el país. La pandemia provocada por el virus SARS-COV2 presenta numerosas desigualdades sociales existentes, un sistema de salud fallido y desatendido, principalmente en los países en vías de desarrollo, como es el caso de la mayoría de países latinoamericanos. Ecuador fue uno de los primeros países de América Latina en ser afectado por el Virus traído por migrantes ecuatorianos desde España e Italia, oprimidos por el contagio del Covid-19.
Silvia Heleny Gomes da Silva,
Geopauta, Volume 5, pp 66-88; doi:10.22481/rg.v5i1.7984

Abstract:
Esse artigo traz como proposta de discussão os desafios e aprendizados resultantes da experiência do Estágio Curricular em Geografia III (ECG) e o Ensino Remoto Emergencial (ERE) no contexto da pandemia da Covid-19. Tomou-se como ponto de partida as práticas realizadas pelos estudantes de licenciatura em geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC) junto dos seus respectivos professores supervisores do estágio, que atuam na educação básica da Prefeitura Municipal de Fortaleza/CE e Região Metropolitana e no ensino privado, em específico no ensino fundamental II (6º ao 9º ano) com a geografia escolar. Foi realizada uma análise das trocas dos saberes e sentires resultantes dessa experiência atípica na realização do estágio à docência.
Back to Top Top