Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada

Journal Information
EISSN : 2525-4251
Total articles ≅ 298
Filter:

Latest articles in this journal

Ana Catarina Gomes da Fonseca Pereira, George Fragoso de Andrade, Hitalo Oliveira da Silva, Hugo De Andrade Amorim Neto, João Antônio Da Silva Lima, Messias Rafael Batista
Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada, Volume 6, pp 39-48; https://doi.org/10.25286/repa.v6i3.1686

Abstract:
Na estrutura organizacional da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) há um órgão voltado para atividades de auditoria e controle interno - a Comissão Permanente de Auditoria (CPA) - que faz a análise de eficiência e conformidade dos processos realizados no âmbito da corporação militar estadual. Uma das atividades realizadas é a análise de abastecimento e consumo dos veículos utilizados na execução das atividades administrativas ou operacionais da PMPE. A quantidade de dados gerada, pelos abastecimento de viaturas em todos os 97 centros de custo, são considerados numerosos, tornando o trabalho de detecção de padrões ou não conformidades realizado manualmente muito custoso. Para auxiliar no controle interno, este trabalho busca descrever a implementação de uma ferramenta de previsão de consumo de combustível das viaturas. Foi utilizado um modelo de previsão para dados com médias móveis e sazonalidade, o SARIMA, e foi alcançada uma taxa de acerto de 84.43%.
Adriano De Melo Costa, Arthur Guilherme Oliveira De Freitas, Ricardo Paranhos Pinheiro
Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada, Volume 6, pp 70-80; https://doi.org/10.25286/repa.v6i3.1707

Abstract:
Um dos problemas mais relevantes na cidade do Recife é o seu trânsito. Aqui pretende-se auxiliar na atenuação desta questão, atuando na previsão dos acidentes com vítimas. Foram usadas bases de trânsito disponibilizadas pela autarquia de trânsito e transporte urbano do Recife - CTTU no portal de dados abertos da prefeitura de Recife. Estas bases compreendem os acidentes ocorridos entre junho de 2015 e fevereiro de 2020. Então, estas informações passaram por um processo de mineração de dados. Daí, criou-se um modelo de predição dos acidentes de trânsito com vítima na cidade do Recife nos doze últimos meses avaliados, por meio do uso de técnicas de aprendizagem de máquina. O combate à pandemia de COVID-19 ocasionou restrições de movimentação que mudaram o perfil do trânsito esperado na cidade a partir de março de 2020, causa da exclusão do período neste modelo. Foram propostos quatro modelos de predição e, no de melhor acurácia, a taxa de erro média foi de 13 acidentes/mês.
, Gabriel Lenon Barros Silva, Leonardo De Carvalho Guerra, Wendel Wanderley Da Paz
Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada, Volume 6, pp 49-58; https://doi.org/10.25286/repa.v6i3.1687

Abstract:
Processos de Manufatura Avançada (P.M.A.) necessitam de rigoroso controle da produção e de qualidade do produto manufaturado final [1]. Neste cenário, perdas produtivas ocorrem, o que acarreta em aumento nos custos de produção. Portanto, é proposta uma previsão do perfil e do tipo de parada de linha, dada entrada de um evento de parada de linha que ocorre em tempo real. Utilizando a proposta de Mineração de dados dos resultados entre os anos de 2018 até 2020 do histórico de paradas, à luz da metodologia CRISP-DM, foram encontrados valores de acurária na medição do tempo de parada de linha com a abordagem do Random Forest [4], [16]. Em um cenário de desbalanceamento das classes da base de dados, foi encontrado 51% de acurária, enquanto que com o balanceamento das mesmas classes e repetição dos testes para valores distintos, foi atingido 38% de acurácia. Por fim, o surgimento desse perfil de perda e de tempo a ser previsto auxiliará na tomada de decisão do gerente do negócio quando, por exemplo, eventos de paradas de produção para reparação de equipamentos serão necessários de acontecer, para prevenir grandes paradas de linha.
, Thomás Tabosa de Oliveira, Gleyson Rhuan Nascimento Campos, ,
Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada, Volume 6, pp 12-20; https://doi.org/10.25286/repa.v6i3.1683

