Educação Formação

Journal Information
EISSN : 2448-3583
Published by: Lia Machado Fiuza Fialho (10.25053)
Total articles ≅ 268
Current Coverage
DOAJ
ESCI
Archived in
SHERPA/ROMEO
Filter:

Latest articles in this journal

Oruam Cadex Marichal Guevara, Claudio Alejandro Barrientos Piñeiro, Marcela Carmen Campos Méndez
Educação Formação, Volume 7; https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e7630

Abstract:
Se muestra los principales hallazgos respecto de un valioso conocimiento que emerge de un estudio centrado en las competencias directivas que poseen y movilizan los directores para promover la participación de los padres en las escuelas básicas, de la Provincia de Chiloé en Chile. Se expone concepciones y valoraciones sobre la participación de padres, prácticas y estrategias que movilizan los directores, actividades y niveles de participación y elementos del contexto que favorecen y dificultan dicha participación. Se utilizó un enfoque cualitativo de paradigma interpretativo y una metodología de Estudio de Caso de orientación descriptiva, por tanto, decantó en un estudio inductivo/deductivo. El análisis de la información permitió obtener conclusiones acerca de la importancia decisiva del rol y liderazgo directivo para trabajar mancomunadamente con los padres para fortalecer la formación y los aprendizajes de los estudiantes.
, Ivone Garcia Barbosa
Educação Formação, Volume 7; https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e7339

Abstract:
O artigo apresenta-se com o objetivo de analisar as relações dialéticas da brincadeira e do jogo no campo da educação, como atividades que promovem o desenvolvimento humano em uma perspectiva histórico-social-cultural e dialética, referenciando-se nas teorias de Elkonin (2009, 2017), Vigotski (1996, 2008, 2017), Leontiev (1983, 2010), Luria (1992, 2010) e Wallon (1975, 2007). Tem-se como problema: quais determinações teóricas os autores Elkonin, Vigotski, Leontiev, Luria e Wallon apresentam quanto à percepção e ao desenvolvimento da brincadeira e do jogo como atividade, desenvolvimento humano e recurso de ensino? Nessa perspectiva, destacam-se elementos fundamentais nas teorias dos autores mencionados determinando suas principais contribuições para sustentar as ações do trabalho docente. Apoia-se no método histórico-dialético para análise, evidenciado na obra de Marx (1968, 1982) e de Vicente (2007). Em seguida, desenvolvem-se algumas considerações, sinalizando uma aproximação teórica, por meio do materialismo histórico-dialético sobre os conhecimentos da brincadeira e do jogo, desenvolvendo categorias de totalidade, contradição, movimento e transformação.
Viviane Terezinha Koga, Franciele Aparecida Bobato
Educação Formação, Volume 7; https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e7462

Abstract:
O texto investiga as representações sociais de acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas acerca das atividades integradoras (AI), desenvolvidas em disciplinas de prática como componente curricular. O referencial teórico é a Teoria das Representações Sociais de Moscovici (2012) e colaboradores. A coleta de dados foi realizada mediante a aplicação de um questionário para 99 acadêmicos. As informações foram analisadas com o auxílio do software EVOC e com os pressupostos da análise de conteúdo (BARDIN, 2004). Os resultados apontam uma representação social ambivalente. Ao mesmo tempo em que os acadêmicos reconhecem a importância das AI para a sua formação e aperfeiçoamento profissional eles expressam atitudes e imagens negativas frente a forma como elas são construídas e organizadas durante o curso.
, Luiz Rogério Romero
Educação Formação, Volume 7; https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e7342

Abstract:
O Programa Residência Pedagógica (PRP) se apresenta nos últimos anos como uma iniciativa para contribuir com a formação inicial, principalmente promovendo a prática e o contato dos licenciandos com seu futuro local de trabalho e professores atuantes. No entanto, o grave cenário pandêmico causado pela COVID-19 influenciou o cenário educacional em proporções globais, e com isso a formação prática foi prejudicada. Entender como o Programa contribuiu com o desenvolvimento dos futuros docentes é essencial para avaliar e aprimorar o PRP, assim como auxiliar na formação dos graduandos envolvidos. Conclui-se que apesar dos obstáculos impostos, o PRP foi crucial para os residentes, pois o contato direto (mesmo que remoto) com os preceptores foi essencial para expandir seu “repertório de saberes” e se prepararem para o futuro. Outro ponto destacado foi a troca de experiências entre os pares, colaborando para a solução de problemas envolvendo aulas a distância e socialização de saberes.
Ana Carolina Ebling Sigismondi Bauer, Rosalu Ribeiro Barra Feital Nogueira,
Educação Formação, Volume 7; https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e7464

