Revista Gestão da Produção, Operações e Sistemas

Journal Information
EISSN : 19842430
Total articles ≅ 361
Current Coverage
DOAJ
Archived in
SHERPA/ROMEO
Filter:

Latest articles in this journal

Renan Favarão Da Silva, Gilberto Francisco Martha De Souza
Revista Gestão da Produção, Operações e Sistemas, Volume 15, pp 288-313; doi:10.15675/gepros.v15i2.2528

Abstract:
In the current globalized scenario, high productivity is a competitive factor for the survival and success of organizations. Ensuring the physical assets of the company is performing its functions while minimizing the occurrences of quality defects and breakdowns is a challenge in the maintenance management. Among the diffused approaches is Total Productive Maintenance (TPM) and, more recently, the asset management system (AMS) of the international standard series ISO 55000. The objective of this work, therefore, is to discuss the interfaces between the approaches in order to clarify the correlations and sufficiency of the TPM for an AMS. For this, a three-part methodology was structured: content review, correlation of the themes and discussion of interfaces. It was observed that TPM is a model for maintenance management and widely used in the manufacturing industries, while the AMS is a broader approach. Therefore, it was evidenced TPM can be an applicable management model to handle the maintenance requirements of ISO 55001, although it is not sufficient by itself. Thus, it is expected that this work will clarify the organizations on the non-exclusive nature of two themes.
Rosemeire Colalillo Navajas, Eric David Cohen
Revista Gestão da Produção, Operações e Sistemas, Volume 15, pp 154-174; doi:10.15675/gepros.v15i2.2480

Abstract:
The meaning of work is increasingly aimed at providing fulfillment, personal identity and pursuit of professional purpose through a convergence of individual values and the work environment. This chain of events leads to a direct effect in personal motivation and organizational productivity. Accordingly, this paper aims to analyze the conceptual framework of the meaning of work model using confirmatory factor analysis, starting from a locally developed measurement scale. An empirical test is applied to data collected through a survey with 200 participants employed by a company located in the State of São Paulo, Brazil. The statistical analysis reveals the existence of two main dimensions, the first referring to justice at work, and the second to wear and dehumanization. The research demonstrates the need to employ confirmatory methods in order to provide the necessary basis for measurement scale validation with respect to the extant theory. The evidence herein presented allows us to conclude that the IMST construct is still being developed; continuous efforts are needed in order to ensure that the scale is effective and valid – in particular, with regards to the interaction between the personal and the social dimensions related to the meaning of work.
Fábio Corrêa, Jonathas Antunes Batista, Eric De Paula Ferreira
Revista Gestão da Produção, Operações e Sistemas, Volume 15, pp 204-226; doi:10.15675/gepros.v15i2.2503

Abstract:
Este artigo tem por objetivo analisar a aderência do modelo proposto por Hanashiro à Gestão do Conhecimento holística, de modo a identificar se lacuna de um modelo de gerenciamento do conhecimento com essa envergadura foi suprida. Emprega-se como método a Análise de Conteúdo qualitativa para analisar o referido modelo e a quantificação percentíca para evidenciar o nível de adesão desse. O resultado exprime que o referido modelo adere-se parcialmente a Gestão do Conhecimento holística, evidenciando que a lacuna científica ainda não foi suprida. Desse modo, esta pesquisa contribuir para o fomento de novas pesquisas rumo ao desenvolvimento de modelos holísticos para a Gestão do Conhecimento, evidenciando as partes críticas a serem considerados nessas estruturas.
Thayse Ferrari, Marcus Vinicius Oliveira Camara, Glaydston Mattos Ribeiro
Revista Gestão da Produção, Operações e Sistemas, Volume 15, pp 369-390; doi:10.15675/gepros.v15i2.2540

Abstract:
Serviços Médicos de Emergência são sistemas de segurança pública responsáveis pelo atendimento pré-hospitalar a pacientes de emergência médica. Neste sentido, Problemas de Localização de Facilidades têm sido aplicados a fim de indicar locais estratégicos para posicionar bases de despacho de veículos de resgate que atendem às ocorrências de emergência. Este trabalho tem como objetivo realizar uma avaliação dos possíveis impactos de um replanejamento das localizações de bases de despacho de veículos de resgate na cobertura e no tempo de resposta do atendimento. Dez cenários foram propostos com variações na quantidade de locais candidatos a receber bases de despacho de veículos de resgate, com ou sem limitação de número de bases a serem abertas. Esses cenários foram aplicados a um estudo de caso real no município do Rio de Janeiro – Brasil. As análises verificaram que melhorias na disposição das bases, aliadas à redistribuição de veículos entre elas, mostraram-se capazes de impactar de maneira significativa o atendimento da população. Além disso, a maximização deste objetivo, cobertura da população, manifestou-se como o mais expressivo na função objetivo do modelo utilizado.
Amanda Ferreira Guimarães, Jo´se Paulo De Souza, Sandra Mara De Alencar Schiavi
Revista Gestão da Produção, Operações e Sistemas, Volume 15, pp 227-252; doi:10.15675/gepros.v15i2.2514

