Revista Eletrônica Produção & Engenharia

Journal Information
EISSN : 1983-9952
Current Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (10.34019)
Former Publisher: Fundacao Centro Tecnologico de Juiz de Fora (FCT) (10.18407)
Total articles ≅ 56
Filter:

Latest articles in this journal

José Avelino Placca, Fernando Ribeiro Pavanin, Gabrielli Duarte Silva
Revista Eletrônica Produção & Engenharia, Volume 10, pp 799-814; doi:10.34019/1983-9952.2020.v10.28982

Abstract:
O objetivo deste trabalho é a construção e implementação de um software de uso trivial que contemple as principais ferramentas estatísticas para o gerenciamento e controle dos processos produtivos e serviços. O método de abordagem utilizado nesse trabalho se trata do método hipotético dedutivo, visto que o problema apresentado foi a dificuldade na obtenção de um software de uso trivial para o gerenciamento estatístico de processos. As principais características que contemplam o software, como o uso trivial e as principais ferramentas estatísticas de controle, sendo estas Histograma, Pareto, Carta de Controle (CEP), Gráfico de Correlação e Box Plot foram selecionadas pela técnica Delphi e correspondem a 85% das indicações levantadas. O software foi desenvolvido na linguagem R, compilado na versão 3.2.3 e com a utilização da interface de linguagem Java. A validação do software obteve a comprovação da veracidade de seus resultados obtidos através da comparação dos resultados preliminares do software desenvolvido com os resultados obtidos por meio da utilização da ferramenta Excel 2013 da Microsoft, obtendo como erro relativo calculado de zero por cento. Através do software desenvolvido, obtêm-se um ganho de aproximadamente 26 minutos para a execução das ferramentas estatísticas comparadas com a ferramenta Excel, que correspondem a um ganho de tempo de 88%. A implementação do software foi realizada nos principais indicadores do processo de fermentação de uma usina de açúcar e álcool, tais como temperatura, viabilidade, floculação, infecção, vazão e brix do mosto e a produção de etanol. Na etapa final do trabalho, foram evidenciadas melhorias no gerenciamento e controle do processo de fermentação, que resultou em um ganho de 5% na produção de etanol e de 41% na produção de levedura seca e, além disso, levou a uma economia de 14% no consumo de insumos, resultando em um aumento de lucratividade total de R$ 3.547.444,62 (três milhões, quinhentos e quarenta e sete mil, quatrocentos e quarenta e quatro reais e sessenta e dois centavos), comprovando, deste modo, a importância de um software estatístico de uso trivial no gerenciamento e controle de processos e serviços.
Irineu Luiz Back Junior
Revista Eletrônica Produção & Engenharia, Volume 10, pp 827-840; doi:10.34019/1983-9952.2020.v10.30490

Abstract:
Mensurar o desempenho das operações realizadas em uma empresa torna-se crucial para o alcance de uma gestão mais assertiva, pois, favorece o conhecimento exato da eficiência dos resultados alcançados, e assim, um embasamento sólido para as tomadas de decisões. Nesta perspectiva, o presente trabalho apresenta uma proposta de implantação de indicadores de desempenhos logísticos em um Centro de Distribuição, pertencente a uma rede de materiais de construção localizada no Estado de Mato Grosso do Sul. Para cumprir com este propósito, realizou-se uma pesquisa na literatura e fez-se um levantamento na empresa, visando o mapeamento das operações realizadas e o entendimento dos anseios quanto ao gerenciamento do empreendimento por parte dos gestores. Diante disto, formularam-se um total de vinte e um indicadores, além de outras ações de intervenção, afim de apoiar o processo de implantação e a gestão dos mesmos. Dessa forma, o trabalho mostrou-se satisfatório e de ampla aceitação pelos gestores do negócio, que entenderam a necessidade de uma mudança e melhoria no gerenciamento de suas operações, advindas com a implantação dos indicadores propostos.
Geovana Pires Lima, Celso Carlino Maria Fornari Junior, Malu Monteiro de Aquino, Pedro Paulo De Souza Figueredo
Revista Eletrônica Produção & Engenharia, Volume 10, pp 815-826; doi:10.34019/1983-9952.2020.v10.29709

