Refine Search

New Search

Advanced search

Results: 406

(searched for: doi:10.17524/*)
Page of 41
Articles per Page
by
Show export options
  Select all
José Renato Sena Oliveira, Sciprofile linkGilberto De Andrade Martins
Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), Volume 13; doi:10.17524/repec.v13i4.2480

Abstract: Objetivo: analisar o processo de construção da produção científica em Contabilidade ao associar atributos de qualidade de uma boa pesquisa descritos na literatura com aqueles percebidos nas práticas de pesquisadores da área. Método: foi utilizada a Técnica Delphi Modificada, em duas rodadas, com questionários online e acesso personalizado. O painel foi composto por 41 docentes de 19 Programas de Pós-Graduação em Contabilidade brasileiros. Foi elaborada uma matriz de orientação com 53 atributos/relações vinculados a critérios gerais de qualidade e a nove características-chave, avaliados pelos respondentes de acordo com a aderência às suas práticas de pesquisa. Resultados: aproximadamente 3/4 das proposições receberam nível forte de concordância. Entretanto, atributos que atingiram níveis baixo ou moderado incluem itens que podem comprometer a qualidade e integridade da pesquisa, como os relacionados aos princípios éticos, aos erros e vieses e aos impactos da participação da equipe sobre os resultados. Contribuições: a avaliação da produção científica, concentrada nos resultados, é limitada para evidenciar aos pesquisadores da área suas possíveis falhas no processo de pesquisa. O estudo pode impactar o campo, ao ajudar pesquisadores a autoavaliarem suas pesquisas, identificarem deficiências e limitações, resultando em maior aceitação e encurtamento do processo de submissão aos periódicos.
Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), Volume 13; doi:10.17524/repec.v13i4.2412

Abstract: Objetivo: Esta pesquisa busca identificar quais são os tipos de ajustes adicionais com maior magnitude realizados via divulgações da medida não-GAAP “EBITDA Ajustado” das maiores companhias listadas brasileiras e realizar uma análise sobre a adequação de tais ajustes sob uma perspectiva crítica de suas naturezas. Método: Foram investigados em press releases de companhias do índice IBrX 100 quais os ajustes adicionais com maior magnitude realizados pelas companhias da amostra e em seguida realizada uma análise crítica sobre a possível utilidade ou oportunismo destes ajustes sob a ótica da teoria da regulação e de premissas da assimetria informacional. Os períodos abrangidos pela pesquisa foram os períodos trimestrais de 2014 e 2015. Resultados: Os tipos de ajustes com maior magnitude são Impairment (83%), Correção de erros (4%), Equivalência patrimonial (1%), Dividendos recebidos (1%) e Provisões (1%), bem como que 76% dos ajustes efetuados são consequência de princípios e regras contábeis. Contribuições: As evidências do presente estudo corroboram com a posição do IASB sobre a importância de medidas não-GAAP, atualmente discutidas pelo referido órgão em ações com o intuito de melhorar o reporte financeiro, incluindo o uso de informações não-GAAP em peças contábeis. Os resultados enriquecem o debate sobre o tema no Brasil.
Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), Volume 13; doi:10.17524/repec.v13i4.2511

Michele Urrutia Heinz, Alexandre Costa Quintana, Ana Paula Capuano Da Cruz
Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), Volume 13; doi:10.17524/repec.v13i4.2363

Abstract: Objetivo: avaliar o desenvolvimento cognitivo e afetivo alcançado com a técnica de ensino de método de caso, com base na Taxonomia de Bloom em estudantes do curso de Ciências Contábeis de uma Instituição Federal de Ensino Superior. Método: quase-experimento em grupo de alunos (intacto sem seleção), na disciplina de Estrutura das Demonstrações Contábeis do 4ª semestre, durante o primeiro semestre de 2018. Resultados: revelam que a utilização de uma técnica de ensino ativa, como um instrumento complementar, possui a capacidade de influenciar no nível de desenvolvimento cognitivo e afetivo alcançado pelos estudantes, estimulando também, a tomada de decisão, comunicação e a resolução de problemas, além de propiciar um ambiente de aprendizagem mais interativo, dinâmico, reflexivo e motivador, tornando os estudantes responsáveis pela própria aprendizagem, proporcionando assim, ação e interação do sujeito com o seu objeto de estudo, elementos essenciais e pertinentes para a construção de conhecimento. Contribuições: os dados levantados nesta pesquisa permitem inferir que o uso do método de caso, como técnica complementar de ensino, contribuiu com o desenvolvimento da aprendizagem superficial, pois ampliou o nível de desenvolvimento mais básico, além de auxiliar na ampliação de todos os níveis cognitivos de forma parcial e proporcionar a motivação nos estudantes.
Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), Volume 13; doi:10.17524/repec.v13i4.2295

