INTERAÇÕES

Journal Information
ISSN / EISSN : 1809-8479 / 1983-2478
Total articles ≅ 241
Current Coverage
DOAJ
Filter:

Latest articles in this journal

INTERAÇÕES, Volume 16, pp 325-335; https://doi.org/10.5752/p.1983-2478.2021v16n2p325-335

Abstract:
O Súdito, de Heinrich Mann, enquanto busca tratar acerca das relações da sociedade alemã com o construto imperial, evidenciando por meio da autoridade excessiva e da moralidade seletiva e de aparência uma “representação satírica do poder”, também apresenta em seu percurso literário outros elementos que compõem o conjunto dessa sociedade, como os preceitos culturais e religiosos que a regem. Mediante tal pressuposto, o presente trabalho objetiva explorar a qualidade antissemita enraizada na cultura alemã pré-nazista, tomando como base a sociedade exposta na obra em questão, por meio de análise documental. Para tanto, em um primeiro momento, será feita breve exposição – a partir de revisão bibliográfica – do autor e da obra, dando espaço, finalmente, para uma análise acerca da religiosidade e antissemitismo presente na narrativa. Mediante tal análise, foi possível observar que o antissemitismo é representado na obra como característica cultural da Alemanha pré-nazista e, além disso, como um elemento característico de uma positiva expressão de religiosidade, sendo herança do construto religioso que havia muito se formara.
, Carlos Alberto Olinto
INTERAÇÕES, Volume 16, pp 252-272; https://doi.org/10.5752/p.1983-2478.2021v16n2p252-272

Abstract:
Este trabalho pretende analisar o que se poderia chamar de experiência religiosa de Agostinho, tal como nos revelam os Diálogos escritos em Cassicíaco e, ainda, a célebre passagem do livro IX das Confissões (IX, 10, 23-25), no qual é possível encontrar o relato bem conhecido e bastante comentado de “O êxtase de Óstia”. O itinerário filosófico de Agostinho tem, a montante, uma conversão filosófica e culmina com a experiência de saída de si, no momento extático, quando o coração entra em contato intenso com a Sabedoria eterna. Experiência-limite, vivida no espaço de um instante, mas que se abre à esperança de uma beatitude concebida como eternização da presença.
Romero Carvalho
INTERAÇÕES, Volume 16, pp 294-309; https://doi.org/10.5752/p.1983-2478.2021v16n2p294-309

Abstract:
Bhaktivinoda Ṭhākura, mestre basilar do Vaiṣṇavismo, uma das quatro principais tradições do Hinduísmo, é um dos raros mestres que foi capaz de resgatar, reformar e propagar um determinado pensamento teológico, apresentando uma obra singular e extensa. Neste artigo, apresento, sobretudo, as proposições de Bhaktivinoda Ṭhākura para o diálogo inter-religioso, publicadas na Índia ainda no século XIX. A pesquisa foi de natureza teórica e a ferramenta utilizada foi bibliográfica, tendo como base três livros fundamentais da obra de Bhaktivinoda Ṭhākura. O diálogo inter-religioso é uma realidade atual bastante estudada na Ciência da Religião, mas são poucos os exemplos de estudos no Brasil sobre membros de tradições não-cristãs que propuseram ou propõem este diálogo. Assim, vê-se ao final o pioneirismo e visão do autor estudado e sua importância para o campo de pesquisas em Pluralismo e Diálogo inter-religioso.
INTERAÇÕES, Volume 16, pp 373-390; https://doi.org/10.5752/p.1983-2478.2021v16n2p373-390

Abstract:
Partindo da realidade atual marcada por uma ênfase em elementos periféricos de uma religiosidade alienante e um consequente esvaziamento da fé cristã em seu núcleo essencial, o artigo tem como objetivo principal proporcionar uma reflexão acerca da necessária volta à teologia paulina sobre o esvaziamento de Cristo como fonte e paradigma para a fé cristã. Para isso, serão percorridos os seguintes passos: considerações iniciais sobre a Carta aos Filipenses; estudo do conceito de kénosis como fio condutor da Carta, a kénosis de Cristo como expressão máxima de sua fidelidade a Deus; a kénosis de Paulo como atitude exemplar para todos os cristãos, a kénosis invertida dos judaizantes como impedimento para autêntica fé cristã. Conclui-se que na fé do auto-esvaziamento (kénosis) residem a riqueza e a glória do cristianismo, e não nos excessos religiosos.
Atilla Kus, Wagner Lopes Sanchez
INTERAÇÕES, Volume 16, pp 310-324; https://doi.org/10.5752/p.1983-2478.2021v16n2p310-324