Abstract:
Dada a importância dos mecanismos de mensuração adequados para sobrevivência de subsistemas voltados para a qualidade, o objetivo dessa revisão bibliográfica foi compreender como se dá a mensuração e a garantia dos atributos de qualidade de cafés especiais no Brasil. Os resultados demonstraram que o café é um ativo composto por múltiplos atributos intrínsecos e extrínsecos, majoritariamente de difícil mensuração e elevada variabilidade. A literatura mostra um conjunto de atributos de procura, experiência e crença no café, dificultando a mensuração. Identificou-se, para cafés especiais, diferentes mecanismos de mensuração e busca de garantia de direito sobre essa variabilidade, tais como leilão virtual, concursos, relações contratuais apoiadas de certificação e integração vertical. Conclui-se que apesar dos esforços para classificar o café e garantir direitos sobre o ativo, há falhas na mensuração. A mensuração no Brasil prioriza aspectos físicos do grão verde, sem foco em elementos de diferenciação. A sobrevivência dos subsistemas voltados para a diferenciação no Brasil demanda mecanismos de mensuração adequados, envolvendo diferentes critérios de mensuração.
Antonio Do Nascimento Branco, Cristiano Ziegler, Mayara Rohenkohl Ricci, Roselaine Ruviaro Zanini, Adriano Mendonça Souza
Revista Gestão da Produção, Operações e Sistemas, Volume 15, pp 91-110; doi:10.15675/gepros.v15i2.2435

Abstract:
O Programa Farmácia Popular é indispensável para o tratamento da hipertensão arterial e do diabetes, as duas principais doenças crônicas não transmissíveis do país. Por esse motivo, esta pesquisa objetivou avaliar o comportamento da oferta desses medicamentos no estado do Rio Grande do Sul. Para isso, métodos estatísticos foram utilizados no banco de dados coletado, sendo a metodologia ARIMA (p,d,q) a prioritária. Utilizando os métodos de AIC e BIC, foi possível determinar modelo SARIMA (2,0,0)(1,0,0)12 como o melhor para representar o comportamento da oferta desses medicamentos. Os principais resultados apresentam que os últimos três meses influenciam diretamente na quantidade e oferta de medicamentos, com evidências de sazonalidade anual. Além disso, os resultados foram discutidos com outros estudos realizados nesse contexto.
Millayne Nogueira Medeiros, Anderson Tiago Peixoto Gonçalves, Luiz Joaquim Diniz Da Silva, Wellerson Melo Mota, Heitor Gomes De Moura
Revista Gestão da Produção, Operações e Sistemas, Volume 15, pp 01-22; doi:10.15675/gepros.v15i2.2267

Abstract:
O objetivo deste estudo consiste em avaliar a qualidade do serviço prestado por uma Empresa de segurança, contratada por uma Instituição de Ensino Superior, através da aplicação da ferramenta de avaliação de qualidade criada por Parasuraman, Zeithaml e Berry, denominada Modelo SERVQUAL, que busca avaliar um determinado serviço através da análise das expectativas dos clientes acerca do seu desempenho e da percepção real sobre o seu fornecimento. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, exploratória e descritiva, que utilizou como instrumento de coleta de dados um questionário, aplicado junto aos discentes matriculados na referida Instituição. Dentre os principais resultados obtidos, destaca-se que todos os valores dos Gaps são negativos, ou seja, em todos os itens a expectativa superou a percepção (P < E), indicando sinais de baixa qualidade no serviço prestado pela empresa de segurança. Além disso, dentre as dimensões avaliadas a receptividade foi a que obteve o pior resultado em relação à qualidade percebida pelos usuários, sendo esta a que merece maior atenção por parte da empresa, enquanto que a dimensão empatia foi a melhor avaliada.
Daniéli Bonecher, André Loch Carmona, Francielly Hedler Staudt, Luisa Mafra Oliveira
Revista Gestão da Produção, Operações e Sistemas, Volume 15, pp 58-90; doi:10.15675/gepros.v15i2.2430

Abstract:
O centro de distribuição compreende as principais atividades logísticas por estar envolvido diretamente com recebimento, expedição de materiais, estocagem e distribuição. Um layout eficiente pode trazer muitos benefícios para a empresa. Desta forma, o objetivo desse trabalho é propor uma alteração no layout (utilizando simulação de cenários) do centro de distribuição de uma empresa multinacional do setor de alimentos e bebidas, levando em consideração como principal critério o aumento da capacidade de armazenagem. Para isto, realizou-se um levantamento da situação atual e das necessidades da empresa, para simular diferentes cenários de layout verticalizados utilizando o software SketchUp®. Para os três cenários que apresentam layouts com as maiores capacidades de armazenagem analisam-se suas vantagens e desvantagens utilizando dados quantitativos. Para auxiliar os gestores na definição do melhor cenário utilizou-se o método de análise multicritério Analytic Hierarchy Process (AHP), resultando no cenário do layout 1 como a melhor solução a ser implantada no centro de distribuição.
Camilla Adriane De Paiva, José Francisco Do Prado Filho
Revista Gestão da Produção, Operações e Sistemas, Volume 15, pp 111-134; doi:10.15675/gepros.v15i2.2451

Abstract:
O presente trabalho analisou o conteúdo dos Planos de Ação Emergencial (PAE), documento exigido pela Lei Federal nº 12.334/10, a Política Nacional de Segurança de Barragens, das barragens de alto Dano Potencial Associado (DPA) instaladas município de Ouro Preto, MG. Para tanto utilizou-se o como método de estudo a análise de conteúdo documental dos PAE arquivados nos órgãos responsáveis. Após acesso aos PAEs, verificou-se na época que das onze barragens de DPA instaladas em Ouro Preto, apenas sete possuíam planos protocolizados na Defesa Civil do município. Ao se analisar o conteúdo dos Planos (PAE), viu-se que, de modo geral, todos apresentam os itens mínimos exigidos por lei, mas a maioria deles apresenta estudo deficiente de cenários hipotéticos em eventual ruptura da estrutura de contenção, problema que que se espera ser melhor estudado com o lançamento da Portaria DNPM nº 70.389 de 2017. Por fim, viu-se que após grandes desastres como o da barragem de Fundão da Samarco Mineração, há uma tendência de maior concretização, valorização e efetivação do PAE como principal instrumento para adoção de medidas emergenciais por parte dos proprietários de barragens em eventuais situações de risco e desastres.
Back to Top Top