Revista Thema

Journal Information
ISSN / EISSN : 2177-2894 / 2177-2894
Total articles ≅ 517
Current Coverage
DOAJ
Archived in
SHERPA/ROMEO
Filter:

Latest articles in this journal

Alessandra Blando, Fabiane Cristina Pereira Marcilio, ,
Abstract:
Este artigo tem por objetivo apresentar os principais resultados de um levantamento realizado por um serviço de apoio ao estudante de uma universidade federal sobre dificuldades que interferem na vida acadêmica dos estudantes durante a pandemia de COVID-19. Para tal, foi utilizado um questionário online, sendo uma pergunta aberta e outra fechada sobre essa temática. As respostas foram submetidas à análise estatística descritiva. No total, responderam ao levantamento 1.637 alunos, sendo 64% da graduação e 36% da pós-graduação. As principais dificuldades mencionadas pelos estudantes estão relacionadas com a gestão do tempo, os estudos e à saúde mental, além de outras voltadas à pandemia: como cuidar de sua saúde mental, realizar atividades físicas e manter os hábitos alimentares. Também foram apresentadas dificuldades de pensar o futuro profissional diante de um cenário de incertezas. Os dados sugerem que a maior parte dessas situações e dificuldades já faziam parte do contexto universitário, contudo parecem ter se agravado durante o período da pandemia, portanto, as instituições de educação superior necessitam incrementar suas ações de apoio à permanência dos estudantes. Palavras-chave: Estudantes universitários; dificuldades acadêmicas; ensino superior; pandemia; COVID-19.
Annie Rangel Kopanakis, Débora Ortolan Fernandes de Oliveira, Tania Maria José Aiello-Vaisberg
Abstract:
O presente trabalho tem como objetivo estudar a experiência vivida por jovens atletas do futebol feminino profissionalizante durante a pandemia de COVID-19, justificando-se pelo interesse em compreender e cuidar dos efeitos psicológicos do isolamento social. Articula-se, metodologicamente, como um estudo de caso, inserido no rol de pesquisas qualitativas com uso do método psicanalítico, na perspectiva da psicologia psicanalítica concreta. Utiliza, como material de pesquisa, comunicações emocionais de nove atletas, feitas durante atendimentos psicológicos grupais realizados remotamente. A análise do material leva a resultados interpretativos que se apresentam sob forma de dois campos de sentido afetivo-emocional, que refletem uma condição de sofrimento emocional socialmente determinado: “Ecos da casa grande e senzala” e “Carreiras contaminadas”. Esse quadro geral enseja uma discussão sobre os modos pelos quais trajetórias de vida, concebidas como caminho de escape da pobreza, podem ser traumaticamente abaladas quando se percebe que fatos totalmente fora da possibilidade de controle individual podem colocar projetos pessoais em risco. Palavras-chave: Futebol feminino; pandemia de coronavírus; psicoterapia online; método psicanalítico.
, Marcel Jardim Amaral
Abstract:
Este ensaio se situa no campo dos Fundamentos da Educação Ambiental (EA) e tem por objetivo refletir sobre possibilidades e alternativas para o futuro da EA no mundo pós-COVID-19. Realiza esse movimento tomando por referência possíveis mudanças na relação humanidade-natureza. A partir de uma abordagem da hermenêutica filosófica, procura num primeiro momento situar algumas questões centrais da crise socioecológica que vivenciamos desde o mundo pré-COVID-19, num segundo, demonstrando que a COVID-19 agrava ainda mais esse quadro, procura apontar possibilidades pelo horizonte da EA de superação da perspectiva antropocêntrica bem como da necessidade de mudança nas relações de domínio da natureza. Uma das conclusões do estudo é que a COVID-19 cria exigências e de certa forma acelera a necessidade de adoção de novas posturas socioambientais que podem ser decisivas para o futuro da vida no planeta. Palavras-chave: Educação; ambiental; pós-COVID-19; Humanidade-Natureza.
Vanessa Maria Costa Bezerra Silva, Wilton Petrus dos Santos, Líllian Franciele Silva Ferreira
Abstract:
Este artigo objetivou socializar ações e pesquisas destinadas ao enfrentamento da COVID-19 no âmbito da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Em tempos de pandemia do coronavírus (SARS-CoV-2), as Universidades públicas brasileira, apesar dos sucessivos ataques sofridos e do arrefecimento das políticas de fomento à pesquisa, têm contribuído significativamente para o combate [à pandemia. O estudo em questão, de abordagem qualitativa, utilizou-se da técnica de coleta e análise dos dados de amostragem intencional de reportagens postadas no site oficial da Ufal. Dentre as inúmeras ações efetivas da instituição supracitada, destacou-se a construção de um ventilador pulmonar de baixo custo e a criação de um aplicativo de celular para as pessoas cadastrarem e visualizarem locais com aglomerações, uma vez que o distanciamento social é um modo de evitar a disseminação do vírus. Ademais, como notas conclusivas, enfatiza-se a importância da valorização das Universidades públicas, do incentivo à pesquisa e do papel do pesquisador para a sociedade. Palavras-chave: Pandemia; COVID-19; universidade pública; pesquisa.
Abstract:
O presente estudo tem como objetivo verificar e analisar a relação existente entre os números de casos e óbitos de COVID-19 com indicadores econômicos e população dos municípios componentes da Microrregião de Varginha no Sul de Minas Gerais. Este intento foi conseguido mediante um levantamento dos casos e óbitos por COVID-19 no período de 23 de março a 26 de maio de 2020 de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, bem como dados de população, Produto Interno Bruto (PIB) e participação dos setores na economia dos municípios. Foram utilizadas análises estatísticas descritivas, correlação, regressão e agrupamentos. As análises e os resultados permitiram verificar que municípios mais populosos, com maior PIB e participação mais efetiva do setor de serviços e comércio tendem a apresentar maior número de casos e óbitos por COVID-19. Já as localidades menos populosas, com menor PIB e participação maior da agropecuária e administração pública na economia apresentam menor ocorrência de casos e óbitos desta doença. Palavras-chave: COVID-19; indicadores econômicos; incidência; Microrregião de Varginha.
Simone Regina Alves De Freitas Barros,
Abstract:
Ensaio narrativo que visa reunir marcos conceituais sobre o uso da Inteligência Artificial na pandemia da COVID-19 versus dilemas éticos sobre a sua aplicabilidade. No decorrer dessa reflexão, foi possível constatar que a Inteligência Artificial tem sido usada no transcorrer da pandemia de forma muito efetiva. O objetivo de sua aplicabilidade é orientar uma resposta, melhorar o atendimento e salvar vidas. É uma ferramenta de incorporação aos sistemas inteligentes de valores, ética e princípios humanos e tem o controle humano sob os seus sistemas inteligentes. Assim, as decisões de uso da Inteligência Artificial pelos sistemas de saúde estão alinhadas a um dos principais sistemas de ideias que apoiam os conceitos de certo e errado: o utilitarismo, que dentre as muitas dicotomias filosóficas, pode nos guiar. Conclui-se, então, que a pandemia é um evento que transcende a capacidade dos sistemas de saúde; por isso, inserir a Inteligência Artificial para colaborar na tomada de decisões exige a articulação entre sensibilidade e racionalidade a partir da fórmula da soma, e jamais da síntese. Palavras-chave: Inteligência Artificial; utilitarismo; saúde.
Lucas Santin Bianchin, Daniel Beck, Denílson José Seidel
Revista Thema, Volume 19, pp 192-200; https://doi.org/10.15536/thema.v19.2021.192-200.1445

