Cadernos de Cultura e Ciência

Journal Information
EISSN : 19805861
Total articles ≅ 173
Filter:

Latest articles in this journal

Ana Vaeline Patricio Braga, Edna Karol Rodrigues De Araujo, Helder Cardoso Tavares, Milana Drumond Ramos Santana
Cadernos de Cultura e Ciência, Volume 17; doi:10.14295/cad.cult.cienc.v17i2.1615

Abstract:
Uma alimentação saudável juntamente a atividade física favorece a diminuição de fatores de riscos a saúde, como o aumento de peso corporal e quantidade de gordura. Hoje, diante a tantas práticas físicas, a musculação vem ganhando destaque. Com o objetivo de analisar o perfil nutricional e preferências alimentares de frequentadores de academias, foi realizada na cidade de Brejo Santo um estudo descritivo transversal com uma abordagem quantitativa com 45 sujeitos. Os participantes que possuem frequência de no mínimo três vezes por semana. Foi aplicado um questionário com perguntas objetivas, realização de avaliação nutricional, peso, altura, circunferência da cintura e circunferência do quadril. Os resultados mostraram que a maioria dos sujeitos com relação ao IMC está em sobrepeso, bem como estão com o risco elevado para doenças cardíacas. Os maiores objetivos dos participantes na academia foram ganhar massa muscular, emagrecer e melhorar a saúde. A maioria relatou que não fazem acompanhamento com nutricionista, recebendo o auxílio de educadores físicos e amigos para fazer uso de suplementação. Desta forma, verifica-se a necessidade de uma orientação nutricional aos praticantes de musculação tanto para ganho da massa magra como adequação dos suplementos a cada indivíduo.
Nívea Gomes Alencar, Maria Edenilce Peixoto Batista
Cadernos de Cultura e Ciência, Volume 17; doi:10.14295/cad.cult.cienc.v17i2.1672

Abstract:
A febre Chikungunya é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e possui como característica marcante a presença de artralgia, que pode melhorar com o tempo ou se tornar um problema crônico. No estado do Ceará, foram notificados 55390 casos da doença até setembro de 2017, onde 100 evoluíram a óbito, tornando-se uma importante causa de mortalidade no estado. Devido à alta taxa de incidência, o presente estudo realizou o levantamento dos casos de Chikungunya no município de Acopiara, no estado do Ceará, no período de Janeiro a Junho de 2017. A pesquisa foi do tipo descritiva com abordagem quantitativa, onde foram usados os dados obtidos através das notificações do Sistema de Informações de Agravos de Notificação (SINAN). A taxa de notificação encontrada foi alta, sendo de 1064 casos confirmados, com 4 óbitos registrados. Houve mais incidência em pessoas do sexo feminino e foi observado que o surgimento da doença foi predominante na área urbana, em períodos chuvosos, corroborando a prevalência do mosquito vetor em ambientes urbanos devido ao acúmulo de depósitos artificiais propícios para sua ovoposição. Com base no exposto, deve-se buscar medidas de prevenção, seja sob forma de conscientização da população, políticas publicas ou ambas, para o combate ao mosquito vetor, e, assim, evitar o surgimento de novos casos.
Eidson Lima Damasceno, Edivaldo Xavier Da Silva Júnior
Cadernos de Cultura e Ciência, Volume 17; doi:10.14295/cad.cult.cienc.v17i2.1655

Abstract:
O presente estudo traz a proposta de utilizar a música como instrumento psicopedagógico no atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista – TEA, um transtorno que afeta principalmente as habilidades de linguagem, interação social e comportamento que são essenciais para a construção de aprendizagens, sobretudo em idade escolar. O principal objetivo do estudo foi identificar os fundamentos educacionais e psicoterápicos da música no atendimento psicopedagógico de crianças com TEA. Utilizou-se como fonte de pesquisas artigos, livros, documentos oficiais, entre outros, dando preferência aos artigos publicados entre o ano 2013 e 2017, o que caracteriza a pesquisa como sendo bibliográfica. Os resultados deste estudo mostram que utilizar a música no atendimento psicopedagógico é possível e benéfico às crianças autistas devido os importantes estímulos neurais que a música provoca, gerando como consequência potencialidades para aprendizagens e redução no quadro de habilidades em déficit, além de proporcionar a inclusão da criança com TEA no espaço regular de ensino. Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista. Música. Psicopedagogia. Inclusão escolar
Lucimara Rodrigues Pereira, Helder Cardoso Tavares, Aline Correia Gomes De Mattos, Karina Morais Borges, Janeanne Nascimento Silva Lopes
Cadernos de Cultura e Ciência, Volume 17; doi:10.14295/cad.cult.cienc.v17i2.1660

