Workshop sobre Educação em Computação

Conference Information
Name: Workshop sobre Educação em Computação

Latest articles from this conference

Helen Ferreira, Edgar Oliveira, Reinaldo Braga, Mauro Oliveira, Carina Oliveira
Anais do XXIX Workshop sobre Educação em Computação (WEI 2021) pp 428-437; https://doi.org/10.5753/wei.2021.15934

Abstract:
Este trabalho discute os impactos in loco da atuação de egressos de Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras localizadas fora de grandes centros urbanos, tendo como estudo de caso o curso de Ciência da Computação do Instituto Federal do Ceará (IFCE) Campus Aracati. Nele é delineado o perfil dos egressos a partir do cruzamento de diversos indicadores: tipo e local de atuação profissional, faixa salarial, pós-graduação e formação extracurricular durante a graduação. É mostrado que, apesar da maioria dos egressos atuar na área de tecnologia com bons salários, houve um êxodo considerável dos egressos oriundos do município de formação e região para a capital Fortaleza-CE, o que coloca em questão a necessidade de novas e urgentes estratégias para desenvolvimento socioeconômico das regiões interioranas que abrigam IES.
Braz Araujo Da Silva Junior, Simone André Da Costa Cavalheiro, Luciana Foss
Anais do XXIX Workshop sobre Educação em Computação (WEI 2021) pp 408-417; https://doi.org/10.5753/wei.2021.15932

Abstract:
Este artigo detalha um sistema para descrever habilidades, recursos e estudos sob o contexto do pensamento computacional de maneira padronizada. Ele é a parte inicial de um esforço para conectar a comunidade científica à informal, fazendo-as interagir e reaproveitar os produtos gerados pelos trabalhos de ambas. Para a definição das estruturas são considerados conceitos da psicometria, ferramentas de gestão pedagógica, abordagens educacionais e de design experimental.
Renan Cunha, Claudomiro Sales, Reginaldo Santos
Anais do XXIX Workshop sobre Educação em Computação (WEI 2021) pp 208-217; https://doi.org/10.5753/wei.2021.15912

Abstract:
Este artigo apresenta o desenvolvimento de uma análise automática com os microdados do ENADE para o curso de Ciência da Computação. O objetivo é fornecer informações que possam ser úteis para diretores e coordenadores que queiram melhorar a qualidade de seus cursos. Os dados informam quais são as disciplinas deficientes do curso, qual a mudança de desempenho em determinado assunto de um exame ao longo os anos e se os alunos têm baixa participação na prova. O fato da análise de dados ser automática torna possível a geração de resultados para qualquer curso de Ciência da Computação do país sem precisar de esforço adicional.
Italo Santos, Allan Mori, Simone R. S. Souza
Anais do XXIX Workshop sobre Educação em Computação (WEI 2021) pp 181-190; https://doi.org/10.5753/wei.2021.15909

Abstract:
Teaching software testing should include a broad view of the main techniques, criteria, and tools. In general, students have few opportunities to test their code-projects suitably during the undergraduate course and, therefore, teaching software testing in practice is crucial to students recognize the advantages and limitations of different testing techniques. This paper reports the experience of teaching software testing in practice, with students applying an incremental testing strategy to validate their software projects. Students selected a software project developed during their undergraduate and an incremental testing strategy, including testing criteria learned in the class. The students should choose the testing techniques, apply them and write a report with the results and perceptions. Through this experience, it was possible to show to the students, in practice, the importance of combining more than one technique during the software testing activity.
Ronney Moreira Castro, Tadeu Moreira de Classe
Anais do XXIX Workshop sobre Educação em Computação (WEI 2021) pp 71-80; https://doi.org/10.5753/wei.2021.15898

Abstract:
Auditoria de sistemas é uma disciplina da área de computação predominantemente teórica, a qual, devido as aulas remotas da COVID-19, se tornou ainda mais expositiva. Neste contexto, o uso de técnicas de Aprendizagem Ativa pode auxiliar nas aulas, criando meios em que os próprios alunos reflitam e discutam conteúdos entre si. Este artigo apresenta um relato de aplicação da técnica de sala de aula invertida, no qual os alunos, ao assistirem a série Onisicente da Netflix, buscaram identificar as falhas de segurança organizacional, construindo matrizes de risco auditando a empresa. A atividade permitiu aos alunos terem um vislumbre do dia-a-dia de uma empresa, sendo eles os próprios auditores, como em um caso de uso real. Assim, conseguiram identificar elementos para compor a matriz de risco da empresa Onisicente. Ao serem questionados sobre a atividade relataram que a atividade foi uma forma diferente de aprender, sendo prazerosa e desafiadora ao mesmo tempo, além de trazer um meio criativo de engajar os alunos em seu processo de ensino e aprendizagem.
João Ricardo dos S. Rosa, Natasha Malveira Costa Valentim
Anais do XXIX Workshop sobre Educação em Computação (WEI 2021) pp 51-60; https://doi.org/10.5753/wei.2021.15896