Abstract:
Turbinas eólicas são as responsáveis por converter a energia cinética do vento em energia mecânica, a qual é posteriormente convertida em energia elétrica por um gerador. Em geral, a turbina eólica do tipo Savonius apresenta como característica bons valores de coeficiente de torque estático, o que indica que a turbina é capaz de realizar a autopartida. O rotor Savonius é formado pelo conjunto de uma série de parâmetros geométricos e a alteração de um ou mais deles modifica o desempenho da turbina. Dessa forma, o objetivo principal deste trabalho é analisar com o auxílio da Dinâmica de Fluidos Computacional (CFD) a influência do número de pás no torque estático da turbina Savonius. Para isso, foram avaliados rotores com duas, três e quatro pás. As simulações de CFD foram realizadas utilizando o software Solidworks Flow Simulation 2016. Através da avaliação das simulações foi possível verificar que o aumento do número de pás diminui o torque estático da turbina Savonius, e consequentemente sua capacidade de autopartida. Palavras-chave: Turbina eólica Savonius; dInâmica dos fluidos computacional; torque estático; número de pás.
Rafael De Souza Velasco, Rafael Montoito, Cristhianny Barreiro
Revista Thema, Volume 19, pp 248-264; https://doi.org/10.15536/thema.v19.2021.248-264.2096