Abstract:
O PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) foi implantado em 1955, objetivando contribuir para o crescimento, o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, a construção de hábitos alimentares saudáveis, usando como estratégia a oferta da alimentação escolar e a promoção de ações educativas sobre alimentação e nutrição, além de melhorar o rendimento escolar durante o período letivo dos escolares. O objetivo foi refletir sobre a visão dos educadores da rede pública de ensino em relação à importância da atuação do nutricionista como responsável técnico no Programa Nacional de Alimentação Escolar. Trata-se de uma pesquisa de campo de caráter qualitativo, descritivo, onde para obtenção de resultados foi aplicado um questionário semiestruturado contendo nove questões subjetivas. De acordo com os critérios de inclusão selecionamos vinte educadores de escolas públicas do município de Araripe-CE. Para a análise das questões coletadas foi usada à técnica de análise de conteúdo segundo Bardin, a qual fundamenta a fala dos sujeitos. Dentre os principais resultados encontrados podemos destacar que os educadores quando questionados a respeito da importância do papel do nutricionista na merenda escolar, demonstraram um conhecimento muito limitado, onde muitos afirmam que o papel do nutricionista nas escolas é apenas a elaboração dos cardápios, quando na realidade muitas são as atribuições desse profissional em âmbito educacional. Portanto conclui-se que o conhecimento dos educadores a respeito da atuação do nutricionista nas escolas ainda está muito limitado. Devemos propor ações práticas para tornar a equipe multidisciplinar das escolas ativa.
Morgana Maria De Sousa Delfino, Ítalo Rodrigues Garcia, José Galberto Martins Da Costa, Imeuda Peixoto Furtado
Cadernos de Cultura e Ciência, Volume 17; doi:10.14295/cad.cult.cienc.v17i2.1780

Abstract:
Tetranychus evansi Baker & Pritchard and Tetranychus urticae Koch (Acari: Tetranychiade) are important mites for the economy of many countries. Populations from these species have presented resistance to acaricides of different chemical groups, thus demanding new products with an acaricidal effect. Essential oils have been investigated. The chemical composition and acaricidal effect of the Eugenia uniflora L. (Myrtaceae) essential oil were investigated. The essential oil was extracted by hydro-distillation and the chemical composition was identified by Gas Chromatography coupled to Mass Spectrometry (GC/MS). Repellence, fumigation and residual effect tests were performed. The essential oil presented the sesquiterpenes selin-1,3,7(11)-trien-8-one and selin-1,3,7(11)-trien-8-one epoxide. Repellence occurred against T. urticae and T. evansi. Oil vapors provoked 100% T. evansi mortality at all concentrations and time intervals tested with significant mortalities being observed against T. urticae after 48 h. Tetranychus evansi mortalities greater than 80% due to a residual effect were recorded after 24 h, whereas no significant mortality was observed for T. urticae.
José De Caldas Simões Neto, Rebeca Thais Felix De Alencar, Ariza Maria Rocha
Cadernos de Cultura e Ciência, Volume 17; doi:10.14295/cad.cult.cienc.v17i2.1641

Abstract:
O principal foco desse estudo é indicar pontos de possibilidades para a de educação ambiental na região metropolitana do Cariri cearense a partir das atividades de esporte, lazer e turismo. Caracteriza-se com uma pesquisa descritiva de campo exploratória de cunho qualitativo. Para o processo de investigação, foram caracterizados aspectos referentes às práticas de esportes de aventura na região, em que a fundamentação teórica foi realizada por meios de pesquisas sobre esportes de aventura, práticas de lazer e tipos de esportes de aventura na região do cariri para compreender as práticas ligadas a natureza na região. Para o registro dos pontos, utiliza-se o método de revisão sistemática a partir de uma análise descritiva, os trabalhos foram organizados por: nº do artigo; título; autor(es); ano de publicação; revista; principais resultados. Para essa primeira análise os resultados apontam que foi possível constatar que existem poucos estudos referentes à prática, a influência, o impacto e/ou a adesão dos esportes de aventura na região na perspectiva da educação ambiental e sim ligados apenas as práticas de esporte, lazer e turismo. Mediante os achados da respectiva pesquisa na região, existem pontos de possibilidades para a prática da educação ambiental, os quais foram identificados a partir de imagens de satélite Open Streer Map e bases cartográficas disponibilizadas na base de dados do IBGE em ambiente computacional utilizado o Sistema de Informações Geográficas – SIG/ARCGIS. Foram registrados dezoitos pontos na região distribuídos de forma a proporcionar além da prática de esportes e lazer, ações para a educação ambiental na região para a manutenção e preservação desses espaços para as atuais e futuras gerações possam usufruir de todas as suas riquezas disponíveis de forma sustentável.
Taynara Aparecida Ferreira Da Silva, Larissa Alves Lopes, Messias Vital De Oliveira, Helen Paula Silva Da Costa, Francisco Ernani Alves Magalhães, Maria Izabel Florindo Guedes, Luiz Francisco Wemmenson Gonçalves Moura
Cadernos de Cultura e Ciência, Volume 17; doi:10.14295/cad.cult.cienc.v17i2.1697