Abstract: Objetivo: Este estudo analisa os efeitos do compartilhamento de informações no risco e desempenho da aliança estratégica de cooperativas, mediado pelo compartilhamento de conhecimento e vazamento de informações. Método: Pesquisa de levantamento foi realizada em cooperativas agropecuárias listadas na Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) com gestores (gerente, supervisor, coordenador e controller) cadastrados na rede LinkedIn. O questionário foi enviado pela plataforma SurveyMonkey aos 516 gestores que aceitaram o convite e a amostra totalizou 96 respostas válidas. Para testar as hipóteses da pesquisa aplicou-se a técnica de modelagem de equações estruturais. Resultados: Os resultados mostraram que o compartilhamento de informações impacta diretamente no compartilhamento de conhecimento, mas o mesmo não se observa na interação entre compartilhamento de informações e vazamento de informações. O vazamento de informações impacta diretamente no risco da aliança estratégica, do mesmo modo que o compartilhamento do conhecimento impacta no desempenho da aliança. Entretanto, o compartilhamento do conhecimento e o vazamento de informações não cumpriram os requisitos para demonstrar mediação na relação do compartilhamento de informações com risco da aliança estratégica e desempenho da aliança. Contribuições: Instiga-se realizar pesquisas com outras mediações que possam elucidar as dissonâncias, como (des)confiança entre os membros da aliança estratégica.
Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), Volume 13; doi:10.17524/repec.v13i4.2512

Abstract: Editorial escrito pelo Prof. Dr. Eliseu Martins
Cláudio De Araújo Wanderley
Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), Volume 13; doi:10.17524/repec.v13i4.2397

Abstract: This paper aims to theorise the complexities of the process of management accounting change from an institutional perspective. Institutional theory has been widely used to study management accounting change. However, the institutional literature on management accounting change is fragmented and disjointed, providing an unstructured picture of dynamics and outcomes of the process of management accounting change. This situation makes the task of explaining the complexity of management accounting change extremely difficult. In this paper we argue that the complexity of management accounting change comprises four key elements: (1) the internal and external pressures for change and the interplay between them; (2) the role of agency; (3) the idiosyncratic internal elements; and (4) the process of institutionalisation. Drawing on institutional theory and these four elements of management accounting change, we developed an integrated framework that is able to capture and examine the macro and micro level dynamics in management accounting change.
Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), Volume 13; doi:10.17524/repec.v13i4.2382

Abstract: Objetivo: Buscar evidências que permitam identificar a relação existente entre o desempenho acadêmico de alunos de graduação em ciências contábeis e sua percepção de justiça acadêmica, segregadas nas dimensões distributiva, procedimental e interacional. Método: Consiste em uma abordagem qualitativa e quantitativa, que teve como amostra 534 alunos de graduação de Ciências Contábeis de nove universidades federais mineiras. Para abordagem quantitativa foram aplicados questionários que buscaram captar a percepção de justiça em suas três dimensões (variáveis dependentes), o desempenho acadêmico (variável explicativa) e oito variáveis de controle. Para abordagem qualitativa foram realizadas entrevistas. Resultados: As análises quantitativas indicam que das nove variáveis testadas, apenas três variáveis se mostraram estatisticamente significativa: a variável gênero para a justiça procedimental, a variável turno para justiças procedimental e interacional e a variável reprovação para todas as três dimensões de justiça. Em termos qualitativos, os achados mostram que os alunos associam a justiça no ambiente de aprendizagem, de maneira geral, principalmente à figura do professor. Contribuições: O estudo contribui para a literatura no sentido de identificar como se dá o ambiente acadêmico pela ótica dos alunos, no que tange sua percepção de justiça, concluindo, que o relacionamento com o professor, influencia na sua percepção de justiça.
Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), Volume 13; doi:10.17524/repec.v13i3.2421

Abstract: Objetivo: Esta pesquisa investiga a relação entre a prática de redes interorganizacionais e a criação de valor corporativo em 218 companhias não financeiras listadas na B3. Método: Com o apoio de técnicas de estatística descritiva, inferencial e multivariada, foram analisadas informações do ano de 2016 relacionadas aos 2.080 conselheiros e diretores, totalizando 15.611 dados, extraídos dos formulários de referência e da EconomáticaÒ. Resultados: Verificou-se que as empresas têm maior probabilidade de criar valor se limitarem o compartilhamento de seus conselheiros e diretores com outras empresas em até 8 interlockings e possuírem no mínimo 2 e no máximo 4 conselheiros independentes em suas estruturas administrativas. Contribuições: Conclui-se, com fundamento na Teoria da Dependência de Recursos, que empresas conectadas em rede, por meio de board interlocking, podem contribuir para melhorar a atividade econômica umas das outras, além de sugerir que a existência de laços corporativos favorece a criação de valor corporativo.
Wagner Dantas De Souza Junior, Sciprofile linkSilvana Anita Walter, Sidnei Celerino Da Silva, Sérgio Adriano Romero
Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), Volume 13; doi:10.17524/repec.v13i3.2006

Abstract: Objetivo: Identificar as teorias epistemológicas, pedagógicas e os saberes necessários à profissão que orientam o perfil dos docentes de ciências contábeis do Brasil. Método: O estudo caracteriza-se como uma pesquisa aplicada, quantitativa, exploratória e descritivo, do tipo levantamento. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário online e os resultados foram analisados com estatística descritiva. A amostra conteve 108 observações. Resultados: Os resultados apontam para as teorias construtivista e ativa como implícitas da aprendizagem docente, os modelos pedagógicos e epistemológicos das pedagogias não-diretiva ou apriorista relacional ou epistemologia relacional como crenças que representam a postura do professor face ao ensino-aprendizado em sala de aula; os quatro saberes prioritários na área são os da disciplina que ministra (conteúdo), experiência da profissão, saberes curriculares e pedagógicos. Contribuições: Espera-se contribuir com o ensino e pesquisa da contabilidade através da reflexão de Instituições de Ensino Superior, professores, e acadêmicos para o avanço da área contábil face a profissionalização docente.