Abstract:
A dengue é uma infecção viral que se espalha rapidamente e é endêmica em mais de 100 países tropicais e subtropicais da África, América e regiões da Ásia-Pacífico. Geralmente, a epidemiologia da dengue é influenciada por uma complexa interação de fatores que incluem rápida urbanização e aumento da densidade populacional, capacidade dos sistemas de saúde, eficácia dos sistemas de controle de vetores, limpeza urbana etc. No Brasil que é considerado um país tropical, há uma incidência de casos crescente nos últimos anos, em específico na capital Pernambucana Recife há um ambiente propício para o aumento expressivo dos casos de dengue como são apresentados pelo Boletim Epidemiológico da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. O presente trabalho apresenta um estudo comparativo de técnicas de Mineração de Dados seguindo a abordagem CRISP-DM, para um modelo de previsão de casos de Dengue no Recife-PE.
Iván Patricio Marcos, Armando Pereira Pontes Júnior
Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada, Volume 6, pp 21-30; https://doi.org/10.25286/repa.v6i3.1684

Abstract:
Sistemas elétricos de potência coletam grandes volumes de dados que podem fornecer informações valiosas sobre o consumo de energia. As empresas elétricas podem usar esses dados históricos de consumo para auxílio no processo de tomada de decisões no que diz respeito ao planejamento da produção de energia, principalmente pelo lado da demanda (consumo de energia esperado). Neste trabalho o problema de previsão de consumo de energia foi modelado como sendo univariado com um passo temporal à frente. Foram utilizados os algoritmos Naive (Persistente, Média e Mediana), SARIMA, MLP, CNN e LSTM; e foi desempenhada uma busca gulosa de seus hiperparâmetros com o objetivo de encontrar a melhor configuração associada a cada algoritmo. Além disso, para comparação e escolha do melhor algoritmo de previsão foi utilizado a métrica MAPE e o teste de hipótese de Deibold-Mariano modificado. Para a prova de conceito da proposta metodológica, foram usados dados de consumo de energia da região Nordeste do Brasil entre os anos de 2004 a 2019.
Arianne Sarmento Torcate, , Flávio Secco Fonseca, Marcos André Santos Galindo
Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada, Volume 6, pp 1-11; https://doi.org/10.25286/repa.v6i3.1679

Abstract:
O aumento significativo de infrações de trânsito tem se tornado algo casual na vida dos brasileiros. A cidade do Recife, estado de Pernambuco, segundo a empresa Holandesa TomTom Traffic, no ano de 2018, ocupava a 10º posição entre as cidades com o pior tráfego de automóveis no mundo. Em 2019 passou a ocupar a 15º posição. Diante disto, esta pesquisa tem como intuito investigar fatores relacionados ao aumento da quantidade de equipamentos de aferição automática e de agentes de trânsito. O objetivo é criar um modelo de predição de delitos no trânsito por turnos, testado com a base real referente ao ano de 2019. Já os dados selecionados para visualização e treinamento das técnicas de Machine Learning foram referentes aos anos de 2017 e 2018, extraídos do portal de dados abertos. Para guiar o processo de mineração e análise de dados, a metodologia CRISP-DM foi aplicada. Além disso, ferramentas como Pentaho PDI, Weka, GretL, Python e Orange Data Mining também foram utilizadas para auxiliar neste processo. Os resultados obtidos apontam que há um aumento significativo de infrações em feriados, principalmente no Corpus Christi. Além disso, as predições mensais apresentam bons resultados quando comparados aos números reais de infrações.
Vitória Maria Pena Mendes, Raniel Gomes Silva, Alexandre Magno Andrade Maciel
Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada, Volume 6, pp 31-38; https://doi.org/10.25286/repa.v6i3.1685

