Saúde (Santa Maria)

Journal Information
ISSN / EISSN : 0103-4499 / 2236-5834
Published by: Universidad Federal de Santa Maria (10.5902)
Total articles ≅ 674
Current Coverage
DOAJ
Archived in
SHERPA/ROMEO
Filter:

Latest articles in this journal

Tatiana Pereira Das Neves Gamarra
Saúde (Santa Maria), Volume 47; https://doi.org/10.5902/2236583464270

Abstract:
Trata-se de carta ao editor, desse modo não há resumo.
Pabline Da Rosa Tolfo
Saúde (Santa Maria), Volume 47; https://doi.org/10.5902/2236583444236

Abstract:
Objetivou-se traçar o perfil sociodemográfico e clínico, além de analisar os exames sorológicos de gestantes com toxoplasmose, em um surto no sul do Brasil. Foi realizado um estudo descritivo com abordagem quantitativa. Foram levantados dados da Vigilância Epidemiológica, referentes às gestantes com toxoplasmose, no período de março a dezembro de 2018. Utilizou-se estatística descritiva simples, confrontados com a literatura e apresentados na forma de gráfico e tabelas. Os resultados apresentam um total de 685 gestantes notificadas, dentre estas, 138 foram confirmadas com toxoplasmose, com idade média de 26 anos, e todos os níveis de escolaridade. Das confirmadas, 79 gestantes tiveram os exames realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública, dessas, 48 apresentavam sintomas. Com base nos achados pode-se inferir que as cepas encontradas no Rio Grande do Sul sejam mais virulentas e com maior severidade. Assim, deve-se atentar aos exames associados à clínica, pois, IgM isolado não representa doença aguda, assim como, os níveis de IgG e avidez podem aumentar antes conforme descrito pela literatura. Desta maneira, conclui-se a importância do acompanhamento e exames durante o pré-natal e a relevância de informações completas para realização de políticas e estratégias de saúde pública.
Felipe Raimundo Bezerra Barros, Maria De Fátima Guedes Monteiro, , Pedro Everson Alexandre de Aquino, Cícero Roberto Nascimento Saraiva, Maria Karollyna Do Nascimento Silva Leandro, Rakel Olinda Macedo da Silva, Lívia Maria Garcia Leandro
Saúde (Santa Maria), Volume 47; https://doi.org/10.5902/2236583444242

Abstract:
O objetivo do presente estudo foi avaliar o perfil de resistência de microrganismos isolados em fones de ouvidos de alunos de uma instituição de ensino superior (IES) de Juazeiro do Norte-CE. Foram adquiridas 40 amostras aleatoriamente com os discentes da IES e acondicionadas em tubos contendo solução salina, essas amostras foram levadas para o laboratório de microbiologia do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio, onde foram abertos e inoculados em meio Brain Hair Infusion (BHI), onde foram incubados em estufa bacteriológica a 37 ºC. Após 24 horas foi realizado o semeio nos meios de cultura (Agar Manitol Salgado, Agar Sangue e Agar Eosina Azul de Metileno - EMB), posteriormente foram realizadas as provas bioquímicas para confirmação das espécies, por fim realizou-se o antibiograma utilizando os discos de Amicacina, Gentamicina, Ofloxacina, Oxacilina, Norfloxacina, Ciprofloxacina e Penicilina G. Foi observado que 100 % das amostras encontravam-se contaminadas por um ou mais tipos de microrganismos (12,5 % de Streptococcus sp, 70 % de Staphylococcus aureus, Staphylococcus coagulase negativa 30%, Citrobacter freundii 7,5 %, Enterobacter aerogenes 2,5 % e Cândida sp. 35 %). A partir do antibiograma foi possível observar resistência das cepas para os antibióticos Penicilina G e Oxacilina. Baseado nos resultados obtidos é necessário que os discentes tenham um cuidado maior com os fones de ouvidos uma vez que, eles mal higienizados podem aglomerar diversos tipos de bactérias resistentes e podem causar infecções no canal auditivo.
Saúde (Santa Maria), Volume 47; https://doi.org/10.5902/2236583448562

Abstract:
Cutaneous larva migrans is a hookworm-related infestation caused by zoonotic nematode larvae such as the Ancylostoma braziliense. Herein a case of a 2-year-old child complaining initially of painfull blisters on her left foot is report. The correct diagnosis was delayed and only confirmed when serpiginous, erythematous tracks and bullae were developed. Patient was treated with fexofenadine oral, topical thiabendazole and a cream with ketoconazole, betamethasone dipropionate and neomycin sulfate. The reported case assumes importance because of the atypical presentation of the disease as a case of bullous cutaneous larva migrans.
Saúde (Santa Maria), Volume 47; https://doi.org/10.5902/2236583449767