Abstract:
O artigo pretende examinar a compatibilidade entre os conceitos de secularização e de sharia presente no Islam. O pressuposto subjacente ao texto é de que há compatibilidade entre essas duas realidades históricas. O objeto deste artigo é relevante para a Ciência da Religião porque examina o binômio Islam-modernidade tema muito presente nos estudos sobre o Islam. O núcleo central do artigo está dividido em quatro partes. Na primeira parte procura-se mostrar a origem da palavra sharia e a sua importância na religião islâmica. Na segunda parte examina-se o conceito de religião no Islam. Na terceira parte (A secularização) o conceito de secularização é apresentado a partir de três autores: Casanova, Gritti e Luckmann. Por último, o texto discute e demonstra que é possível sustentar a compatibilidade entre a secularização e a sharia e o diálogo entre essas duas realidades a partir do exemplo da Turquia.
INTERAÇÕES, Volume 16, pp 430-447; https://doi.org/10.5752/p.1983-2478.2021v16n2p430-447

Abstract:
Entrevista realizada em 17 de agosto de 2019, durante o 3° Congresso da Aliança Municipal Espírita de Belo Horizonte, com a médium e escritora mineira Suely Caldas Schubert. Essa entrevista trata do convívio de Suely Caldas como o famoso médium mineiro Francisco Cândido Xavier, com ênfase na obra Testemunhos de Chico Xavier, onde ela entra em contato com sua intimidade, trazendo a público as cartas pessoais que ele escrevia à Wantuil de Freitas, na época Presidente da Federação Espírita Brasileira. Essa pesquisa é parte da nossa pesquisa de Doutorado no Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da PUC Minas, intitulado, NA INTIMIDADE DO CORAÇÃO: a mística na vida e obra de Chico Xavier.
INTERAÇÕES, Volume 16, pp 391-425; https://doi.org/10.5752/p.1983-2478.2021v16n2p391-425

Abstract:
O presente texto tem como objetivo geral refletir sobre a questão da paz a partir do ensino social católico. Para tal, são levantadas problematizações sobre a conjuntura contemporânea quanto aos esforços de busca pela paz em sua correlação à situação da questão das armas. Busca-se compreender as fundamentações bíblico-teológicas do ensino católico sobre essas questões e conhecer parte do seu desenvolvimento reflexivo antes, durante e a partir do Concílio Vaticano II. Por fim, pretende-se demonstrar que, na perspectiva hermenêutica do pensamento eclesiástico, é fundamental o resgate da dimensão teológica da discussão sobre a temática em questão, pois, sem ele, as soluções construídas podem se voltar contra o próprio homem e, enfim, contra a própria paz.
Elaine Pinheiro Neves de Macedo,
INTERAÇÕES, Volume 16, pp 336-356; https://doi.org/10.5752/p.1983-2478.2021v16n2p336-356

Abstract:
A mudança de papéis, as perdas e as transformações físicas que caracterizam o contexto da velhice levantam a pergunta sobre o papel da espiritualidade neste cenário. O estudo objetiva analisar o modo como residentes de Instituições de Longa Permanência para Pessoas Idosas (ILPIs) utilizam a espiritualidade como recurso para o enfrentamento (coping) do estresse e do sofrimento. A pesquisa foi realizada em 18 ILPIs da região Norte do Paraná, com 188 participantes. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa com estudo de campo de corte transversal. Os dados foram coletados a partir da aplicação da Escala de Coping Espiritual Religioso (CER BREVE), da Escala da Centralidade da Religiosidade e questionário sociodemográfico. Os resultados apontam média da amostra do CER Positivo (M=4,14 e DP=0,78) e o CER Negativo (M=1,23 e DV=0,49). A amostra analisada (4,0 a 5,0) indica que a religiosidade é central na vida da pessoa idosa institucionalizada, considerada altamente religiosa. Conclui-se que as pessoas idosas reconhecem a importância da espiritualidade/religiosidade e se beneficiam dela para enfrentar os problemas e superá-los. Fornecer treinamento para o cuidado espiritual de pessoas idosas pode ser uma grande contribuição da Teologia a fim de promover melhores cuidados em ILPIs.
Back to Top Top