Abstract:
This paper presents a usability analysis of an educational data mining framework called FMDEV. The overall goal is to understand how this framework can provide a better usability to users that do not have a prior knowledge of Data science. Through a heuristic evaluation, usability problems were revealed, and usability tests confirmed these problems were affecting the user’s journey while interacting with the system. The results of this analysis indicates that it is possible to achieve an approximation between data mining tools and non-technical professionals when their behavior as real users are taken into account in the system development process.
Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada, Volume 6; https://doi.org/10.25286/repa.v6i1.1450

Abstract:
O sistema de pisos mistos de pequena altura – Slim Floor – é uma viga mista onde a laje de concreto é apoiada sobre a mesa inferior do perfil metálico, envolvendo totalmente a viga. Além do ganho de resistência proporcionado pelo sistema misto, esta disposição aumenta a proteção do perfil metálico ao fogo e, principalmente, leva a uma redução considerável da altura da associação entre a laje e o perfil metálico. No entanto, as condições de interface entre os materiais devem ser analisadas, pois, nestes sistemas, em geral não se usam conectores de cisalhamento. Este trabalho faz a análise da representação da interface aço-concreto em sistemas Slim Floor em simulação em elementos finitos. Utilizando o software ANSYS, esta interface foi modelada de duas formas: com elementos de mola e com elementos de contato, considerando-se adequadamente as propriedades do aço e do concreto. Os resultados foram comparados com resultados experimentais disponíveis na literatura, indicando a viabilidade de ambas as estratégias para a simulação das estruturas mistas.
Emanuella De Araújo Carvalho, Monalisa Oliveira,
Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada, Volume 6; https://doi.org/10.25286/repa.v6i1.1462

Abstract:
Por dois anos fiscalizando obras de manutenção predial, foi notável o grande transtorno causado por infiltrações nos sistemas construtivos. Chamou atenção a frequência com que as manifestações patológicas e os ambientes nos quais elas surgiam se repetiam. Com o objetivo de avaliar a incidência dessas manifestações patológicas em edificações geradas a partir do surgimento de infiltrações, 15 edifícios residenciais distribuídos pela cidade de Aracaju foram inspecionados. Notou-se que todos os edifícios avaliados apresentavam algum tipo de manifestação patológica, com foco no surgimento de manchas, fissuras e corrosão na armadura dos elementos estruturais. Juntamente a isso, foi visto que surgem em sua maioria em ambientes de áreas comuns gerados por falta de manutenção ou falha na impermeabilização, piscinas elevadas e jardineiras. Tais informações podem auxiliar na elaboração de um manual de manutenção direcionado aos condomínios, reduzindo assim custos com reparações e prolongando a vida útil das construções.
, Renata Dos Santos Kmick, Micheli Gislon Gazolla, Renato Moura da Silva Junior, Claiton Cremonez
Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada, Volume 6, pp 64-72; https://doi.org/10.25286/repa.v6i1.1426

Abstract:
Dentro da área de estudo da durabilidade das edificações a atividade de impermeabilização merece destaque, por ser uma das responsáveis em proporcionar a integridade e a segurança das estruturas ao longo de suas vidas úteis. Encontra-se no mercado uma grande variedade de produtos destinados a atividade, sendo eles com diferentes composições, princípios de funcionamento e modos de aplicação. Diante do exposto, o objetivo desse estudo foi analisar comparativamente três sistemas de impermeabilização, um a base de emulsão asfáltica, outro de resina acrílica e um terceiro de resina termoplástica, sendo as variáveis de análise: o custo, a produtividade e a eficiência na utilização de ambos em lajes de cobertura. O estudo da eficiência foi realizado por meio de ensaios experimentais de absorção por imersão, absorção por capilaridade e teste de estanqueidade. Para a análise do custo foi considerado o valor unitário médio de mercado de cada produto. Os resultados indicam desempenhos semelhantes entre três produtos estudados, sendo a taxa de absorção por imersão média de 0,47%. O ensaio de estanqueidade, realizado por 72 horas, não indicou falha de nenhum sistema, sendo todos considerados estanques. Contudo, realizando a análise das variáveis de forma conjunta nota-se um melhor custo benefício para o uso da resina acrílica, pois esta foi a que obteve o menor custo por m², R$ 67,68.
Back to Top Top