Abstract:
Os insetos apresentam a maior biodiversidade entre a classe Animal e são fontes ricas de produtos biotecnológicos. Espécies da família Calliphoridae (Diptera) apresentam hábitos necrófagos durante a fase larval, assim são expostas a diferentes microrganismos, produzindo peptídeos antimicrobianos (AMPs) como sistema de defesa. O objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento bibliográfico dos principais peptídeos antimicrobianos identificados em Calliphoridae (Diptera), fornecendo dados para a bioprospecção de novos compostos. A revisão bibliográfica foi realizada nas plataformas: Google Acadêmico e SciFinder e foram selecionados 56 artigos para o desenvolvimento deste trabalho. Os AMPs possuem atividade contra amplo espectro de bactérias gram-positivas e gram-negativas, por isso apresentam grande interesse para tratamentos de feridas (e.g.: Terapia Larval) e bioprospecção de novos antibióticos. Estas moléculas são obtidas a partir do produto de excreção e secreção das larvas de Calliphoridae e sua ação tem como alvo primário a membrana celular das bactérias, devido interações eletroestáticas e interações de van der Waals com a membrana lipídica. A utilização de técnicas de separação acopladas com espectrometria de massas permitiu a identificação e caracterização de peptídeos da classe Defensina em diferentes espécies de califorídeos. A bioprospecção de novas moléculas antimicrobianas em moscas é uma área promissora dentro da biotecnologia, devido ao aumento do número de bactérias resistentes aos antibióticos atuais.
Mayra Raquel Lima Lira Silva, , Mariana Matias Santos, Bruna França Silveira Nascimento, Renata Cardoso Oliveira, Neusa - Collet
Saúde (Santa Maria), Volume 47; https://doi.org/10.5902/2236583453241

Abstract:
Objetivo: analisar estratégias de gestores para o planejamento de ações à saúde de crianças e adolescentes com doença crônica.Métodos: pesquisa qualitativa, exploratório-descritiva, realizada por meio de entrevista semiestruturada entre março e maio de 2016, com gestores de saúde de um município da Paraíba. A interpretação dos dados seguiu princípios da análise temática, utilizando como base para discussão, os documentos oficiais do Ministério da Saúde brasileiro acerca do tema.Resultados: evidenciou-se desarticulação entre os gestores de diferentes áreas de atenção à doença crônica infantojuvenil, interferindo no planejamento de ações que atendam às singularidades desta população, não sendo reconhecida a necessidade do planejamento de ações específicas para essa população.Considerações finais: a invisibilidade de crianças e adolescentes com doenças crônicas para os gestores implica em escassez de estratégias no planejamento de ações na rede de atenção à saúde e inviabiliza a implementação de ações longitudinais, contínuas e resolutivas, bem como estabelecer fluxos assertivos e em momentos oportunos para o atendimento dessa população.
Isabella Albuquerque, Alyssia Hammel Bittencourt, Tamires Daros Dos Santos, Dannuey Machado Cardoso, Melissa Medeiros Braz
Saúde (Santa Maria), Volume 47; https://doi.org/10.5902/2236583461875

Abstract:
Objetivo: Analisar a prevalência de disfunção sexual e incontinência urinária em sujeitos cardiopatas candidatos a um programa de reabilitação cardíaca (PRC), assim como comparar os achados a sujeitos sem evento cardíaco prévio (n=25) e correlacionar com as variáveis capacidade funcional (CF) e qualidade de vida (QV). Métodos: Trata-se de um estudo transversal com avaliação dos seguintes desfechos: disfunção sexual (Female Sexual Function Index e Índice Internacional de Função Erétil Simplificado), incontinência urinária (International Consultation Incontinence Questionnaire – Short Form, Incontinence Severity Index), qualidade de vida (Minnesota Living with Heart Failure Questionnaire e MacNew Heart Disease Health-Related Quality of Life Questionnaire para sujeitos cardiopatas e Medical Outcomes Study 36-Item Short-Form Health Survey e Notthingam Health Profile para sujeitos sem evento cardíaco prévio) e CF (teste de caminhada de 6 minutos). Resultados: A amostra foi composta por 25 indivíduos cardiopatas candidatos a um PRC (59,88 ± 8,53 anos, 19 homens) e 25 indivíduos sem evento cardíaco prévio (57,88 ± 9,54 anos, 19 homens). Não houve diferença significativa na prevalência de disfunção sexual e incontinência urinária entre os grupos. Houve correlação inversa e forte (r=-0,803; p=0,005) entre disfunção sexual e CF nos homens cardiopatas. Os pacientes cardiopatas demonstraram uma menor capacidade funcional quando comparados aos sujeitos sem evento cardíaco prévio. Considerações Finais: Ressalta-se a importância da abordagem de temas como disfunção sexual e incontinência urinária dentro de um PRC, sobretudo em função do manejo precoce dos seus fatores de risco.
Amanda Rocha Saraiva, Ivana DE Alencar Calvacante, Diego Rodrigues Pessoa
Saúde (Santa Maria), Volume 47; https://doi.org/10.5902/2236583463262