Abstract:
O presente estudo apresenta o desenvolvimento de um material compósito com amido modificado e fibra vegetal. Para tal, foi necessário a execução de uma série de etapas e ajustes, para se alcançar e garantir a conformidade na concepção do novo material. Para auxiliar o processo, utilizou-se a ferramenta da qualidade PDCA (planeja, fazer, chegar e agir) que garantiu a minimização do tempo de desenvolvimento e a sequência de passos para obter um material mais adequado em termos de propriedades e possível de ser replicado. Desta forma, pôde-se estruturar o desenvolvimento da manufatura do compósito na etapa inicial do trabalho com otimização do tempo e objetividade na busca das soluções. O trabalho implementou cinco ciclos da metodologia para alcançar o objetivo proposto, em que foi engendrado um compósito constituido na proporção de 2 partes de fibra de coco, 1 de amido e 5 partes de água, na temperatura de 90 °C pelo tempo de aproximadamente 6 horas.
Diana Regalla, Ricardo Manfredi Naveiro, Roberto Machado Corrêa
Revista Eletrônica Produção & Engenharia, Volume 10, pp 841-856; doi:10.34019/1983-9952.2020.v10.31162

Abstract:
Os crescentes avanços tecnológicos no setor de Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC) vêm causando mudanças nas relações funcionais e intensificando a competitividade entre os agentes dessa indústria, evidenciando a necessidade de organização do processo de projeto. Esse objetivo pode ser alcançado por meio de metodologias sistemáticas, uma vez que a falta de domínio do processo de criação pode promover resultados ineficazes. A Teoria da Solução Inventiva de Problemas (TRIZ) oferece uma abordagem sistemática, baseada no conhecimento tácito, direcionada ao processo criativo de solução de problemas. Propõe-se o uso da TRIZ nas etapas iniciais do processo para delimitar o espaço de busca por soluções, de forma sistemática e eficaz, integrando-se aos demais modelos de suporte ao projeto. Essencialmente, seu uso consiste na reestruturação do problema de um projeto específico em um problema genérico, cuja solução tenha princípios referenciais consolidados. O artigo apresenta a adaptação dessa teoria clássica, comumente utilizada no desenvolvimento de produtos para o setor de AEC, campo ainda não suficientemente explorado pela teoria, resultando na proposta de um instrumento para sistematizar o processo decisório diante das contradições de projetos. Um estudo de caso foi realizado, resultando em soluções práticas significativas, tanto para a validação do instrumento quanto para o projeto analisado.
Revista Eletrônica Produção & Engenharia, Volume 9, pp 754-763; doi:10.34019/1983-9952.2019.v9.29510

Abstract:
O presente trabalho aborda um estudo de caso sobre os fatores que influenciam o retorno indevido de biscoitos dos varejistas do sul do Estado de Minas Gerais, realizado em uma indústria de médio porte produtora deste item. As justificativas são expostas para a realização do estudo, fundamentação teórica acerca da logística reversa, canais de distribuição, gestão de vendas e estoques, bem como roteirização. Para a aplicação do estudo, utilizaram-se questionários e entrevistas com o gestor da empresa, os quais visavam entender como o processo de gestão de vendas afetava o retorno de biscoitos e a lucratividade da empresa.
Revista Eletrônica Produção & Engenharia, Volume 9, pp 771-789; doi:10.34019/1983-9952.2019.v9.29512