Abstract:
O processo ensino-aprendizagem tem revelado muitos desafios para a maioria dos professores de todos os níveis escolares, pois não existe um único ou o melhor caminho a ser trilhado pelo professor. O Ensino de Química deve possibilitar o desenvolvimento da capacidade de tomada de decisão, o que implica a necessidade de vinculação do conteúdo trabalhado com o seu contexto social. Este trabalho teve como objetivo analisar e avaliar o perfil dos professores do Ensino Público e Privado na Cidade de Tauá-CE e saber como interagem com os alunos no processo de ensino-aprendizagem. Foram entrevistados três professores do Ensino Público e dois professores do Ensino Particular via questionário semi-estruturado, composto de nove questões de múltipla escolha e quatro subjetivas e descritivas. A partir da análise dos resultados foram construídos gráficos sobre a realidade enfrentada em cada instituição. Os professores concordaram que o Ensino de Química é para formar cidadão, no entanto, algumas de suas práticas não permitem que atinjam esse objetivo. Em suma este trabalho foi considerado importante, visto que foi possível traçar o perfil dos educadores de Tauá-CE de forma narrativa e reflexiva, além de fornecer um conhecimento sobre as práticas e assuntos de química abordados na sala de aula.
Thaynara Venancio Bezerra, Marcelo Alves Da Silva, Paulo Leonardo Ponte Marques, Lídia Samantha Alves De Brito
Cadernos de Cultura e Ciência, Volume 17; doi:10.14295/cad.cult.cienc.v17i1.1621

The publisher has not yet granted permission to display this abstract.
Maria Wesline Cardoso Viana, Marcio Pereira Do Nascimento, Antonio Silva Candido, Francisco Matheus De Andrade Arrais, Lidia Correia Pinto, Renato Juciano Ferreira
Cadernos de Cultura e Ciência, Volume 17; doi:10.14295/cad.cult.cienc.v17i1.1128

The publisher has not yet granted permission to display this abstract.
Domingos Sávio De Almeida Cordeiro, João Batista De Albuquerque Figueiredo
Cadernos de Cultura e Ciência, Volume 17; doi:10.14295/cad.cult.cienc.v17i1.1623

Abstract:
O objetivo deste trabalho é narrar uma intervenção estética e intercultural no Campus Pimenta da Universidade Regional do Cariri – URCA, ocorrida entre outubro de 2017 e janeiro de 2018. Introdução: De maneira geral, a universidade pública espelha o que acontece na sociedade em que ela está inserida, tanto do ponto de vista político, quanto social. Localizada no Ceará a URCA tem num dos campi as paredes continuamente pichadas por alunos. As pichações trazem palavras de ordem contra o poder estabelecido, provocações e insultos. As pichações têm gerado uma disputa pelo espaço visual numa guerra de cores, símbolos, textos e rabiscos. Até meados de 2017 a administração dos campi pintava inúmeras vezes as fachadas e, em curto tempo, surgiam novas pichações. Metodologia: Foi organizada uma campanha com mote “Grafite Tolerância”, propondo uma alternativa de debate via realização de artes visuais nas paredes do campus. Resultados: Como resultado alunos, professores e pessoas da comunidade realizaram 64 murais medindo entre um e 30 metros quadrados nas paredes do Campus Pimenta. Considerações: observa-se a presença de visitantes para apreciar as obras; o surgimento de diálogos sobre as obras entre professores e alunos da graduação e da pós-graduação, diminuição do número e frequência de pichações e inúmeros depoimentos informando que o ambiente está mais harmônico e pacificado a partir da realização das obras interculturais.
Back to Top Top