Abstract:
Este artigo tem por objetivo apresentar uma narrativa da extinta Banda Marcial da antiga Escola Técnica Federal de Pelotas (ETFPEL), tendo como eixo central a conquista do Tricampeonato Estadual de Bandas Marciais, em 1970. Foram entrevistados quatro membros da antiga Banda, cujas entrevistas ajudaram-nos a entender como se dava o processo de pertencimento da Banda nas décadas de 60 e 70. Na composição teórica da pesquisa, utilizamos a História Oral e a Fotografia como fonte histórica como método de coleta de dados, além dos estudos de documentos relativos à história da banda; posteriormente, a Análise de Conteúdo foi utilizada como técnica analítica para as entrevistas transcritas. As narrativas dos ex-membros da Banda evidenciam que eles mantêm um forte vínculo afetivo entre si e com a instituição até os dias atuais, o que nos permite entender a potencialidade do ambiente da Banda para além de apenas uma atividade atinente ao ensino da música. Palavras-chave: Banda Marcial; Escola Técnica Federal de Pelotas; juventude.
Daniel Das Chagas De Azevedo Ribeiro, Camila Greff Passos, Tania Denise Miskinis Salgado
Revista Thema, Volume 19, pp 308-324; https://doi.org/10.15536/thema.v19.2021.308-324.1665

Abstract:
O presente artigo objetiva realizar um mapeamento dos estudos relacionados à Metodologia da Resolução de Problemas no ensino de ciências desenvolvidos com alunos de diferentes níveis e modalidades da Educação Básica. Para tanto, realizou-se um levantamento bibliográfico nas Atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências nos anos de 2011 a 2017. A análise de conteúdo realizada revelou que dos 43 trabalhos identificados sobre Resolução de Problemas, 18 tratam do uso da metodologia em pesquisas realizadas com estudantes da Educação Básica. As pesquisas apresentam, na sua grande maioria, perfil qualitativo com as produções escritas dos estudantes como principal instrumento de coleta de dados. Além disso, mais da metade das pesquisas foram realizadas em instituições de ensino superior das regiões Sul e Sudeste. Os trabalhos considerados mostraram que metodologias problematizadoras podem ser capazes de melhorar o processo de ensino e aprendizagem. Além do mais, as investigações apontaram que a Metodologia de Resolução de Problemas contribuiu para que os educandos fossem autônomos na construção de seu próprio conhecimento. Palavras-chave: Revisão bibliográfica; resolução de problemas; Educação Básica; ensino de Ciências.
, Felipe Prado Nogueira
Revista Thema, Volume 19, pp 341-355; https://doi.org/10.15536/thema.v19.2021.341-355.1723

Abstract:
Neste artigo, busca-se descrever as abordagens e metodologias de ensino em uma organização que atua no segmento de varejo supermercadista e que possui uma universidade corporativa instalada para fornecer conhecimentos mais focados para seus funcionários. A metodologia adotada foi a do estudo de caso, que possibilita demonstrar, também, como são modelados os treinamentos dessa empresa. Como resultado do estudo, percebe-se um preocupante alerta que deve ser considerado para que o treinamento obtenha melhores taxas de conversão de conhecimento. Palavras-chave: Transferência de treinamento; educação corporativa; abordagens de ensino.
Back to Top Top