Abstract:
Este trabalho apresenta um estudo de caso que utiliza de uma das ferramentas do sistema de gestão TPM (Total Productive Maintenance) ou "Manutenção Produtiva Total", conhecida como SMED (Single Minute Exchange of Die) "Troca de ferramental em apenas um digito de minuto", criada por Shigeo Shingo. Tem como objetivo propor um modelo de aplicação desta metodologia para auxiliar fábricas de qualquer ramo que tenham em seus processos de produção lotes diferenciados a obterem alta flexibilidade com a redução em seus tempos de troca de ferramental, denominado SETUP, estando assim aptas a corresponderem às demandas de seus clientes por lotes cada vez menores. Conclui-se esta pesquisa enfatizando-se que com a implantação dos passos desta metodologia, foi possível alcançar resultados financeiros expressivos, tangíveis no momento em que possibilita minimizar perdas que impactam diretamente nos KPI (Key Process Indicators) "indicadores chaves de processo", como abordado neste estudo, como o Overall equipment effectiveness (OEE) "indicador global de eficiência" de uma linha de produção flexográfica de uma empresa de embalagens cartonadas, tal como definiu-se um padrão único de operação para que se mantivesse este indicador em seu nível tecnológico mantido e de fácil execução.
Samuel Thadeu Góes Moreira
Revista Eletrônica Produção & Engenharia, Volume 9, pp 764-770; doi:10.34019/1983-9952.2019.v9.29511

Abstract:
Este trabalho faz um estudo acerca das boas práticas no gerenciamento de obras de construção civil,considerando-se que no cenário atual de crise econômica enfrentada pelo Brasil desde o ano de 2015,faz-se necessário adotar estratégias para sobreviver e continuar competitivo no mercado. O objetivogeral consiste em identificar as boas práticas de gerenciamento de obras civis relacionadas ao processode seleção e treinamento, ao planejamento ineficiente/falho e à incompatibilidade entre projetos de uma mesma obra que impactem na redução de custos e atendimento de prazos. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva com abordagem qualitativa dos dados. Ao final do estudo foi possível verificar que os problemas de recrutamento e seleção, planejamento ineficiente/falho e incompatibilidade entre projetos de uma mesma obra são os principais fatores que levam aos aumentos de custos e atraso no cronograma das obras, sugerindo-se boas práticas de gerenciamento para redução dos problemas como: divisão do processo de recrutamento e seleção em duas fases: escritório+obra com aplicação do teste PMK por um psicólogo e de entrevista pelo engenheiro; e uso da tecnologia BIM tanto para melhoria do planejamento quanto para redução dos problemas de incompatibilidade entre projetos.
Revista Eletrônica Produção & Engenharia, Volume 9, pp 790-798; doi:10.34019/1983-9952.2019.v9.29513

Abstract:
Incluído no espaço da reserva natural do Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora, o Laboratório Casa Sustentável (LCS) tem como objetivo servir como espaço de demonstração e para desenvolvimento de pesquisas acadêmicas de técnicas sustentáveis de construção, além de apoiar o ensino de engenharia e arquitetura nos níveis de graduação e pós-graduação. Neste artigo, é apresentada uma pesquisa inicial realizada para confrontar o desempenho térmico de projeto obtido por simulação computacional com o desempenho real do laboratório após sua construção. Medições foram realizadas com o auxilio de dataloggers. Os dados foram tabelados e comparados, com os resultados demonstrando a concordância entre a os desempenhos projetados e os obtidos pelas medições.
Marcele Silva De Almeida, Vanderli Fava De Oliveira, Thais Cristina Pereira Ferraz, Talita De Freitas Castro
Revista Eletrônica Produção & Engenharia, Volume 2, pp 034-044; doi:10.18407/issn.1983-9952.2009.v2.n1.p034-044

The publisher has not yet granted permission to display this abstract.
Eva Bessa Soares
Revista Eletrônica Produção & Engenharia, Volume 2, pp 001-011; doi:10.18407/issn.1983-9952.2009.v2.n1.p001-011

The publisher has not yet granted permission to display this abstract.
Back to Top Top