Abstract:
INTRODUÇÃO: A dor lombar crônica (DLC) é uma das causas de incapacidade osteomusculares sendo caracterizada como a principal afecção crônica existente em todo o mundo. Atualmente, diversos recursos de eletrotermofototerapêuticos vem sendo investigados com intuito de promover o alívio dos sintomas álgicos dos pacientes diagnósticos com DLC. Recentemente, a fotobiomodulação (FBM) por laser de baixa intensidade (LBI) e/ou luz intensa pulsada (LED) vem se demonstrando como um recurso amplamente eficaz para tratar dos sinais e sintomas da DLC, devido aos seus efeitos fotobiomoduladores. OBJETIVO: Avaliar os efeitos da FBM por LBI sobre a dor e incapacidade funcional em pacientes com DLC. METODOLOGIA: O presente estudo se caracteriza como revisão integrativa. A presente revisão foi realizada de acordo com as recomendações do Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA). Foram considerados elegíveis os estudos publicados na língua inglesa. Os termos de pesquisa utilizados foram: “photobiomodulation therapy” or “low level laser” or “photherapy” or “photobiomodulation” and “low back pain” or “level back pain” or “back pain”, os quais foram pesquisados nas bases de dados eletrônicas da PubMed/MedLine e PEDro. RESULTADOS: Foram encontrados um total de 312 estudos com base nos descritores utilizados. Após a leitura dos títulos, resumos e estabelecimento dos critérios de elegibilidade, restaram apenas 7 estudos. Os autores citados nesta revisão integrativa evidenciaram que a FBM por LBI e/ou LED apresentaram efeitos satisfatórios, os quais podem favorecer satisfatoriamente a redução do quadro doloroso e melhorar a capacidade funcional dos pacientes diagnosticados com DLC. CONCLUSÃO: As partir dos dados obtidos por este estudo pode se concluir que a terapia a laser de baixa intensidade na intervenção fisioterapêutica empregada aos pacientes com lombalgia foi significativa na dor e na incapacidade funcional quando aplicada com uma dosimetria correta. Esse tratamento pode ser considerado uma opção terapêutica na reabilitação para dor lombar ou lombalgia.
Aline Lima Annelli, Bruna Alves Pereira, Gabrieli Midori Araujo Akiyama, Jéssica Moreira Fernandes, Giselle Clemente Sailer
Saúde (Santa Maria), Volume 47; https://doi.org/10.5902/2236583463687

Abstract:
O presente estudo teve como objetivo investigar a aplicabilidade da resiliência como fator de proteção junto às atividades dos enfermeiros. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório realizado em um hospital filantrópico de pequeno porte localizado na cidade de Auriflama/SP, com 10 enfermeiros alocados no hospital. A coleta de dados deu-se por meio de entrevista áudio gravada, onde as respostas foram transcritas e agrupadas por semelhanças. Identificou-se 3 categorias, sendo, o conhecimento acerca do termo resiliência, fatores relacionados à vulnerabilidade ocupacional e fortalezas nas adversidades diárias. Consubstanciando-se nos resultados encontrados, foi possível verificar que os participantes possuem uma noção superficial do termo, apresentam esgotamento profissional, jornada de trabalho exaustiva, que o ambiente laboral favorece o adoecimento e para que a resiliência esteja no ambiente de trabalho é necessário o equilíbrio entre fatores de risco e de proteção.
Isabella Polo Monteiro, Igor De Oliveira Loss,
Saúde (Santa Maria), Volume 47; https://doi.org/10.5902/2236583463582

Abstract:
Objetivo: Verificar o efeito da intervenção fisioterapêutica por meio da dança, no desenvolvimento motor da criança com peso elevado para a idade. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo longitudinal e intervencionista, com crianças de uma creche. Quatorze crianças entre 2 e 4 anos, de ambos os sexos, foram distribuídas em dois grupos: G1 com 7 crianças de peso elevado para idade, idade de 3,19 ± 0,27 anos e peso 19,7 ±3,8 kg - G2 com 7 crianças eutróficas, de 3,19 ± 0,28 anos e peso 14,7 ± 0,6 kg O desenvolvimento motor foi avaliado por meio da Escala de Desenvolvimento Motor. Foi comparado o desenvolvimento motor das crianças do G1 antes e após o protocolo de dança, com duração de uma hora, realizado uma vez na semana, durante dez semanas. As crianças do G2, sem intervenção, foram avaliadas uma única vez, para comparação com as do G1 pós-intervenção. Resultados: Verificou-se efeito significativo da dança nas variáveis: IMG (Z=2,37, p=0,018), QMG (Z=2,03, p=0,043), IM2 (Z=-2,06, p=0,039), e, IM4 (Z=-2,23, p=0,026). Comparado com a avaliação do G2, observou-se desenvolvimento igual, ou melhor, em 71,43% das crianças do G1 pós-intervenção. Considerações finais: A dança foi efetiva, podendo ser considerado mais um meio terapêutico.
Back to Top Top