Abstract:
Devido a pandemia do COVID-19, várias instituições de ensino superior adotaram o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Este artigo apresenta um relato de experiência de uma disciplina de Engenharia de Requisitos realizada no ERE em uma universidade pública. Nesta disciplina adotou-se uma metodologia contendo atividades síncronas, como aulas expositivas, e atividades assíncronas, como trabalhos práticos, dentre outras atividades. Como resultados, são apresentadas as lições aprendidas no uso desta metodologia, além do feedback dos alunos sobre o seu aprendizado e sobre as aulas ministradas. No geral, os alunos foram positivos destacando a interação da professora com eles nos exercícios práticos das aulas síncronas.
Simone R. S. Souza, João Choma Neto, Leo Natan Paschoal, Elis Hernandes
Anais do XXIX Workshop sobre Educação em Computação (WEI 2021) pp 31-40; https://doi.org/10.5753/wei.2021.15894

Abstract:
A adaptação do ensino de engenharia de software para o modelo remoto é desafiador principalmente quando Project-based learning é adotado. Esta metodologia oferece uma oportunidade de aplicar a teoria em um projeto prático, melhorando o aprendizado e a motivação dos estudantes. Este artigo relata a experiência em ensinar engenharia de software por meio de aulas online no 1o semestre de 2020. A abordagem para adaptação a esse novo modelo é apresentada, incluindo como os projetos práticos foram desenvolvidos em parceria com uma empresa de TI da cidade. Como resultados, são apresentados dados qualitativos obtidos com os participantes, os quais indicam as impressões sobre o aprendizado e a experiência. De uma maneira geral, apesar das várias dificuldades impostas pelo novo modelo, observou-se que a comunicação e o aprendizado foram muito positivos nesse modelo remoto de ensino.
Evoney Mendonça, Leandro S. G. Carvalho, Ana Lucia Machado dos Santos, , David B. F. Oliveira, Filipe Dwan Pereira
Anais do XXIX Workshop sobre Educação em Computação (WEI 2021) pp 458-467; https://doi.org/10.5753/wei.2021.15937

Abstract:
Este estudo investiga como as vivências acadêmicas de estudantes de cursos de computação podem influenciar no desempenho dos alunos. A vivência acadêmica foi mensurada em 5 dimensões (Carreira, Pessoal, Institucional, Interpessoal, Estudo) utilizando o Questionário de Vivências Acadêmicas em sua versão reduzida (QVA-r) como um instrumento de previsão do desempenho de estudantes. O QVA-r foi aplicado por dois anos a ingressantes em cursos de graduação em computação de uma universidade pública (N = 266 alunos). Os resultados não sugeriram correlação significativa entre desempenho e fatores, do QVA-r, porém os fatores explicam 89,9% da variação do desempenho do aluno (valor-p < 0,05).
, Thelma E. Colanzi, Aline Amaral, André F. R. Cordeiro, João Choma Neto, Simone R. S. Souza
Anais do XXIX Workshop sobre Educação em Computação (WEI 2021) pp 328-337; https://doi.org/10.5753/wei.2021.15924

Abstract:
A Unified Modeling Language (UML) tem sido ensinada em grande parte dos cursos de (pós-)graduação em Ciência da Computação, especialmente naqueles com ênfase em Engenharia de Software. No entanto, pouco se sabe sobre o alinhamento entre como a UML tem sido ensinada e como ela tem sido utilizada na indústria de software. Este artigo apresenta os resultados de dois surveys: um com 23 docentes sobre como a UML tem sido ensinada em Instituições de Ensino Superior de Maringá e Região e um com 43 profissionais da mesma região sobre como a UML tem sido aprendida e usada na prática. Os resultados são discutidos e fornecem suposições e direções para melhorar o ensino de UML e atender às necessidades reais do mercado.
Carlos Silva, Kennedy Nunes, Nathasha Pinto, Maikon Costa, Alana Araújo, Simara Rocha, Geraldo Braz Junior, Luis Rivero
Anais do XXIX Workshop sobre Educação em Computação (WEI 2021) pp 121-130; https://doi.org/10.5753/wei.2021.15903

Abstract:
Melhorar o engajamento de discentes e facilitar o acesso à informação têm se tornado mais relevantes no contexto educacional. Em virtude do isolamento social gerado pela pandemia da COVID-19, recursos didáticos como podcasts e vídeos podem ser explorados para alcançar este objetivo. Com o intuito manter os discentes atualizados e engajados durante o ensino remoto, o grupo PETComp da Universidade Federal do Maranhão montou uma equipe para desenvolver um podcast sobre conteúdos relacionados à Tecnologia da Informação. Este artigo apresenta o processo de produção dos episódios do podcast. Após a preparação do material e lançamento do podcast em plataformas digitais, foi coletada a opinião dos discentes sobre o mesmo através de um questionário. Os resultados indicam que o podcast contribuiu para disponibilizar conteúdos construídos pelos discentes de forma descontraída, permitindo a atualização em temas relevantes e o engajamento dos ouvintes.
Back to Top Top