Abstract:
O Colégio Santa Cruz integrou o movimento das classes secundárias experimentais, ocorrido na educação brasileira a partir do final da década de 1950. Para tanto, este colégio católico e masculino, localizado na cidade de São Paulo, apropriou-se, a partir de 1959, da Pedagogia Personalizada e Comunitária proposta por Pierre Faure. Colocando o foco sobre duas práticas dessa pedagogia, quais sejam: a organização do espaço e do tempo escolares e o ensino realizado através do estudo dirigido e do uso de fichas de trabalho, este estudo procura compreender a importância dessas inovações na vida escolar daqueles que fizeram parte da classe secundária experimental do Colégio Santa Cruz. A principal fonte sobre tais práticas escolares é a entrevista concedida pelo ex-aluno do curso ginasial Henrique Lindberg Neto. Assim, a classe experimental no Colégio Santa Cruz contribuiu para dar aos alunos mais autonomia, afastando-se do tradicionalismo pedagógico dominante no ensino secundário brasileiro.
Gilvete De Lima Gabriel
Educação Formação, Volume 7; https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e7248

Abstract:
Nesse artigo tenho como objetivo apresentar as influências dos grupos-referência na formação e atuação docente. Realizei a pesquisa-formação com professoras da educação básica no Norte do país. A discussão estará centrada na mimese da formação continuada, metodologia originada do trabalho fundamentado na abordagem (auto) biográfica, tendo como referencial teóricos: Pineau, Nóvoa, Josso, Passeggi dentre outros e na hermenêutica de Paul Ricoeur. A narrativa autobiográfica e o relato de experiências bem-sucedidas possibilitaram a configuração e refiguração da identidade docente, ao propiciar o reconhecimento da prática educativa em diferentes espaços e tempos, demonstrou que a re-narração de si oportuniza reafirmar/reconhecer os saberes da docência, a construção de sentido em cada atividade, a elaboração de conhecimentos, identificar os fatores intervenientes do próprio sistema escolar que limitam ou favorecem o alcance dos objetivos pedagógicos e, sobretudo, ressignificar os momentos vividos nos diferentes níveis de ensino da trajetória pessoal/profissional.
Published: 1 January 2022
Educação Formação, Volume 7; https://doi.org/10.25053/redufor.v7i1.7068

Abstract:
Este artigo tem por objetivo realizar uma revisão sistemática sobre os efeitos das inspeções escolares/avaliações externas de escola nas escolas, apresentados nos resultados divulgados por artigos de acesso aberto, publicados em revistas científicas, presentes nas bases de dados Web of Science e Scopus, desde 2016 até o momento (14/08/2021). Foram efetuadas pesquisas por palavras-chave, realizadas leituras dos títulos, resumos, palavras-chave e textos integrais e utilizado software de apoio. De 914 artigos iniciais, consideraram-se relevantes 14 artigos. As evidências de ocorrência de efeitos não desejados, são aquelas que estão mais presentes. A realização de estudos longitudinais, envolvendo várias escolas, com utilização de grupos de controlo, aumentará o conhecimento da ocorrência dos efeitos.
Published: 1 January 2022
Educação Formação, Volume 7; https://doi.org/10.25053/redufor.v7i1.6803

Abstract:
Study was devoted to the assessment of indicators characterizing the number and structure of research and teaching staff at universities and other institutions of higher education in the regions of Russia. These indicators were the number of teachers working in higher education, per thousand residents and per hundred students, proportion of professors and associate professors in the whole number of teachers. Research used official statistical information for 82 regions of Russia. We used density functions of normal distribution as models. Study showed that on average, there was a little more than one teacher working in higher education organizations per thousand residents. It is proved that on average, every seventh teacher in all regions held the position of professor. Approximately two-thirds of all teachers held associate professor positions, there were five teachers per one hundred students.
Sandra Schons Lemos de Oliveira, Eduardo Nunes Jacondino
Published: 1 January 2022
Educação Formação, Volume 7; https://doi.org/10.25053/redufor.v7i1.7069

Abstract:
O aumento da violência e da criminalidade no Brasil ocasionaram discussões sobre a educação policial, que culminaram no projeto nacional de Segurança Pública, instituído pela lei Nº 13.675 de 2018. O estudo analisa os saberes presentes na educação policial militar e o tipo de formação policial militar que é legitimada pela Lei nº 13.675 de 2018. No estudo utilizou-se a abordagem qualitativa, por meio de pesquisa bibliográfica e documental. Os dados foram tratados pela análise de conteúdo. Constata-se uma demanda crescente de redemocratização e reformulação dos processos formativos de Policiais Militares, trazidas nas últimas décadas e reforçada pela nova política nacional de segurança pública. A lei orienta a formação dos profissionais de segurança pública para atuarem de forma preventiva, a fim de superar o modelo de polícia tradicional repressivo, que demonstra ser ineficiente no combate à criminalidade e à violência.
Back to Top Top